Programas de gestão administrativa para lojistas

A abertura de um estabelecimento comercial envolve diversos fatores e etapas, que começam com a tarefa do empreendedor de encarar o mundo das vendas.

Com a aplicação de ferramentas de gerenciamento de negócios em franca expansão, os empresários precisam entender como funciona o mercado, e quais as oportunidades de venda que o mercado consumidor está buscando.

Administração comercial eficiente

Para que o gerenciamento de um estabelecimento comercial seja feito de forma prática e eficiente, é preciso preparar um planejamento, procurando um local que tenha fácil acesso dos clientes, treinamento de equipe de vendas, e investimento na divulgação da abertura do empreendimento.

Para os marinheiros de primeira viagem, o mercado oferece uma série de programas e cursos, com um sistema de vendas para loja que pode ser aplicado a qualquer modelo de negócio.

Isso engloba o controle de estoque, o relacionamento com fornecedores que apresentem novidades, acompanhando as estações do ano conforme o mercado da moda se modifica a cada período.

Para administrar de forma eficiente uma loja, é preciso contar com estratégias de marketing para se destacar perante a concorrência.

O sistema de gestão empregado dará o tom para com o atendimento ao cliente, assim como o trato com os funcionários.

A precificação dos produtos também é um ponto importante, que deve ser levado em consideração em diversos aspectos, como localização do estabelecimento comercial, produtos oferecidos nas prateleiras, e a meta para atingir o público alvo.

Quanto mais abrangente for a clientela, mais produtos e serviços deverão estar à disposição nas vitrines e no estoque.

Como tempo vale dinheiro, é importante verificar a assiduidade dos funcionários e contar com uma boa assistência técnica relógio de ponto para que os cartões funcionais sejam batidos nos devidos horários de entrada, saída para almoço ou jantar, e término do expediente.

O ponto comercial é muito importante e a participação em associações comerciais serve para que os direitos dos empreendedores sejam informados quanto à atualização de zonas municipais, inclusive quanto aos impostos cobrados.

Para o sucesso de um empreendimento comercial ser abrangente é importante que as finanças pessoais e empresariais sejam separadas, o que pode ser feito com a ajuda de um profissional da área de contabilidade ou a própria gestão administrativa comercial.

Diversidade de produtos para o cliente

A diversificação de produtos à disposição dos clientes torna a rotatividade de clientela mais abrangente, podendo atender diferentes pedidos no dia a dia de um comércio.

Com a gerência ajustada e o treinamento dos funcionários para que possam receber a todos de maneira educada e simpática, permite que a projeção de vendas atenda aos objetivos ao longo dos meses do ano.

A presença de produtos sazonais, procurando atender o público alvo de maneira variada pode apresentar picos de vendas em datas festivas, como dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, períodos de férias escolares e, principalmente, nas festas de fim de ano, com o Natal e o Ano Novo como duas datas muito importantes no calendário do comércio, em geral.

É possível vender de fita de cetim a roupas de alta costura, dependendo do público que é atendido. Lojas que vendem roupas, calçados e acessórios, podem atender a uma variedade de clientela, durante o ano todo, oferecendo roupas masculinas, femininas e infantis.

A oferta de roupas de cama, mesa e banho também pode encampar clientes que estão indo morar sozinhos em uma residência própria ou até mesmo como presente para um casal de noivos.

De olho na personalização de produtos, muitos lojistas buscam atrelar sua marca a produtos de qualidade com etiquetas para roupas com a marca da própria loja. Esse tipo de ação tem diversos benefícios, entre eles:

  • Identificação visual e ampliação da marca;
  • Marketing espontâneo, em diferentes produtos;
  • Sobreposição à concorrência;
  • Informações de contato de forma instantânea.

A ampliação de uma marca pode se dar por diferentes meios, utilizando-se as ferramentas certas que o marketing oferece.

Com a presença do logo e nome de uma loja em uma etiqueta de silicone, é possível que essa marca cresça de forma orgânica, abrangendo novos clientes, e ampliando a área de atuação, com a abertura de lojas em modelos de franquias.

Dessa forma, o crescimento se dá de acordo com o mercado e a economia, com participação expressiva do comércio, na criação de vagas e aquecimento no setor de compras e vendas, além das fábricas e empresas que trabalham por meio de terceiros.