Quais as vantagens da terceirização dos serviços de limpeza?

No mundo empreendedor contemporâneo, a terceirização de serviços gerais é um método adotado exponencialmente por grandes empresas, sobretudo em relação aos serviços na área de limpeza.

Uma vez necessário que os espaços de trabalho estejam limpos sem a necessidade de constituir equipes próprias daquele empreendimento.

Este é um tema gerador de inúmeras discussões acerca da viabilidade da terceirização de um serviço, de seus impactos socioeconômicos, entre outros apontamentos polêmicos.

Logo, um trabalho de análise minucioso é necessário para a compreensão geral deste contexto, identificando possíveis vantagens.

Além das funcionalidades resultantes da terceirização de serviços variados, com foco específico no âmbito dos serviços de limpeza.

O que consiste a terceirização?

Uma terceirização de serviços consiste, basicamente, na transferência de gerenciamento de uma atividade específica – limpeza predial, campanhas publicitárias, etc.

Para uma empresa contratada, responsável pela execução destes serviços, enquanto cumpridora das necessidades e cláusulas de contrato da empresa contratante, estabelecimento uma relação similar a uma parceria nos negócios.

Os principais âmbitos utilizados no que diz respeito a essa prática são: alimentação, segurança, publicidade e propaganda, limpeza, consultoria digital, entre muitos outros.

Uma vez subordinados a outra empresa que não a contratante, estes funcionários desempenham tarefas únicas descritas nos contratos.

As inúmeras legislações destinadas a este fim, como a lei nº 13.429/2017, prescrevem medidas primordiais ao processo de terceirização, que assegurem a não eventualidade de problemas futuros, assim como de direitos e deveres do funcionário e empregador neste campo de mercado.

Igualmente, terceirizar serviços que se assemelham à atividade principal – denominada de atividade-fim – da empresa, por exemplo, são práticas ilegais promulgadas nacionalmente.

Por exemplo, a gestão de um edifício comercial pode contratar uma empresa de limpeza predial, segurança e atendimento.

Contudo, serviços do ramo comercial devem possuir vínculo direto com a gestão deste espaço.

Além disso, é necessária total cautela na contratação, sendo legalmente viável apenas empresas terceirizadas que possuam especialização no serviço prestado, com habilitação técnica e outros meios.

Conheça as vantagens desses serviços

As vantagens que podem ser apontadas em relação a terceirização de serviços gerais, ambas interligadas entre si (uma ocasiona e/ou acentua a outra) são:

  • Trabalho com foco específico da empresa primária;
  • Eficiência maior de trabalho;
  • Redução e otimização do tempo de serviço;
  • Controle e disponibilidade maior de equipamentos;
  • Economia de custos por parte da contratante;
  • Resultados finais de qualidade garantidos;
  • Entre outras.

No que diz respeito às duas primeiras questões vantajosas, optar pela terceirização de serviços de limpeza é uma prática conveniente e necessária.

Em vista da dedicação total a apenas uma esfera da empresa quando a limpeza não é seu serviço principal, que ocasionará uma maior eficiência nos desempenhos finais dos gestores primários.

Além disso, o foco específico aos negócios da área de atuação deste empreendimento, a partir da contratação de terceiros para o setor de higiene predial, é um passo relevante para um resultado satisfatório do serviço principal desta empresa.

A busca por eficiência é também um ponto pertinente dentro de um espaço comercial, portanto, a terceirização é um auxílio a mais neste passo.

Outras duas consequências positivas mencionadas acima, se dão pelo avanço no tempo e pela disponibilidade de materiais necessários para o serviço de limpeza predial.

As empresas responsáveis por estas ações estão sempre munidas de utensílios propícios ao trabalho de limpeza; desta maneira, os materiais disponibilizados acarretam na rapidez do serviço, uma vantagem auxiliando na constituição da outra.

Por fim, os dois últimos apontamentos que acentuam a garantia de um ótimo conjunto de vantagens a partir da escolha por um serviço terceirizado, são de grande interesse das empresas contratantes.

O custo-benefício de um contrato com uma empresa de limpeza predial pode ser facilmente identificado, no qual um preço acessível garante consequentemente resultados satisfatórios exercidos pelos funcionários deste serviço.

Escolha a empresa certa e não tenha dores de cabeça!

Considere a procura por uma equipe terceirizada que garanta qualidade no serviço, tenha um bom atendimento e ofereça estruturas (utensílios e materiais) e auxílios.

São de extrema importância para garantir um bom serviço de limpeza em seu estabelecimento. Portanto, tenha cautela na escolha da empresa terceirizada.

Compreender a presença da terceirização trabalhista em inúmeros campos de emprego e mercado na atualidade.

É essencial para que se identifique a necessidade de empresas terceirizadas de investirem ainda mais em seus serviços, de forma a expandir suas aplicações únicas.

Isso juntamente da funcionalidade garantida das grandes corporações em contratarem serviços gerais terceirizados.