e-commerce

O que você precisa para abrir o seu E-commerce?

O e-commerce apresentou crescimentos astronômicos desde o início da pandemia. E com isso mostrou a muitos empreendedores a possibilidade de um mercado ainda em crescimento que tem muito potencial.

Isso demonstrou tanto para lojas físicas que não possuíam operações online, quanto para empreendedores de primeira viagem, a grandeza desse mercado e as possibilidades que representa.

Abrir um e-commerce, no entanto, é diferente do que abrir uma loja física. Mais do que encontrar um ponto bom para a loja, pois muito de seu movimento pode depender da sua localização, o e-commerce precisa de organização e planejamento.

Engana-se quem pensa que abrir uma loja virtual é mais simples do que a loja física.

Por isso, neste artigo será listado alguns pontos que você precisa saber para abrir seu e-commerce e dicas para manter uma boa operação online.

E-commerce x Loja Física

A operação online torna-se diferente da loja física em diversos aspectos. Mesmo com vasta experiência no varejo físico, o lojista precisa estudar e entender o mercado e segmento que fará parte, a fim de entender este comportamento dentro do ambiente online.

Diferente da loja física, onde o ponto de localização tem influência no movimento da loja, o e-commerce não depende de ponto, mas sim de divulgação.

E mesmo que exista uma filial física da marca, se esta não existir no online, é como se fosse uma loja 100% nova.

O empreendedor digital precisa de conhecimento e de estudo, sobre as operações online e seus consumidores dentro do digital.

A existência da loja física não descarta todo o planejamento e investimento necessário para abrir o e-commerce.

O que é necessário para abrir um e-commerce?

Aqui está alguns requisitos necessários para quem deseja abrir um e-commerce:

Planejamento

O planejamento é indispensável para qualquer negócio. E ainda mais no e-commerce.

O aumento da concorrência, e dependendo do segmento a ser atuado, requerem planejamentos e estratégias melhores para o negócio de fato crescer.

É através deste planejamento que as ações iniciais serão decididas, bem como os aspectos macros da operação digital, como ferramentas, equipe, estruturação e logística.

Traçando o paralelo da operação de e-commerce com exercícios físicos, começar sem um planejamento adequado é como começar a praticar corrida de chinelo.

No começo pode até ser possível, mas conforme o decorrer do tempo, pode causar dores indesejadas e que poderiam ter sido evitadas.

Além, é claro, do conforto em começar com um equipamento minimamente adequado.

Estoque

Com ou sem loja física, o estoque no e-commerce é indispensável.

Principalmente nos primórdios do e-commerce, existia uma ideia que para vender online não é necessário estoque, afinal, os produtos podem ser produzidos / comprados após os pedidos dos consumidores.

No entanto, na era da velocidade, na qual o consumidor não está disposto a esperar pelas suas compras, um prazo muito longo no envio do produto, ou mesmo a falta deste a pronta entrega, pode ser um grande obstáculo para as lojas virtuais.

O bom cálculo do estoque da loja virtual permite maximização das vendas e que produtos não fiquem “encalhados”.

Ferramentas adequadas

Plataforma, meios de pagamento, time, ferramentas de gestão e pesquisas.

Uma operação completa de e-commerce requer ferramentas que ajudem a deixar as vendas profissionais e mais organizadas.

Especialmente ferramentas operacionais como plataforma, sistemas de gestão e meios de pagamento.

A grande vantagem do online são as inúmeras ferramentas grátis que o mercado disponibiliza, mas isso não significa que não haja nenhum custo para iniciar as operações.

Time

Juntamente com a fábula de não precisar ter estoque, tocar um e-commerce sozinho, ainda é um conto que circula entre muitos empreendedores novos.

No começo, é possível. Ainda mais se a operação for de tamanho reduzido. Quantas grandes histórias não conhecemos de pessoas que começaram sozinhas e hoje possuem operações profissionais.

O problema aqui é quando deixar de fazer sozinho, a fim de obter melhores resultados e ter uma operação de vendas profissional e que almeja o crescimento.

Histórias de inspiração muitas vezes acabam sendo sorte do acaso. Não podem ser levadas como fórmula de sucesso. Afinal, os tempos também são outros.

É preciso de um time, especialmente quando o lojista não possui experiência, que saiba minimamente contribuir com a operação. Seja na área de operações, do organizacional ou de mídia.

Mídia

Por falar em mídia, este é indispensável para um e-commerce.

Como mencionado no começo do artigo, a loja que não existe online, precisa de divulgação para que consumidores a encontrem, e encontrem seus produtos.

O investimento em mídia é uma verba necessária que o lojista precisa separar no planejamento.

Grandes operações possuem investimentos maiores e retornos em menor tempo. Mas não significa que as pequenas lojas possam ficar de fora desta competição.

 

Texto escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce, Consultoria em E-commerce.