Por que sua estratégia de Inbound Marketing não decolou?

O Inbound de Marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de gerar mais vendas, então por que as suas vendas não decolaram? Encontre a resposta para sua dúvida aqui! 

O Inbound Marketing é uma metodologia baseada no marketing de atração, ou seja, o objetivo dessa estratégia é atrair o seu perfil ideal de cliente e guiá-lo até a compra. 

No entanto, ainda percebemos que muitos negócios não acreditam no potencial do inbound, grande parte por conta da frustração de não obter resultados gigantescos em um curto período de tempo. 

Mas e aí, o que fazer quando no papel a sua estratégia que pareceu bem desenhada, que seria um sucesso, não foi bem assim, e antes mesmo de rodar, fracassou? 

Na prática, a teoria é diferente não é mesmo? Existem várias causas que provavelmente impactaram de maneira negativa os seus resultados. Continue a leitura e descubra passo a passo para fazer sua estratégia funcionar e a possível origem dos atuais problemas da sua campanha. 

Defina qual é o seu objetivo

Antes de mais nada, você precisa definir qual é o objetivo do seu negócio com a campanha de inbound. Afinal de contas, sem sombra de dúvidas, você está investindo na estratégia porque possui algum propósito.

No entanto, antes de escolher qual é o objetivo das suas campanhas, tenha em mente que a sua meta deve ser clara e possível de ser alcançada. 

Evite objetivos abstratos como, aumentar as vendas do meu negócio.  

É essencial que você defina um objetivo preciso, como por exemplo, aumentar em 20% o número de vendas do meu negócio. 

Consegue perceber a diferença? 

Conheça quem realmente é sua persona

A segunda tarefa que deve ser realizada para que qualquer campanha baseada na metodologia do inbound prospere é a definição da sua persona.

Mas não confunda persona com público-alvo. Mesmo que possam parecer termos semelhantes, a definição de ambos é bem diferente. 

Enquanto público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores que compartilham um perfil similar, a persona é um personagem fictício do seu cliente ideal.

Para construir de maneira adequada a sua persona, você precisa entender as características físicas e psicológicas dos seus clientes em potencial, seus assuntos de interesse e as suas atividades mais comuns, tanto pessoal como profissionalmente. 

Além do seu nível de instrução, desafios e obstáculos que ele enfrenta. 

Invista o tempo necessário no planejamento

A etapa de planejamento é uma das mais importantes e a que requer mais a sua atenção. 

É no planejamento que você irá estabelecer quais os canais que serão usados pela sua marca, o seu calendário editorial e a forma de comunicação usada. 

Logo, não se preocupe caso você “perca mais tempo que o esperado” para construir uma estratégia coerente para a sua persona e alinhada com os seus objetivos neste momento. 

No entanto, não esqueça também que planejar é importante, mas tirar do papel é fundamental! 

Como está a sua base de e-mails?

Esse é um questionamento que você deve se fazer de maneira frequente. Afinal, de nada adianta ter um base de e-mails imensa, mas que não tenha o mínimo necessário de engajamento.

A cada determinado período de tempo, você deve analisar a sua base e remover o contato de pessoas desengajadas ou que não interagem com seus conteúdos.

Realizar a higienização da sua base de contatos é uma forma de minimizar as chances das suas mensagens serem marcadas como spam, o que pode prejudicar a reputação da sua marca, bem como a sua estratégia. 

Produza conteúdo de qualidade para o seu blog

Antes de mais nada, você precisa ter em mente que não se faz uma estratégia de inbound sem um blog. 

O blog é um dos principais aliados da metodologia e a produção de conteúdo é um dos pilares de uma “boa estratégia”.

Logo, cada vez mais é indispensável produzir conteúdo relevante que atraia a atenção dos seus potenciais clientes.

Quer saber mais sobre o assunto, então não deixe de conferir um conteúdo onde falamos sobre a importância de um blog para qualquer negócio.  

Como está o seu investimento e quais os canais usados?

Lá na etapa de planejamento você definiu quais seriam os canais usados na sua estratégia de inbound, como por exemplo, links patrocinados, mídias sociais e automação de marketing, além do orçamento de cada canal. 

No entanto, será que você definiu de maneira apropriada os melhores canais e o orçamento mais adequado?

Tire um tempo para revisar essa parte da sua estratégia. Afinal, a sua marca precisa estar presente nos canais onde os seus potenciais clientes estão, sem falar que é preciso de um orçamento razoável para que você alcance esse público. 

Por que contratar um consultor de Inbound Marketing?

O objetivo principal do inbound é capturar a atenção dos seus potenciais clientes e inseri-lo em um funil de vendas para que todo o processo de venda aconteça de maneira natural, sem que haja a necessidade do seu vendedor interferir. 

Logo, o inbound é uma estratégia que visa facilitar o processo de venda de produtos ou serviços.

Pode parecer simples construir uma estratégia de inbound consistente, contudo é preciso muito mais que apenas um breve conhecimento na área. 

Para produzir campanhas que tenham resultados efetivos, é recomendado que você tenha a assessoria de uma agência ou de um consultor especialista na metodologia. 

Neste caso, aconselhamos que você não adie a contratação de uma agência profissional no assunto.

No entanto, caso você não planeja investir agora em uma agência especializada na metodologia do inbound, confira como construir um plano de marketing completo do zero. 

Encontrou o motivo pelo qual as suas campanhas de inbound de marketing não alcançaram o resultado esperado? Bem, esperamos que sim. 

Por isso, recomendamos que você corrija o quanto antes a causa para que possa começar a colher os primeiros frutos com essa estratégia. 

Curtiu esse conteúdo? Então encontre mais conteúdos como esse no nosso blog!

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