Registro de marca: por que ela é fundamental para o empreendedor? 

Todo empreendedor precisa ter a certeza de que a sua marca está bem protegida de pessoas maliciosas que podem tentar usá-la indevidamente. 

Mas, se você acha que somente o CNPJ, redes sociais ou ter um site, é mais do que suficiente, está completamente enganado a respeito. 

O registro da marca é essencial para a maior proteção de qualquer empresa. 

Portanto, conheça 5 vantagens de fazer o registro de marca, sendo elas:

  • Mais segurança;
  • Exclusividade;
  • Mais credibilidade;
  • Forte inserção no mercado;
  • Valor agregado.

Entenda melhor esses benefícios do registro de marca para o empresário que deseja fazer o seu negócio prosperar rumo ao sucesso. 

Mais segurança

Essa é a vantagem mais óbvia para se fazer o registro da marca. 

Todo empreendedor precisa ter a certeza de que o seu negócio está seguro, para garantir a estabilidade necessária no dia a dia rumo a prosperidade. 

Hoje em dia, existem pessoas maliciosas que se aproveitam da ingenuidade dos empresários menos experientes e podem causar muita dor de cabeça. 

Um bom curso de coaching pode ser útil em todo esse processo, já que tem ênfase na comunicação e no comportamento humano. 

Quando se faz o registro de marca, a empresa pode ter muito mais segurança em usar o seu nome, bem como o empresário, que terá a certeza de que outras pessoas também não estejam usando o nome dela indevidamente. 

Portanto, no mundo de hoje, quanto mais segurança o empresário tiver, melhor. 

Exclusividade

Quando o empreendedor faz o registro da sua marca, ele acaba garantindo a exclusividade dela em todo o território nacional, dentro do seu segmento de atuação. 

Além disso, ele impede que a concorrência faça a cópia dela e a use de forma indevida para atrair os seus consumidores. 

Quando uma marca é exclusiva no mercado, o empresário pode manter o seu foco no crescimento do negócio. 

Fazer o registro da marca aumenta a possibilidade de expandir a sua empresa para outros países, com total exclusividade. 

Sendo assim, tudo isso se traduz em uma maior consolidação de todo o negócio, o que pode garantir um futuro próspero, sem nenhum tipo de dor de cabeça ou problemas com a legislação vigente. 

Sem mencionar que uma marca registrada dificilmente enfrentará problemas com a lei. 

Mais credibilidade

A outra vantagem de se fazer o registro da marca é a maior credibilidade que sua empresa vai ter em todo mercado, principalmente, perante os clientes. 

Uma marca que é devidamente registrada alcança uma credibilidade imensa e pode ter um alto potencial de crescimento. 

E quando os consumidores confiam em sua marca, o valor dela pode aumentar exponencialmente. 

Além disso, uma marca devidamente registrada faz com que seus produtos ou serviços se tornem a preferência dos consumidores na hora das compras. 

E isso pode trazer muito mais rentabilidade para todo o negócio e uma maior fidelização dos clientes, o que é algo sempre bem-vindo. 

Portanto, credibilidade é algo importantíssimo no concorrido mundo empresarial. 

Investir em um bom curso de PNL pode deixar suas atitudes bem mais assertivas e aperfeiçoar a sua comunicação no dia a dia. 

Forte inserção no mercado

Uma marca devidamente registrada também pode ter uma forte inserção no mercado. O empresário pode investir na expansão do seu negócio nos meios físico e digital. 

Assim sendo, o melhor com toda a segurança e tranquilidade de que nada poderá atrapalhar. 

Expandir uma marca antes de registrá-la implica em correr um grande risco dos concorrentes fazerem isso e deixar o empreendedor no prejuízo.

Além da forte inserção no mercado, o empresário que fez o registro da sua marca também pode proteger o seu negócio de imitações indevidas de terceiros.

Além de contar com uma proteção adicional nos meios digitais, onde esse risco é maior. 

Afinal, depois de tanto trabalho, não é justo que terceiros não autorizados façam o uso da sua marca.

Valor agregado

Uma marca que é devidamente registrada nos órgãos competentes tem o seu valor aumentado de forma considerável. 

Além disso, ela tem muito mais chances de atrair bons investidores e até abrir filiais, se estiver com essa questão em dia. 

Se o empreendedor quiser abrir uma franquia ou obter a licença de produtos ou serviços, é necessário fazer o registro da sua marca. 

A hipnose é uma metodologia que pode auxiliar os empresários a entenderem melhor a importância de se fazer o registro da marca. 

Podemos convir que, uma marca devidamente registrada e com um alto valor agregado, pode representar uma excelente chance de crescimento para o empreendedor, que poderá até vendê-la no futuro. 

Em suma, uma marca registrada garante toda a exclusividade no mercado e muito mais tranquilidade para o empresário que deseja decolar rumo ao sucesso, sem se preocupar com problemas futuros. 

Como fazer o registro da marca?

Agora que você conhece as vantagens de se fazer o registro da marca, fique por dentro de todos os passos que fazem parte desse processo, que deve ser feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Pedido de registro da marca 

Trata-se da análise de todas as exigências do órgão competente. A comissão responsável vai analisar se o seu pedido está de acordo, para que seja registrado. 

Deferimento

Após o prazo aproximado de 60 dias para que seja feita a análise, o pedido de registro da marca pode ser ou não deferido. É gerado uma taxa de contribuição para a proteção da sua marca por 10 anos.

Concessão do registro

Depois de tudo devidamente aprovado, o certificado do registro da marca deve ser retirado na sede do INPI da sua cidade em até 60 dias, e pronto a sua marca está registrada. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!