Por que o e-commerce precisa de blog?

Criar um blog é, acima de tudo, um processo de compartilhamento, mas, nos dias de hoje, também é usado como importante estratégia de marketing digital.

Se antes eles faziam parte do mundo dos amadores, hoje conquistaram os profissionais: freelancers, sites, lojas virtuais, todos estão usando essa ferramenta. Entenda por que seu e-commerce precisa de blog.

Blog: universo único dentro do e-commerce

Quando você lança uma loja virtual, além de buscar a melhor plataforma para mostrar seus produtos e criar uma experiência de compra para os visitantes, é importante ter um espaço para se expressar de maneira diferente. 

Se em um e-commerce não queremos inundar o visitante com informações para não distraí-lo de seu objetivo final, que é comprar o produto, o blog permite a publicação de conteúdos sem se preocupar com isso. 

Ele será um espaço único, a voz da sua empresa no site, onde você poderá dar conselhos, mostrar sua experiência e know-how, além de humanizar o contato com a marca para transformar uma simples compra on-line em uma experiência real, como se fosse a de uma loja física.

Porta de entrada para potenciais clientes

Hoje nenhuma marca se contenta em apenas divulgar seus produtos. O marketing digital tem uma abordagem mais refinada, que pressupõe que os usuários da Internet estão em diferentes estágios de sua jornada de compra e o conteúdo oferecido deve ser específico para cada um deles.

O primeiro objetivo é propor um conteúdo útil, que não seja abertamente comercial, pois informações de valor neste contexto não são sobre o produto ou a marca, elas lidam com o cliente em potencial, seus problemas e as respostas que estão procurando.

Quando você quer descobrir algo, o que você faz? Pergunta para o Google, busca no Youtube, fuça o Facebook, não é mesmo? Se sua empresa produzir um conteúdo capaz de responder a essas questões, pronto, você já conseguiu a visibilidade de um potencial cliente e que provavelmente busca aquilo que você oferece. 

O blog para loja virtual pode atuar como via para destacar o trabalho de sua empresa e estabelecer uma relação de confiança com a clientela. Com um trabalho sério e de atualização constante, você pode se tornar uma referência no mercado, o que certamente aumentará as taxas de conversão e os níveis de retenção de consumidores.

Aumento do tráfego e otimização do e-commerce

Para que sua empresa apareça nos primeiros resultados do Google quando um potencial cliente buscar um produto ou serviço que você oferece existem duas opções: anúncio pago ou aparecimento orgânico.

Uma maneira de aparecer naturalmente, porque o Google considera que sua empresa tem conteúdo relevante, é dominar as técnicas de SEO –  sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca, em português -, um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web, visando alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Se a sua empresa não domina este assunto, uma boa parceria com empresas que realizam o desenvolvimento de sites e consultoria em SEO poderá lhe ajudar a alcançar ótimos resultados.

O que conta muitos pontos para a efetividade do SEO é justamente um blog para empresas. Se você tiver conteúdo valioso, produzido de acordo com as boas práticas do SEO, seu blog tende a subir rapidamente nos primeiros resultados oferecidos pelos mecanismos de pesquisa.

E os artigos dele ainda são uma maneira de obter compartilhamento social, o que aumenta muito seu alcance, gerando um tráfego qualificado na sua loja virtual.

Tudo isso porque ele permite que você publique um conteúdo longo e rico em palavras-chave relevantes para a atividade do site que são valorizados pelos mecanismos de pesquisa. 

O blog também pode ter um papel importante na navegação do e-commerce, destacando determinados produtos ou categorias e, assim, contribuindo para melhorar a rede interna do site.

Mais conteúdo e menos anúncios, por favor

Se você ainda não está convencido de que sua loja virtual precisa de blog, saiba que o público se interessa muito mais por conteúdo produzido pela marca do que por anúncios, pois as postagens do blog deixam o leitor ciente do que você está vendendo, mas são consideradas uma interação amigável com sua comunidade, sem a abordagem da propaganda. 

Embora os anúncios de vendas ainda sejam eficazes, eles costumam ser invasivos demais, especialmente quando aparecem na hora errada. Já com o blog institucional, você produz artigos que também podem levar seu potencial cliente a ver os produtos que você deseja vender, mas sob um novo ângulo. 

Para aumentar as chances de venda, você precisa gerar interesse, desejo e ação em seus posts. Como fazer isso? Colocando em seus textos assuntos em que sua empresa pode ser a solução.

Além disso, os textos de um site de e-commerce estão limitados à descrição do produto e às imagens, enquanto um artigo de blog permite que você vá além disso e conquiste seu leitor/potencial cliente por meio do poder de contar histórias, que fascina o ser humano desde os seus primórdios.

Bom retorno sobre o investimento

Se você anda deixando de investir em algumas estratégias porque a grana anda curta, o blog para loja virtual é uma excelente opção e um meio mais acessível de divulgação do que anúncios tradicionais.

O que você precisa para criar um blog? Conhecimento, pesquisa, escrita, pessoas trabalhando nisso. Conheça as personas do seu negócio e crie conteúdo que será de interesse para elas. Se você conhece bem o mercado em que atua e sabe as dores da sua clientela, saberá desenvolver o melhor conteúdo para fisgá-la. 

Assim, em comparação com outras estratégias, como a pesquisa paga, o blog tem a vantagem de oferecer um retorno muito bom sobre o investimento ao longo do tempo.

Se os tópicos do blog forem duradouros e bem escolhidos, eles poderão continuar gerando tráfego por anos, ao contrário de uma campanha do Google AdWords que é certamente eficaz, mas cujos efeitos terminam assim que você para de investir.

Incremente sua loja virtual com conteúdo de qualidade produzido pela sua marca. Seu e-commerce precisa de blog e se você ainda precisa de mais razões para se convencer de que vale a pena continuar investindo nesse tipo de conteúdo, leia este texto da Linking Sites sobre a importância do blog para empresas.