Otimize seu site WordPress sem programação

Saiba quais são os passos fundamentais para otimizar o seu site WordPress e deixá-lo muito mais atrativo para o público. 

Um site com um carregamento lento ou que não proporciona uma navegação fluída para o usuário, pode fazer com que seu site perca o ranqueamento nos motores de busca.

Entretanto, se você cuidar do seu site frequentemente e realizar uma manutenção básica no WordPress, o número de Pageviews vai aumentar, e assim intensificar o SEO do seu site

Dados revelam que com apenas um segundo de atraso no carregamento, a taxa de conversão cai 7%. Por tanto, se você quer vender mais na internet, é essencial que o seu site seja otimizado.

O que causa lentidão no WordPress?

Muitos motivos podem deixar o WordPress lento, porém alguns passos são simples e podem ser seguidos. Outros, exigem conhecimentos mais técnicos para a melhoria da velocidade de carregamento das páginas. 

Estes são alguns dos principais motivos que deixam um site lento:

  • Hospedagem – Quando você utiliza uma hospedagem que não tem uma qualidade muito boa, ou a hospedagem não é apropriada para o seu projeto, acarreta em problemas no carregamento das páginas. Por isso, escolha a hospedagem ideal para você;

 

  • Configurações do WordPress – Muita gente decide tentar colocar um site no ar por conta própria, porém algumas configurações podem ser feitas de maneira errada no meio do caminho. Principalmente quando o cache é utilizado de forma errada no carregamento das páginas, o servidor encontra dificuldades em acessá-las e acaba deixando o carregamento lento ou até mesmo causando erros;

 

  • Páginas sobrecarregadas – Na maioria das vezes, são imagens pesadas que poderiam ser otimizadas para que ficassem mais leves na hora de carregar na página;

 

  • Plugins de baixa qualidade – Os plugins nos ajudam muito na hora de resolver problemas ou realizar funções complicadas, porém quando utilizamos muitos plugins ou plugins mal-feitos, isso pode afetar a qualidade do seu site;

 

  • Scripts externos – anúncios, fontes e código vindo de terceiros podem causar lentidão no seu site WordPress. 

Teste de velocidade do WordPress

Contudo, não queremos apenas apresentar o problema, neste texto, vamos mostrar como você pode resolver esses conflitos de lentidão do seu site WordPress. 

E para começar, você precisa testar a velocidade do seu site, mas não é para você entrar no seu site, ligar um cronômetro e dizer: “Parece bom”. 

Tendo em vista que você entra no seu site com uma certa frequência, é normal que ele entre mais rápido para você, porém um visitante pode estar vendo o seu site de uma maneira diferente.  E até mesmo a localização geográfica interfere no carregamento do site. 

Temos duas indicações nas quais você pode testar o seu site:

Is it WP (WordPress Speed Test) – Este é um teste de velocidade apropriado para quem usa o CMS da WordPress. Na média, dois segundos são considerados bons. 

GT Metrix – Este faz o teste de velocidade e mostra vários dados e estatísticas que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu site. 

Otimizando a velocidade do seu site em WordPress

Agora que você já sabe como está a velocidade do seu site, está na hora de melhorar. O Google tem priorizado cada vez mais a experiência do usuário e a velocidade faz parte do pacote. 

Então arregace as mangas e vamos começar!

Instale um plugin para cache 

Utilizando um plugin para armazenar o cache, as páginas do seu site podem abrir até cinco vezes mais rápido! É muita coisa, não é?! E para melhorar é um passo simples. Afinal de contas, o CMS da WordPress oferece muitos plugins capazes de realizar essa função.

O plugin de cache faz uma cópia da página depois do primeiro carregamento, na próxima visita, ele vai apresentar essa cópia, ao invés de criar a página do zero, como geralmente ocorre quando visitamos um site pela primeira vez.

Por isso a importância de usar um plugin para cache, ele faz parte do grupo dos plugins essenciais em um site WordPress. Você pode usar o plugin gratuito WP Super Cache ou o premium, WP Rocket. 

Caso você use um provedor de hospedagem WordPress gerenciado, não precisa instalar o plugin, neste tipo de serviço ele já vem integrado e ativado. 

Otimize as imagens 

Segundo estudos, conteúdos com imagens coloridas tendem a serem lidos com mais facilidade do que conteúdos que não apresentam imagens. 

Porém, da mesma forma que a imagem pode ajudar a alavancar o seu público, ela pode derrubar seu site no ranqueamento do Google. E este é um dos problemas mais comuns que as agências de marketing digital encontram quando são procuradas para “consertar” os sites que estão apresentando lentidão. 

Quando utilizamos uma foto ou imagem em seu formato e tamanho original, esses arquivos vêm com tamanhos enormes. 

Para ajustar essas imagens, você pode usar um software de edição de fotos, ou até mesmo fazer uma compactação de imagens online. O formato mais recomendado é o JPEG e o PNG. 

Para saber qual formato de imagem escolher, leia este outro artigo

Outras formas de agilizar o carregamento do seu site

Esses dois passos mencionados acima são os principais para deixar seu site WordPress mais rápido para o público que o visita.

Porém existem pequenas melhorias que você pode fazer, até porque, como diz o ditado: de grão em grão, a galinha enche o papo. 

Se você não ficar de olho nas pequenas coisas, tudo isso pode virar uma bola de neve e o trabalho que você teve para otimizar, pode ir por água abaixo. 

Então vamos lá!

  • Mantenha seu WordPress atualizado: as pessoas pensam que a atualização deixa o sistema pesado, por apresentar novos recursos, entre outras funções, mas não podemos esquecer que atualizações vem para corrigir problemas com a segurança e bugs. 

 

  • Quebrar comentários em páginas: ter comentários no site é maravilhoso, porém esse é um dos motivos que podem causar lentidão no seu site, pois o servidor pode estar demorando para carregar todos os comentários. Entretanto, se você utiliza o CMS da WordPress, basta ir nas configurações > Discussão e marcar a opção: Quebrar comentários em páginas. 

 

  • Otimizar processos em segundo plano: Posts agendados, verificação de atualizações, plugin de backups, mecanismo de pesquisa e outros rastreadores, todas essas tarefas agendadas que são executadas em segundo plano, podem interferir na velocidade do seu site. Configurando as opções de frequência dos backup e que eles sejam realizados fora do período de tráfego, já ajuda bastante o carregamento das suas páginas.

 

  • Use CDN: Se você usa uma empresa de hospedagem internacional, com servidores nos EUA, o seu site carregará mais rápido para os moradores dessa região. Quando a empresa oferece uma rede de entrega de conteúdo (CDN), o tempo de carregamento do seu site é igual para todos os visitantes.

 

  • Não carregue arquivos de áudio e vídeo diretamente no WordPress: Isso aumenta o tamanho dos backups e ainda dificulta na hora de restaurá-los. Ainda por cima, sua empresa de hospedagem pode cobrar taxas adicionais. Por isso utilize o Youtube e SoundCloud para esse tipo de arquivo.

 

 

  • Cuidado com os plugins: eles facilitam muito a nossa vida, mas é preciso saber escolher, assim como somos exigentes na hora de instalar um aplicativo no nosso celular, temos que prestar a atenção naquele plugin que estamos escolhendo e perceber se ele afetou o desempenho do site.

Conclusão de como otimizar o seu site WordPress

Essas são as principais etapas que você deve seguir para melhorar a velocidade de carregamento do seu site. 

As manutenções feitas no WordPress servem para manter o site funcionando com estabilidade. Além disso, um site otimizado é bem visto pelo Google, e isso pode garantir um espaço nas pesquisas orgânicas. 

Realizando essas etapas, seu site ficará otimizado, porém se você encontrar algum problema pela frente, basta deixar um comentário que tentaremos te ajudar!

“Texto Escrito por Renata Heining, Redatora da agência Lamattina Marketing Digital”