projeto de combate a incêndio

Projetos e equipamentos para combate de incêndios

O universo dos negócios é muito importante para a sociedade, seja no desenvolvimento territorial, com a criação de novos espaços, projetos e empreendimentos que valorizam o local ou pelo fator econômico e gerador de renda.

Estabelecimentos e empresas surgem todos os dias para contribuir com as necessidades e desejos do consumidor e visam chamar a atenção desse público, que podem gerar bons frutos nos negócios, lucro e ainda gerar novos empregos e oportunidades.

A criação das empresas é um passo muito importante para o empresário e é um processo que exige muito estudo, pesquisa e conhecimento sobre conceitos de administração, economia, marketing, comunicação e comportamento.

Por esse motivo, pesquisar informações e buscar ajuda de profissionais é uma maneira de entender dos assuntos e, assim, conseguir aplicar de forma simples e eficiente no seu projeto.

O momento da elaboração do plano de negócios, documentos e burocracias é significativo, mas não é o único cuidado a ser tomado.

Isso porque, aqueles que almejam um espaço/estabelecimento para atuação de um empreendimento precisam pensar em outros elementos que são fundamentais para o funcionamento do negócio e a segurança desses ambientes.

A importância da segurança nos negócios

A segurança é um conceito relacionado a sensação de de estar protegido em determinadas situações ou imprevistos.

As pessoas desejam se sentir seguras e longe de qualquer problema, independentemente do local em que estejam. Partindo dessa ideia, investimentos em equipamentos e sistemas de segurança é uma forma de pensar no bem-estar dos funcionários e evitar problemas com questões trabalhistas e fiscalizações.

Procurar os serviços de profissionais que atuam na elaboração de um projeto de segurança contra incêndio e pânico é uma ótima maneira de cuidar da sua empresa e de seus colaboradores.

Basicamente, esse tipo de projeto é feito por um engenheiro civil, que realiza estudos e análises da edificação de modo a propor medidas e soluções que podem ser implementadas no imóvel, de acordo com as especificidades desse ambiente, para o bem de todos.

O projeto de incêndio AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é um tipo de alvará obrigatório para o funcionamento de qualquer estabelecimento com fins corporativos e mercadológicos, pois garante o primeiro controle e o combate de incêndios, além de contar com materiais que evitam a propagação das chamas.

Vale ainda destacar que a falta desse documento pode gerar sérios problemas com fiscalização e multas. Na prética, um projeto avcb é fundamental para os seguintes espaços:

  • Lojas;
  • Indústrias;
  • Prédios comerciais;
  • Comércios;
  • Locais específicos de prestação de serviços.

Esse projeto é obrigatório para todos os estabelecimentos/espaços coletivos, pois um grande fluxo de pessoas exige ainda mais medidas de segurança que evitem acidentes.

O Corpo de bombeiros é o responsável pela emissão desse documento, como especificado em seu nome. Após a criação do projeto bombeiro, os profissionais realizam uma vistoria com o objetivo de verificar se o espaço atende as regras e as medidas estruturais e técnicas que são exigidas para o funcionamento de um negócio.

A presença de revestimentos específicos, portas e escadas para fuga e os equipamentos para o combate ao incêndio  possuem grande importância nesse cenário e devem estar de acordo com o estabelecido para a aprovação e emissão do certificado de funcionamento.

O papel dos equipamentos de combate ao incêndio

Um projeto bem elaborado gera ótimos resultados, mas é preciso investir em equipamentos e na instalação de itens adequados para proteger as pessoas e o local contra incêndio.

De um modo geral, o mercado de equipamentos contra incêndio SP possui diversos itens como:

  • Extintores de incêndio;
  • Bombas para hidrantes;
  • Mangueiras de combate ao incêndio;
  • Detectores e alarmes;
  • Porta corta-fogo.

Esses são os principais equipamentos que ajudam no combate ao incêndio, proporcionando segurança e contribuindo para a prevenção de acidentes e problemas para as empresas. Contudo, ainda é possível adequar outras ferramentas às demandas do seu estabelecimento.

Desse modo, aliar um bom projeto corpo de bombeiros com itens específicos são maneiras de cuidar de todos os espaços do seu negócio e promover o bem-estar das pessoas.

Os profissionais que atuam nesse serviço são especializados para combater situações de perigo e possuem todo o conhecimento necessário sobre os equipamentos e o posicionamento estratégico de cada um deles nas edificações.

A questão da posição dos itens de combate ao incêndio é muito importante. O extintor de incêndio, por exemplo, deve ser colocado de maneira que fique visível para todas as pessoas que circulam no local e seja de fácil acesso em uma situação de emergência. Neste caso, priorizar a instalação de um suporte para o extintor pode ser uma ótima solução.

Nos comércios especializados em produtos de combate ao incêndio é possível encontrar um suporte de parede para extintor preço que atenda as suas necessidades e as do seu estabelecimento. Pesquisar em vários locais pode ajudar no momento de escolher o melhor modelo em relação de custo-benefício.

Sendo assim, um projeto corpo de bombeiros bem elaborado e a aquisição de materiais de qualidade permitem cuidar da segurança dos seus funcionários e clientes, mostrando o quanto eles são importantes para o negócio. Consequentemente, com tais medidas, bons resultados podem acontecer.