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Por que anunciar no rádio alta confiabilidade

Onde você costuma anunciar os produtos, serviços e ações promocionais da sua empresa? Caso você ainda não tenha anunciado no rádio, esse texto é para você! 

Afinal, o rádio é uma ótima alternativa de estratégia de marketing para alavancar seus resultados.

Para responder à pergunta “será que um dia o rádio vai morrer?”, separamos alguns motivos para você perceber que isso está longe de acontecer. Além disso, veja por que anunciar nesse canal de comunicação é bom para o seu negócio.

1 – Audiência do rádio

Saiba que é expressivo o número de pessoas que ainda ouvem o rádio aqui no Brasil. Seja buscando informações ou para entretenimento, esse canal de comunicação ainda tem seu público fiel. E durante a pandemia do novo coronavírus, isso se mostrou ainda mais forte. 

Conforme pesquisa da Kantar Ibope Media, a audiência do rádio teve um crescimento de 20% nos meses de isolamento social. 

Ainda segundo a pesquisa realizada, 77% do total de entrevistados disseram ouvir o mesmo tanto e até mais a programação da sua rádio favorita. Além disso, consideram esse canal de comunicação como uma fonte confiável e séria para se manter informados.

O que isso mostra? Quer dizer que a audiência do rádio ainda é forte e que nele é possível conquistar novos leads, quando pensamos em anunciar através do rádio.

Sem falar na credibilidade que as pessoas veem nesse meio de comunicação. Assim, se torna mais tangível fidelizar novos clientes, além de engajá-los. Será possível fazer isso de acordo com a segmentação de audiência. 

Ou seja, utilizando ferramentas da própria rádio, é possível analisar e determinar o público de cada horário nos programas.

Dessa forma, você poderá definir qual o melhor horário para veicular seus anúncios e, consequentemente, aumentará as chances de impactar o público-alvo do seu negócio e promover sua marca no mercado.   

2 – Rádio Onipresente

O Rádio pode ser ouvido em qualquer lugar, independente do dispositivo e horário. Assim, as pessoas podem ouvir em casa, no caminho para o trabalho, no próprio trabalho, no carro, no ônibus, no metrô ou durante uma refeição.

Enfim, esse canal de comunicação o rádio consegue estar presente no dia a dia das pessoas, e faz isso seja pelo sinal da antena transmitindo para um radinho de pilha ou mesmo pelo aplicativo da rádio, por meio do streaming de áudio.

Logo, se a sua empresa anuncia no rádio, ela também estará presente em todos esses lugares e momentos, além de impactar a rotina de cada ouvinte. 

Um detalhe importante é que o anúncio veiculado no rádio, o ouvinte não consegue “pular”, da mesma forma que é possível em outros veículos de comunicação, como no YouTube, por exemplo. 

Se o ouvinte deseja continuar ouvindo a sua rádio preferida, como resultado, ele ouvirá o seu anúncio para não perder nenhum momento da programação.  

3 – Multiplataforma

Como já dito anteriormente, o ouvinte consegue acompanhar a programação da rádio em diversas plataformas, seja pelo radinho de pilha, digital, celular ou computador. 

Muitas pessoas têm o rádio como companhia no dia a dia, mesmo que seja para preencher o tempo livre ou para ouvir algo enquanto executam outras atividades. 

Além disso, há empresas que deixam este canal de comunicação como som ambiente em seus estabelecimentos. Dessa forma, será possível atingir uma diversidade de público só com o anúncio nesse canal de comunicação.

4 – Interação ao vivo com o público

Você já ligou ou pelo menos conhece alguém que ligou para uma rádio, seja para pedir uma determinada música, mandar um abraço para um amigo ou familiar ou até para participar de promoções?

Pois é, a estação radiofônica proporciona interação ao vivo com os seus ouvintes. Isso, por sua vez, causa uma emoção positiva nas pessoas que as ouvem. Tal fato é essencial para a sua empresa e contribui para otimizar a sua propaganda nesse canal de comunicação.

Já pensou em sortear um determinado produto na rádio e promover essa interação com o seu cliente?

5 – Baixo investimento

Diante de outras formas de divulgação em veículos de comunicação, como a televisão, por exemplo, o rádio exige um investimento bem abaixo. 

Por se tratar de uma maneira simples e prática de divulgação, será possível alcançar bons resultados e lucros, já que você não precisará extrapolar o orçamento já pré-definido, sendo possível escolher qual será a duração do anúncio, desde 15 segundos a 60 segundos. 

Poderá também criar um jingle que grude na mente do ouvinte, de acordo com os produtos e serviços que sua empresa comercializa.

Para conseguir realizar essas ações com efetividade, conte com a ajuda e orientação de profissionais experientes e qualificados. 

Faça uma pesquisa e análise, tanto de mercado, quanto de audiência. Isso ajudará na definição da sua estratégia, bem como estabelecer em quais horários é mais vantajoso para a empresa anunciar no rádio.

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Stream.