Sacolas reutilizáveis: entenda as diferenças entre os diversos modelos

As discussões em torno do que é conhecido como plástico de uso único, os descartáveis, têm ganhado cada vez mais força.

Isso porque o material que compõe esses objetos não se decompõe facilmente. Dessa forma, um item que será usado apenas uma vez fica por muito tempo na natureza, sendo extremamente prejudicial.

Uma solução que surgiu há algum tempo e, na verdade, é anterior a disseminação das sacolas descartáveis, são os acessórios reutilizáveis. Em sintonia com as tendências, eles se parecem, cada vez mais, com bolsas para o dia a dia, que também podem ser utilizados para fazer compras.

Se a moda influencia o design das sacolas de mercado, o contrário também acontece. O exemplo mais recente é o da marca italiana Balenciaga, que tem lançado, a cada nova coleção, bolsas de grife com design de sacolas de compras. Depois disso, outras marcas começaram a fazer o mesmo.

Mais ecologicamente corretas, as sacolas reutilizáveis vieram para ficar. Confira alguns modelos disponíveis e acompanhe essa tendência verde:

Tote bag

As tote bags são, em geral, feitas de pano e têm uma alça um pouco mais comprida que as sacolas tradicionais. Isso proporciona que elas sejam utilizadas embaixo do braço e é exatamente por isso que elas se tornaram tão populares. Poder carregar a bolsa dessa forma fez com que essa sacola tão funcional caísse no gosto do público.

Apesar de não ter fechamento, as tote bags são as queridinhas entre as sacolas reutilizáveis há algum tempo. Prova disso é que elas já foram aderidas como brindes por diversas marcas. Não é incomum comprarmos um produto que venha dentro de uma tote, podendo ser reutilizada depois.

Muitos espaços culturais também adotaram esse tipo de sacola, em geral, personalizada, como parte de seus produtos disponíveis para venda em suas lojas. Ter uma tote bag de um museu específico se tornou, inclusive, um acessório descolado, disputado por aqueles que amam viajar.

Além disso, elas podem ser utilizadas para fazermos pequenas compras no mercado. Muitos estabelecimentos, aliás, incentivam que se leve sua bolsa ou sacola de casa. Essa é uma política ecológica comum em cidades maiores do país, como São Paulo e Belo horizonte.

Sacola de feira

A sacola de feira, ao contrário da tote bag, foi desenvolvida especialmente para a compra de itens de hortifruti e mercado. Sua alça é mais curta, como as das sacolas descartáveis, e seu fundo tem uma base retangular, o que confere mais volume disponível para armazenar compras no trajeto para casa.

Conhecidas por suas listras laterais, em geral, as sacolas de feira são feitas de algum tipo de plástico mais resistente ou lona. A utilização desse material é o que confere a esse tipo de sacola o status de reutilizável.

Ecobag

É importante começar dizendo que nem toda sacola reutilizável é considerada uma ecobag. Para ser reconhecida como ecológica, o acessório deve ser fabricado com algum material de origem vegetal. Entre os mais populares, estão a juta, o cânhamo, o linho e, é claro, o algodão.

Existem, na verdade, diversos modelos de ecobag. Inclusive, sacolas de feira e tote bags podem ser consideradas sacolas ecológicas. Para que isso aconteça, o modelo não é o fator decisivo, mas, sim, o material.

A ideia de substituir sacolas plásticas, de uso único, veio um pouco antes da consciência em relação ao material. Em 1997, a grife francesa Chanel lançou um modelo de reutilizável, feito com um plástico resistente, com o objetivo de diminuir o uso de sacolas plásticas descartáveis.

Dez anos depois, em 2007, a estilista inglesa Anya Hindmarch desenvolveu uma bolsa de pano com a inscrição “I am not a plastic bag” — “Eu não sou uma bolsa de plástico”, em português. Esse foi um fator decisivo para a popularização do uso de sacolas reutilizáveis nos anos 2000.

Além de terem que ser confeccionadas com materiais orgânicos, hoje em dia, as ecobags devem ter uma duração mínima de 171 utilizações, de acordo com recomendações de órgãos do meio ambiente, para que seu impacto seja efetivamente positivo.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *