5 Vantagens do Armazenamento em Nuvem para sua empresa

Qual é o bem mais precioso para a sua empresa? As informações. Isso mesmo, são as informações que sua empresa detém. 

Afinal, é através delas que os processos funcionam, que é possível proporcionar um bom local de trabalho, tomar decisões assertivas, elevar a produtividade e qualidade no atendimento ao seu consumidor.

Para que tudo continue funcionando, é essencial investir em segurança, uma vez que informações, quando nas mãos erradas, podem comprometer o futuro de um negócio.

Diante disso, ao apostar na solução de arquivo em nuvem, também conhecida como file server cloud, sua empresa tem muito a ganhar.

Continue a leitura e veja as vantagens de utilizar um sistema em nuvem para armazenar seu bem mais precioso: as informações.

1 – Segurança da informação

Ao verificar uma solução de armazenamento em nuvem, a segurança é um dos critérios a ser levado em consideração. 

Atualmente, ainda é comum que empresas utilizem HD externo ou servidor físico para guardar seus dados ao invés de utilizar um servidor em nuvem.

Entretanto, quando se arquiva dados em computadores, pen drives ou outros dispositivos físicos, corre-se o risco de sofrer com falhas, desastres ou ser surpreendido com panes técnicas. 

Uma vez que esses equipamentos estão suscetíveis a sofrer danos e ficarem obsoletos, o risco de perder suas informações essenciais e sigilosas é muito grande.

Por essa razão, é recomendado utilizar um servidor de arquivo em nuvem, pois os arquivos serão armazenados em servidores online, cujo acesso é restrito e permitido apenas para pessoas autorizadas pelo empresário. 

Este conta também com autenticação e criptografia de ponta a ponta.

2 – Custos do armazenamento em nuvem

Sem dúvidas que, ao utilizar um servidor de arquivo em nuvem, os custos vão praticamente cair pela metade, quando comparado com um dispositivo físico. 

Uma vez que não é necessário investir em equipamentos para armazenar uma grande quantidade de informação e arquivos, e muito menos ter que pagar alguma licença anual de utilização pelo serviço de armazenamento em nuvem.

Sua empresa pagará apenas pelo que utilizar. Ou seja, você contratará apenas o espaço que for necessário para guardar suas informações, e quando for preciso aumentar esse espaço, bastará apenas fazer um upgrade

Paga-se somente pelo que for utilizado e ainda não terá que perder dinheiro com depreciação de equipamentos, uma vez que é tudo na nuvem.

3 – Compartilhamento facilitado

A maioria das empresas tem o e-mail como principal ferramenta de troca de mensagens oficiais, inclusive para uso interno.

Isto é, um funcionário edita determinada planilha, por exemplo, e outro funcionário também precisa das informações inseridas na mesma, assim, para conseguirem compartilhar esse documento um com o outro, precisarão utilizar o e-mail.

Dessa forma, quando a empresa adota a utilização do servidor de arquivo em nuvem, o compartilhamento de dados entre colaboradores fica muito mais ágil. Afinal, assim será possível compartilhar e fazer documentos coparticipativos entre eles. 

Tais documentos estarão armazenados dentro do servidor e poderão ser utilizados a qualquer momento por quem precise deles, sem a necessidade de enviar por e-mail ou fazer download.

4 – Espaço de armazenamento

Até então, falamos que a empresa pagará apenas pelo espaço utilizado. No entanto, é necessário ressaltar a capacidade de armazenamento em nuvem, que é ilimitada. 

Isso significa que enquanto tiver arquivos a serem armazenados, haverá espaço para condicioná-los. Isso já não ocorre quando se usa um dispositivo físico, como os computadores ou HDs externos. 

Até porque a quantidade de documentos tende sempre a aumentar com o passar do tempo e crescimento da empresa. Uma hora ou outra, todo o espaço do dispositivo físico será usado e não caberá mais nada ali, além de causar lentidão.

Portanto, ao utilizar a nuvem, você libera espaço em seu computador, o que o deixará menos sobrecarregado e você poderá ficar tranquilo quanto à segurança e espaço.

Independentemente da quantidade a ser armazenada, o servidor em nuvem comportará a demanda, e você pagará o preço justo por isso.

5 – Home Office

Outra vantagem de utilizar o armazenamento em nuvem, é a possibilidade de adotar o home office sem perder produtividade, segurança e ainda ter completa gerência. 

Imagina sua equipe em home office e para que cada colaborador consiga desempenhar sua função será necessário colocar as informações em um pen drive, pois todas as informações estão dentro de um servidor físico lá na sede da empresa. 

Pois é, pensa no retrabalho que isso demandará e no alto risco de perder dados fazendo o compartilhamento dessa forma?

Desse modo, quando se utiliza um servidor de arquivo em nuvem, os arquivos ficam disponíveis e acessíveis em qualquer plataforma e horário. 

Ou seja, sua equipe vai poder trabalhar de onde cada um esteja, bastando apenas ter conexão com internet. 

Além disso, o gestor poderá delimitar e monitorar os acessos, determinando a permissão de cada usuário ao sistema.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.