Planejamento financeiro: por que ele é fundamental na vida do empreendedor? 

Manter a boa saúde financeira de uma empresa é fundamental para que ela prospere no mercado.

O mundo dos negócios é bastante desafiador, por isso, manter as finanças em ordem é de grande valia contra os obstáculos do cotidiano. 

Esse post vai te mostrar por que um bom planejamento financeiro é essencial na vida de todo empresário que deseja fazer a sua marca se tornar uma referência de sucesso.

 

 

1 – Os objetivos da empresa ficam mais claros

 

Quando o empreendedor faz um bom planejamento financeiro para a sua empresa, os objetivos dela podem ficar mais bem claros para todos. 

E quando isso acontece, pode-se ter uma projeção de tudo aquilo que pode ser alcançado e do que precisa ser feito para que isso, de fato, aconteça. 

Um planejamento financeiro direciona os gestores quanto a tomada de decisões importantes em prol dos objetivos, que estão bem nítidos para as equipes. 

Um coaching financeiro pode te ajudar. Se planejar financeiramente é fundamental para se traçar metas realistas e possíveis de serem alcançadas. 

Afinal, tomar decisões “no escuro” não é o mais recomendado. Investir em um  curso de hipnose pode te ajudar a estabelecer metas e objetivos para o seu negócio. 

 

 

2 – Gestão de caixa mais eficiente

 

Outra vantagem de um planejamento financeiro bem feito é que ele permite uma gestão de caixa bem mais eficiente no dia a dia. 

Em tempos de retração econômica, prejuízos constantes podem levar qualquer empresa à falência. Por isso, ter o controle financeiro das receitas e despesas é fundamental para o empreendedor. 

Vale destacar que a boa saúde das finanças de um negócio é determinante para o sucesso ou fracasso do mesmo.

E quanto mais eficiente for a gestão do caixa da sua empresa, melhor. 

Se for o caso, contrate um profissional especializado para te ajudar a elaborar um planejamento financeiro. O que não vale é negligenciar essa questão! 

 

 

3 – Investimentos mais assertivos

 

Através de um bom planejamento financeiro também é possível fazer investimentos bem mais assertivos. Investir numa sala de treinamento na barra da tijuca pode ser uma boa. 

Como o empresário tem o total controle das finanças do seu negócio, fica mais fácil identificar gargalos ou falhas que exigem investimentos. 

Dessa forma, o emprego do capital será bem mais assertivo e poderá trazer o retorno esperado, além de contribuir para o crescimento do negócio. 

Estamos vivendo tempos complicados, do ponto de vista econômico. Por isso, o menor investimento feito erroneamente pode deixar as contas da empresa no vermelho, o que não deve acontecer. 

Dessa forma, se você quiser fazer investimentos com mais assertividade, trate de elaborar um bom planejamento financeiro para o seu negócio.

 

 

 

4 – Pode-se reduzir custos desnecessários

 

Não restam dúvidas de que um planejamento financeiro também pode ser de grande valia para reduzir custos desnecessários de qualquer empresa. 

Quando as finanças estão sob controle e bem planejadas, o empreendedor consegue reduzir despesas mensais que antes nem eram percebidas no dia a dia. 

E podemos convir que, ter um custo menor sem afetar negativamente a produtividade do negócio, é sempre bem vindo. 

Se você fizer uma minuciosa auditoria nas contas da sua empresa, é bem provável que vai encontrar custos desnecessários. 

E um planejamento financeiro pode te auxiliar com essa tarefa. Descubra o que é amadurecimento.

 

 

5 – Menos riscos para todo o negócio

 

Nenhum empresário que se preze gosta de correr riscos no mercado. É claro que, quando vamos empreender, sempre existe um certo risco. 

Mas um planejamento financeiro bem elaborado se traduz em menos riscos para uma marca que deseja prosperar no mercado. Um inesperado prejuízo pode causar um verdadeiro rombo financeiro.

Na verdade, todo risco precisa ser calculado, para que o empreendedor não seja pego de surpresa. 

Por isso, um planejamento financeiro pode amenizar as chances das finanças saírem do controle. 

Independentemente do que aconteça, a saúde financeira do seu negócio não deve ser afetada, pois a recuperação nem sempre é fácil.

 

 

6 – Se precaver contra eventuais crises

 

Não restam dúvidas de que um planejamento financeiro bem feito também é vital para o empresário se precaver contra eventuais crises.

O mercado é extremamente volátil e, de uma hora para outra, podemos nos deparar com uma baita crise econômica.  E se precaver contra os imprevistos financeiros é fundamental. 

A crise provocada pela pandemia é um bom exemplo. Milhares de empresas fecharam de vez as portas, já que seus proprietários foram pegos de surpresa. 

E um dos motivos, sem sombras de dúvidas, foi a falta de um planejamento financeiro consistente. 

Por isso, estar sempre prevenido contra aquilo que possa arruinar as contas de um negócio, é uma ótima pedida! 

 

 

7 – Criação de um fundo de reserva

 

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, planejar-se financeiramente também significa criar um fundo de reserva para o seu negócio. 

O empreendedor jamais deve gastar todo o dinheiro que arrecada. Pelo contrário, ter um montante reservado para futuras emergências ou fazer investimentos, é essencial. 

Afinal de contas, nunca se sabe quando os gastos extras podem aparecer. 

Por isso, um bom planejamento financeiro é essencial, já que a receita de qualquer empresa precisa ser maior do que as despesas mensais. Se elas forem iguais, há alguma coisa errada na gestão. 

Contar com um fundo de reserva traz muito mais tranquilidade para o empreendedor. Saiba o que é complexo de inferioridade e fique livre desse sentimento tão prejudicial. 

Viu com um bom planejamento financeiro é primordial para qualquer empresa se manter competitiva no mercado? 

Se você ainda acredita que isso é desnecessário, é melhor rever esse conceito, se quiser que o seu negócio prospere. Boa sorte! 

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Esperamos você!