Principais famílias olfativas

Provavelmente, ao comprar perfumes, você considera aquela fragrância que mais chama sua atenção. O que você não imagina é ter preferência por determinadas famílias olfativas. E o que seria isso?

São grupos com cheiros parecidos, por exemplo, florais têm, em sua base, as flores, e frutais têm, em sua base, as frutas. No entanto, você imagina o quanto essa questão afeta as perfumarias e até mesmo os compradores? Saiba mais sobre isso!

Quais são as principais famílias olfativas?

Florais e frutais são mais conhecidas, presentes até mesmo na fragrância de bebidas, como o vinho. Quanto aos perfumes, as famílias olfativas incluem muitos outros, por exemplo:

  • Adocicados;
  • Amadeirados;
  • Aromáticas;
  • Cítricos;
  • Chipres;
  • Florais;
  • Frutais;
  • Herbais;
  • Lavandas;
  • Linho;
  • Talcado.

Para facilitar o entendimento sobre cada um deles, siga a leitura e conheça todos os detalhes importantes!

Adocicados

Compostos por notas orientais, suas fragrâncias são mais fortes, mas não devem ser usadas em exagero. 

Baunilha e âmbar são dois exemplos, e é preciso aplicar uma quantidade menor, pois o aroma pode ficar enjoativo. Também possuem um toque mais sensual e trazem uma aura de mistério.

Amadeirados

Para aqueles que buscam fragrâncias envolventes e sedutoras, contêm notas de patchouli, de cedro e de qualquer outra possível de se conseguir por meio da madeira: por isso, o nome “amadeirado”. 

Os amadeirados são muito comuns nos perfumes masculinos com um toque mais clássico.

Aromáticas

Frescas e naturais, as fragrâncias desta família são bastante expressivas nos perfumes masculinos. Levam lavanda, sálvia e menta na composição e podem ser combinadas com notas cítricas, amadeiradas, florais e frutais.

Cítricos

Conhecidas por serem refrescantes e leves, estão muito ligadas às frutas cítricas. Podem conter notas de limão, de tangerina e de laranja combinadas com ervas aromáticas. 

Inclusive, é essa combinação que diferencia a família cítrica da frutal. É ideal para quem busca um perfume que dê energia e que tenha muito frescor.

Chipres

É uma mistura de duas famílias, a cítrica e a amadeirada. Chipres podem misturar o toque cítrico com o musgo ou os florais com frutais. São consideradas mais elegantes, exatamente por essa mistura. Em alguns casos, incluem também notas de couro.

Florais

Tipicamente feminina, a fragrância dessa família é mais delicada. Sem contar que é uma das mais procuradas e vendidas. Faz a combinação de diferentes flores, como jasmim, rosa e gardênia. 

Vale comentar que as fragrâncias florais surgem a partir do óleo extraído das flores. Em alguns casos, são combinadas com notas frutais ou com especiarias.

Frutais

Como já diz o nome, tal família está relacionada às frutas. As fragrâncias frutais não são cansativas ou enjoativas, como as adocicadas. Trazem o aroma de laranja, de maçã, de pêssego e de frutas vermelhas, além da lichia e do grapefruit. 

Também podem ser combinadas com outras famílias, como o toque floral frutal.

Herbais

A ideia dos perfumes herbais é trabalhar com o aroma dos chás e das ervas. Aqui, é comum usar lavanda, folhas verdes, manjericão e menta. Seu toque é refrescante e leve, tanto que é comum ser misturado com a família dos cítricos.

Lavandas

Uma categoria exclusiva para as variações da lavanda. Pode-se dizer que é uma subcategoria dos perfumes herbais. Combinam lavanda, lavandin e musks, além do gerânio; possuem fragrância fresca, mas ao mesmo tempo alegre e muito vibrante.

Linho

Encontra-se o aroma de lírio-branco e de flor-de-algodão. Frescor é a principal sensação transmitida por essa família, que pode ser vista como uma derivada dos florais. 

Talcado

São os perfumes que passam a sensação de estar lidando com um talco. O cheiro lembra o talco e pode conter notas de almíscar. Quem usa a fragrância busca se sentir acolhido e confortável.

Considerações finais

Você já conhecia as famílias olfativas? Imaginava que seu perfume preferido pudesse estar relacionado a uma delas? 

Como você pode ver, suas preferências estão ligadas a uma das famílias e, provavelmente, remetem a alguma situação. Pode ter certeza que a escolha não acontece por acaso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *