Veja como aprimorar a divisão dos ambientes domésticos com esses truques

Quem mora em estúdios e quitinetes, muitas vezes, precisa separar os ambientes para poder ter uma divisão mais parecida com cômodos.

Há diversas opções que podem ser usadas para desanexar ambientes integrados de forma bela, criativa e funcional. Com planejamento, é possível tirar vantagens do que já se tem no local. 

Para quem tem um ar-condicionado, por exemplo, dividir o cômodo com paredes pode ser ruim, pois apenas um dos espaços vai ficar climatizado. No entanto, com outros recursos, é possível tirar proveito do aparelho nos dois ambientes. Veja algumas ideias e inspire-se.

Objetos úteis

Alguns móveis são peças fundamentais para organizar o ambiente e se puderem funcionar em mais de um cômodo, melhor ainda. Estantes vazadas são boas pedidas para quem precisa ter livros ao alcance das mãos no escritório e quer organizar a sala de estar, por exemplo.

Outra opção são os painéis de televisão giratórios. Assim, quem tiver um aparelho com várias polegadas pode usá-lo para dividir o ambiente, usando-o como televisão na sala e tela de apresentação no home office.

Ambientes integrados

Aqueles que conseguem investir um pouco mais de dinheiro podem apostar nas paredes de drywall como formas mais estruturadas de separar ambientes. O recurso pode ser usado em paredes inteiras ou vazadas, como a de bancada de cozinhas americanas ou meias paredes entre salas.

Privacidade e conveniência

Às vezes, a necessidade de separação de cômodos é sutil. Para dar privacidade quando necessário e mostrar o ambiente quando for conveniente, há algumas opções bacanas que podem ser usadas.

Persianas de madeira permitem a visualização do cômodo e a entrada de luz com muito charme e personalidade. Portas de vidro de correr também separam ambientes, amenizam o barulho e são bastante usadas, principalmente, na divisão de cozinha, sala e varanda gourmet.

Em apartamentos pequenos, blocos de vidro também fazem uma separação cheia de estilo entre cozinha e lavanderia, garantindo muita personalidade e beleza aos cômodos conhecidos pela funcionalidade.

Orçamentos diversos

Quando se trata de divisão de cômodos, existe um curinga na decoração que cabe em todos os orçamentos e se adequa a todos os gostos: o biombo.

Feito de madeira, acrílico e bambu, há diferentes modelos, texturas, cores e estilos. O biombo pode ser usado na sala, no quarto e até na lavanderia, colaborando para a separação do ambiente de forma bastante funcional.

As cortinas também são opções baratas e que dão uma bossa à separação de ambientes. Em quitinetes, por exemplo, elas podem separar discretamente o quarto do restante do espaço, dando um pouco de privacidade ao local de dormir. 

As cortinas mais leves, como as de voile, ficam mais delicadas, mas quase não escondem o local. Já os tecidos mais grossos, como linho, deixam o ambiente mais privativo.

Cobogós belos

Se for possível investir em uma pequena reforma para dividir cômodos, uma ideia muito legal e bonita são os cobogós — tijolos ou elementos de cimento vazado, usados para quebrar a luminosidade direta sem prejudicar a ventilação.

Os cobogós podem ser encontrados em diferentes cores e acabamentos, sendo usados para criar paredes inteiras ou meias sem perder totalmente a integração entre os ambientes. Dependendo da forma, o cobogó ainda pode ganhar novas funções no ambiente. 

No modelo com furos redondos, por exemplo, é possível dispor garrafas — de vinho, cachaça e outras bebidas — deixando-as ao alcance da mão na cozinha, por exemplo, ou da sala para servir a alguma visita. Encontrar uma opção que se adeque ao gosto e bolso de cada morador é possível, sendo bastante divertido. Experimente!

Texto: Gear Seo