Saiba como escolher uma franquia ideal.

As franquias são uma alternativa para quem quer empreender já com uma garantia de sucesso em andamento; afinal as empresas franqueadas geralmente vêm com um script padronizado de gestão empresarial, o que facilita na hora de você seguir com o negócio.

Mas para isso é necessário, também, ter afinidade, ou seja, saber escolher uma franquia que combine com você.

Como saber se uma franquia é rentável?

Essa é uma pergunta que deve ser bem analisada, uma vez que é desse rendimento que você se sustentará, não é mesmo? 

Então, antes mesmo de escolher a franquia ideal para você, faça uma pesquisa de mercado conferindo dados e estatísticas desse negócio na sua região.

Outro passo importante é reconhecer a reputação da marca na qual você quer investir. Se você pesquisou e estudou sobre a região onde pretende abrir a franquia, peça ajuda e compare com a sua concorrência. Esse ponto também é importantíssimo analisar.

 

Como escolher a franquia ideal para meu perfil empreendedor?

Existem muitas empresas de franquias, mas antes de selecionar e investir em uma delas, é preciso seguir alguns passos fundamentais. Veja:

1- Saiba realmente o que você gosta de fazer

Antes de pensar no setor financeiro, ou seja, no retorno que a franquia pode te gerar, é necessário que você siga à risca o primeiro passo destas dicas. De nada adianta você não gostar do que faz.

Isso pode te desmotivar e deixá-lo frustrado. Portanto, busque uma franquia com a qual tenha afinidade. A satisfação pessoal é fundamental nesse processo do empreendedorismo. 

 

2 – Saiba se você tem o perfil que a franqueada exige

Todas as franchising (franqueadas) possuem uma padronização do perfil empreendedor. Este é um ponto a ser analisado, uma vez que a empresa franqueada só dará permissão se você atender às regras deles. 

Neste processo, é fundamental saber as atribuições de um empreendedor. Para isso, você pode consultar o Sebrae, por exemplo, que é um canal responsável sobre empreendedorismo no nosso país. 

Confira se o seu perfil atende àquela franquia que você tanto almeja representar e conquistar seu ápice profissional.

 

3 – Franqueadas têm seus métodos próprios

Como uma empresa já consolidada no mercado, as franqueadas já têm seu modelo de negócio preestabelecido.

Portanto, na hora de escolher a franquia ideal, pense neste detalhe.

O setor do franchising tem regrinhas diferentes das de uma empresa que está começando do zero.

Se você é mais criativo e quer inovar, já é um obstáculo aí, porque as franquias já tentaram de tudo para chegar a essa padronização. Portanto, fique atento a essa dica, que é fundamental para o andamento do seu negócio.

 

4 – Olhe para o seu bolso

Antes de agir por impulso, é preciso juntar todas as informações para escolher qual franquia abrir. Assim que você escolher uma que se encaixe em seu perfil, avalie as condições financeiras que você está disposto a investir.

A dica que damos é não investir o valor total do que você tem, uma vez que é fundamental ter uma reserva para eventuais acontecimentos.

Ou seja, se você possui R$500 mil e quer abrir uma franquia, não invista tudo.

Lembre-se de separar um investimento inicial, capital de giro e reservar uma parte até quando o negócio começar a gerar lucro.

 

5 – Cheque todas as condições da empresa franqueada

Logo após escolher a franquia ideal para você, a próxima dica é analisar todas as condições impostas pela franqueada, ou seja, conferir por checklist o que ela oferece como:

  • Contrato: analise corretamente o tempo de contrato que a franqueada sinalizou. Isso é fundamental para você equiparar o ponto de equilíbrio do seu negócio.
  • Treinamento: muitas franquias oferecem treinamentos aos franqueados. Observe todos os custos desse período e veja se está de acordo com o contrato.
  • Taxas: confira todas as taxas estimadas em assinar o contrato de uma franquia. Certifique-se de ter todas as informações assinadas junto ao contrato com a marca. É uma segurança necessária.

Gostou das nossas dicas? Não deixe de analisar todos esses tópicos para finalmente conseguir administrar o seu negócio, seja ele franqueado ou não.

Não se esqueça de pedir ajuda quando necessário, pois um especialista saberá melhor como conduzi-lo quando as dúvidas surgirem.