Saiba o que é uma liderança fora da curva

Quando procuramos a palavra “líder” no dicionário, encontramos o seguinte significado: indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. Pessoas cujas ações e palavras exercem influência de liderança sobre outras pessoas.

O papel do líder é fundamental! E um bom líder, um líder fora da curva, acima da média, extrai o melhor dos seus liderados.

Se espera de um líder entusiasmo, firmeza, integridade e capacidade de motivar seus colegas em situações adversas.

A responsabilidade, autonomia, calma, foco, audácia e flexibilidade também são características muito importantes e esperadas em um bom líder.

Um líder fora da curva precisa saber defender suas ideias com solidez, porém, nunca sem deixar de ouvir a opinião das pessoas, pois um bom líder utiliza as boas opiniões para somar às suas ideias, tornando-as ainda melhores.

Da mesma forma, adaptar-se às mudanças é um ponto fundamental, afinal, muitos imprevistos podem acontecer. A pandemia do covid-19 está aí para nos mostrar isso, e é em momentos assim que o líder se torna mais importante.

Em alguns momentos, usando mais a razão, em outros, a emoção; pois estar na liderança significa também saber o momento certo para usar cada um.

A boa comunicação é primordial para um líder que se preze, afinal, claramente, todos precisam entender bem sua mensagem. Tomar a iniciativa e se expor sem medo também são papéis de um líder.

Um líder dentro da organização

As necessidades da organização são prioridade para o líder e devem estar totalmente alinhadas com os objetivos da sua equipe.

Partindo desse princípio, o líder fora da curva não é só aquele que comanda a equipe, mas também conhece cada um de seus subordinados, usando as habilidades de cada um em prol do melhor resultado para a organização.

O líder deve servir de inspiração e espelho para seus subordinados.

Um líder fora da curva usa suas habilidades para coordenar e sincronizar as ações de seus comandados. Cria um bom clima na equipe, fazendo com que todos se sintam bem e confortáveis. 

Ser líder de uma organização não é para qualquer um. Ele deve saber resolver os mais diversos problemas e ser exemplo de dedicação e esforço, pois, a todo o tempo, o líder é observado e analisado por seus liderados. 

A função de disseminar os valores da organização também é do líder, e isso é parte muito importante.

Afinal, quanto melhor e mais claramente os valores e objetivos da empresa forem passados, eles serão mais bem compreendidos, criando maiores chances de apresentar um resultado positivo para a empresa.

Como alcançar a liderança fora da curva?

Um bom líder consegue fazer com que cada subordinado entenda seu papel na organização, o que torna o trabalho mais prático, ágil e bem menos passível de erros.

Saiba o que é ser um líder extraordinário

Em todo grupo sempre existe um líder.

Podemos observar isso em grupos de crianças, de jogadores, e apesar de ser uma das características mais humanas que existe, observamos a liderança até em grupos de animais.

Mandela era um líder.

Luther King era um líder.

Jesus Cristo, o maior líder de todos.

Os líderes extraordinários movem a humanidade. Difícil se comparar a algum deles, não é mesmo?

Mas você pode fazer a diferença na liderança da sua família, da sua comunidade ou da sua empresa.

Um líder fora da curva precisará de três coisas:

1 – EV: Estratégias Vencedoras – para conquistar espaço no mercado, que está cada vez mais competitivo;

2 – EM: Equipe Motivada – não adianta ter as melhores estratégias e uma equipe de qualidade sem motivação;

3 – EC: Competente – não adianta ter as melhores estratégias sem uma equipe de qualidade para colocá-las em prática.

Antes de liderar os outros, aprenda a liderar a si mesmo

O autoconhecimento é o fator-chave para se alcançar uma liderança fora da curva. 

Como disse Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

Alguém que conhece bem a si mesmo melhora em todos os aspectos da sua vida, inclusive o profissional, tornando-se, assim, um líder bem mais eficiente.

Antes de partir efetivamente para a liderança, pratique o autoconhecimento. Leia sobre o assunto, assista vídeos e leia artigos sobre o tema.

Sua performance certamente irá melhorar em vários âmbitos de sua vida.

Descubra o seu tipo de liderança

Baseados na teoria DISC, existem quatro fatores de liderança que caracterizam os líderes:

– (D) Dominância: um líder competitivo, decidido, direto e orientado para resultados;

– (I) Influência: um líder confiante, inspirador, otimista, popular, sociável e que confia nos outros;

– (S) Estabilidade: um líder bom ouvinte, agradável, estável, membro de equipe, paciente e sincero;

– (C) Conformidade: um líder preciso, analítico, cuidadoso, minucioso e perfeccionista.

Todos esses fatores são muito importantes e devem estar presentes em um bom líder, mas, geralmente, um deles prevalece sobre os demais. 

Ter a definição do tipo de líder que você é é essencial, pois vai ajudá-lo a trabalhar suas limitações e melhorar ainda mais suas qualidades.

Pratique um novo paradigma de liderança

Assim como pode ser visto nos ensinamentos de Jesus, James Hunter, em “O monge e o executivo”, que diz que liderar é servir.  

A hierarquia usada quando as empresas se formaram simplesmente não existe mais:

Chefe > funcionários > clientes

Hoje a lógica é completamente o inverso: o cliente está em primeiro lugar.

Não existe mais chefe, e sim, líder, que tem a função de orientar, inspirar e servir os que estão à sua volta. O líder identifica as necessidades dos seus liderados e as satisfaz.

Walt Disney já dizia: “Líderes, tratem os liderados como vocês gostariam que eles tratassem seus clientes”, e este é o resumo do novo paradigma de liderança. Procure colocá-lo em prática.

Apresente as melhores soluções

Um líder fora da curva é o que apresenta sempre as melhores soluções para a organização.

Podemos citar o exemplo de soluções para a melhor Gestão de Benefícios possível. Como Gestão de Vale-Transporte e Vale-alimentação e Refeição.

Siga essas dicas, estude e se prepare para alcançar o sucesso!