Recrutamento online: quais as suas vantagens?

Todo o mercado de trabalho tem passado por diversas transformações. O RH não poderia ser diferente. Afinal, precisa da ajuda das tecnologias para otimizar seus resultados.

Assim, consegue atuar de forma estratégica para o sucesso da empresa. É nesse contexto que o recrutamento online vem sendo cada vez mais usado.

Infelizmente, mesmo que o mundo esteja na era virtual, o RH ainda encontra dificuldades para implementar essas plataformas em suas rotinas, o que é um erro. 

O recrutamento online é uma atividade inevitável para a atualização do RH. Especialmente na era pós-pandemia. Afinal, ele garante pouco ou nenhum contato com o candidato durante o processo seletivo. Neste post, descreveremos mais sobre essa prática para que você conheça as suas vantagens. Continue acompanhando e boa leitura!

O que é recrutamento online?

O recrutamento online ocorre quando uma organização divulga suas vagas de emprego por meio digital, ou seja, em páginas especializadas, como os portais de emprego. Dessa forma, assim que recebe os currículos, ela faz a triagem virtualmente. 

Quando uma empresa usa ferramentas especializadas, ela consegue ver quem visualizou as vagas e se elas estão concorridas. No entanto, há empresas que fazem também alguns testes online. Não são todas, mas muitas fusam isso para selecionar mais os candidatos.

Qual a diferença entre recrutamento online e offline?

Os processos de recrutamento online e offline se diferem em todas as suas etapas. Afinal, usam recursos diferentes para encontrar o candidato ideal para uma vaga.

O primeiro, utiliza métodos digitais, ou seja, virtuais. Assim, todo o processo é realizado via internet. Desde o anúncio da vaga até a contratação, dando mais agilidade ao recrutamento. 

O modo offline usa modos tradicionais, não sendo  econômicas e, ainda, pode ser demorado para conseguir um novo profissional. Afinal , dependendo do processo seletivo, são feitos vários testes e encontros até o candidato saber se a vaga é realmente sua ou não.

Quais são as vantagens?

Aqui, listamos algumas importantes vantagens sobre o recrutamento online. Acompanhe!

Atração do perfil ideal para a vaga

As vantagens já se iniciam desde o momento do anúncio da vaga. Afinal, quando ela é anunciada via online há chances maiores de se atrair o perfil comportamental ideal. 

Maior poder de alcance

A internet é uma ferramenta que chegou para otimizar vários processos — o de recrutamento é um deles. Afinal, o seu poder de alcance é imenso! Por isso, quando uma vaga é anunciada virtualmente, alcança muito mais pessoas do que com o método tradicional.

Triagem de currículos mais ágil 

Quando uma empresa usa um software específico para RH, ele tem o poder de agilizar vários processos, por exemplo, o de triagem de currículos. Desse modo, basta dar o comando para a ferramenta sobre o que o candidato ideal necessita ter para preencher a vaga. 

Assim, ao invés de você ler milhões de currículos e demorar dias, a plataforma faz isso em pouco tempo, selecionando os melhores currículos.

Gestão de banco de talentos

Mesmo que um candidato não seja selecionado para preencher a vaga, o que é bastante normal, o currículo dele pode ficar em sua base de talentos. Assim, você não ter um arquivo repleto de papel, e sim uma ferramenta inteligente para armazenar essas informações, o que facilita na hora de localizar algum perfil.

Tecnologia como insumo nas avaliações 

Aplicar novas tecnologias para os processos seletivos é algo que traz várias vantagens, inclusive, quando o assunto é a avaliação. Afinal, várias seleções têm avaliações específicas para saber se o candidato está apto a preencher uma vaga. Dessa forma, usando a inteligência artificial no recrutamento, é possível ter um resultado rápido e mais assertivo.

Redução de custos e sustentabilidade

Economia é a palavra do momento. Uma empresa sempre pensa em economizar para ter mais lucro. Portanto, investir no recrutamento online pode ajudar nesse quesito.

Dessa forma, é possível economizar dinheiro e tempo, evitando encontros presenciais. Afinal, você vai usar plataformas tecnológicas apropriadas para essa finalidade, possibilitando um diálogo melhor com o candidato. Assim, o processo se torna mais ágil e você pode focar em outras demandas.

Além disso, a empresa se torna mais sustentável. Ainda, o candidato não precisa usar transporte para se deslocar somente para uma entrevista presencial. Não utilizando carros que poluem o ambiente.

Economia de tempo

Como já mencionado, o recrutamento online é mais ágil e o tempo é crucial em qualquer demanda. Hoje em dia, as demandas de um RH são sempre urgentes e o recrutamento online pode otimizar tempo. Assim, é possível dar atenção para outras atividades.

Segurança da informação 

Segurança é primordial em qualquer situação. Logo, um software utilizado para auxiliar no recrutamento online e em outras demandas do RH é mais seguro para armazenar as informações que a empresa precisa. Ainda mais agora, com a LGPD entrando em vigor.  

Como um software de recrutamento e seleção pode ajudar?

As novas ferramentas permitem analisar de forma mais rápida e com menos custo um processo seletivo. Além de garantir mais assertividade na hora de escolher o profissional. Porém, é preciso ter a consciência que três itens são indispensáveis: acompanhamento contínuo, comunicação clara e uma boa ferramenta de gestão.

Para tanto, é preciso manter uma boa comunicação com cada candidato, indicando as próximas etapas e também gerando bons feedbacks. Além disso, é necessário acompanhar os resultados continuamente, avaliando as performances dos que estão aptos para prosseguir, sem perder tempo.

Um bom software de recrutamento online pode otimizar e agilizar o processo seletivo. Com ele, é possível centralizar as diversas vagas em aberto em um único lugar, compartilhar perfis entre usuários da empresa e acompanhar indicadores-chave de desempenho.

Como vimos, é possível que o recrutamento online seja feito com assertividade e agilidade. Além disso, as vantagens são inúmeras, sendo que aqui citamos as principais. Quando se tem uma organização com processos tradicionais, é possível que o acesso ao bom candidato seja mais limitado. Isso porque o mundo é virtual. Logo, é necessário usar a tecnologia a seu favor e implantar ferramentas que auxiliem o RH a ser cada vez mais eficiente e otimizado.

Nesse sentido, o Sólides Gestão tem ajudado várias empresas a melhorarem seus processos internos. Conheça mais sobre essa ferramenta inovadora e repleta de benefícios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *