vídeos

Como gravar vídeos que vendem

Se você tem um negócio e quer investir em marketing digital, seja para intensificar ou implementar novas práticas, é necessário entender por qual caminho seguir produção de vídeos. 

O que mais vem ganhando espaço nos últimos anos são os vídeos, e nosso artigo vem justamente te ajudar com isso, com dicas de como gravar produtos audiovisuais que vendem. 

Não podemos negar que os vídeos na internet estão se tornando bastante populares. 

As empresas já descobriram que isso pode ajudar a potencializar seus negócios e voltaram sua criação de conteúdo para este tipo de estratégia..

Para um público online, fica claro que o usar o vídeo traz diversas vantagens sobre o texto. Ele oferece uma maior proximidade com seu público, com um contato mais pessoal, bem como é mais simples de se assimilar o conteúdo.

Mas, além de fazer o conteúdo, é preciso criar vídeos que vendem, com qualidade e de forma que o seu investimento traga resultado. 

Se você quer dicas de como gravar vídeos que vendem, com técnicas de produzir conteúdo que agreguem na sua estratégia de vendas, continue a leitura. Garantimos que tudo isso vai intensificar seus resultados e ajudar muito na sua experiência de criação. 

Gravar vídeo é tão importante assim?

Sabemos que muita gente trava só de pensar em gravar algo, estar com uma câmera à sua frente, mesmo que seja somente um celular para gravar um stories. Mas entenda que perder esse medo pode ajudar você a faturar muito mais. 

É por isso que investir em gravar vídeos que vendem é tão importante. Usar o vídeo na estratégia de Marketing de Conteúdo faz com que você consiga atrair potenciais clientes e obter resultados positivos. 

Pessoas e empresas que começaram a gravar vídeos na produção de conteúdo registram um grande aumento de vendas, além da popularização da marca de maior fidelização do cliente. 

Para que os frutos sejam positivos, o vídeo necessita de elementos fundamentais do marketing, como demonstração de produto, persuasão, tutoriais profissionais, etc. 

De forma resumida e de fácil entendimento, podemos presumir que um vídeo:

  • Tem maior capacidade de atrair visitantes e leads;
  • Tem maior facilidade de consumo;
  • Podem trabalhar o marketing viral;
  • Aumentam as vendas;
  • Aumentam o tráfego orgânico, principalmente se for pelo YouTube;
  • Trabalham na formação dos leads e clientes;
  • Melhoram o posicionamento e a lembrança da marca.

Nos dias de hoje, o vídeo marketing tem sido adotado pela maioria dos diversos setores empresariais, levando em consideração que o YouTube é uma das redes sociais mais acessadas na atualidade. 

No entanto, este recurso não é restrito somente no YouTube, podendo ser compartilhado em qualquer rede social. 

Onde eu devo publicar meu vídeo?

Normalmente, quando falamos em vídeo, você deve ter associado aos stories do Instagram e YouTube. Isso é devido ao alto nível de engajamento que estas redes alcançam e, sim, eles são fundamentais para a maturação do conteúdo do seu negócio. 

O alcance que os vídeos têm na internet trazem grandes oportunidades para sua estratégia de marketing. O motivo: conseguem vantagens que outros tipos de publicação não alcançam. 

Desse modo, você deve procurar divulgar esse vídeo de uma forma que ele chegue nos usuários que estão procurando alguma solução. 

O próprio YouTube pode ajudar você com isso. A plataforma é a segunda maior de busca do mundo, atrás apenas do Google. Resumindo: é uma ótima oportunidade atrair potenciais clientes pela plataforma

No Instagram, mostrar a sua cara gera uma conexão maior com a sua audiência e faz com que ela tenha mais segurança ao chegar ao seu negócio. Algo que podemos traduzir como uma empatia maior do cliente com você. 

Este aumento de visualização resulta em aumento de vendas e engajamento, além de maior fidelização do público – que, posteriormente, pode vir a ser clientes. Ah, e isso também ajudar a aumentar seu ranqueamento no próprio Google. 

Dicas para os vídeos que vendem

A partir deste ponto, pensar que fazer vídeos traz muitas vantagens para seu estabelecimento torna-se mais simples, sendo essa uma ferramenta bastante eficiente dentro das técnicas de marketing.

Para conseguir atingir este objetivo, é preciso que você siga algumas dicas essenciais para os primeiros passos.

Crie um roteiro

Aqui você define seus objetivos, como o que você vai falar e o que você deseja que seu cliente faça depois de ver esse conteúdo. 

Crie algo garantindo que nada seja esquecido ou seja abordado de forma superficial. O roteiro ajuda muito a evitar esquecimentos ou travamentos na hora da gravação. 

Local da gravação

Definir onde o vídeo será feito é importante. Seja numa loja física, que vai agregar ao conteúdo, ou em sua casa, que pode ser algo em fundo sólido. O importante é utilizar a criatividade. 

Ensaie e fique por dentro do tema

Dominar o tema é fundamental. Por isso, estude, pesquise e faça o melhor roteiro para que não esteja despreparado na hora da gravação. Isso ajuda a construir uma boa imagem da empresa perante ao mercado e ganha confiança dos clientes. 

Se você puder, ensaie bastante o que for falar, a fim de evitar pequenos erros na hora da filmagem. A gravação que tiver uma melhor qualidade em sua versão final é a que vai ao ar.

Fala e postura

Fale claramente e com o bom português, garantindo que sua forma de comunicação vá atingir o público da forma correta. Um bom influenciador é capaz disso.

A forma como você se porta e a roupa que veste ajuda a ganhar autoridade, uma vez que ela passa a imagem que as pessoas vão ter de você. 

Dentro da postura, também tenha o foco no ponto da lente da câmera. Evite olhar para os lados ou de forma dispersa, pois causa desconfiança na clientela. O olho no olho ganha pontos e você deve trabalhar isso. 

Técnicas de edição e captação

Tente fazer a captação de imagens com boa iluminação, podendo ser natural ou artificial. Pense também na edição do seu material, desde o momento em que está fazendo o roteiro e gravando o vídeo. 

Divulgação

Dependendo do local de divulgação, o formato de vídeo é diferente, seja com o tempo ou tamanho. 

Fazer isso de forma errada faz com que todo o trabalho feito anteriormente seja jogado fora. 

Conclusão

Todo esse processo pode ser demorado e leva tempo para atingir a perfeição. Normalmente, alguns empreendedores buscam agências especializadas em marketing digital para traçar suas estratégias e criar seu material de maneira original e profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da VocêDigital Propaganda, onde você pode encontrar conteúdos e serviços de Marketing Digital.