Os melhores filmes de advogado em cada plataforma

Se você chegou até esse artigo é porque, provavelmente, está procurando os melhores filmes de advogado para assistir no streaming, acertei? Isso porque você deve querer aquela mistura de sensações, por exemplo:

  • Drama;
  • Suspense;
  • Ação;
  • Emoção;
  • Entre outros.

Pois bem, pensando em te ajudar nessa missão, selecionamos os melhores disponíveis em cada plataforma de acordo com o IMDb. Confira a seguir!

Melhores filmes de advogado na Netflix

A rede de streaming mais famosa do mundo conta em seu catálogo com diversos filmes de advogado, mas nós selecionamos para você os 5 melhores, de acordo com as notas do IMDb. Siga a leitura e confira as indicações:

Os 7 de Chicago (2020)

Nota: 7,8

Duração: 2h10

Vencedor do globo de ouro de melhor roteiro de cinema, em 2020, o filme baseado em fatos reais conta a história de sete réus acusados de conspiração, incitação à revolta e outros delitos, durante um protesto pacífico, no ano de 1968, em Chicago, contra a guerra no Vietnã, mas que acabou se tornando um confronto violento com a polícia.

Dirigido por Aaron Sorkin, o filme conta com atores renomados no elenco, como Sacha Baron Cohen, Eddie Redmayne, Jeremy Strong e Yahya Abdul-Mateen II.

O Caso Collini (2019)

Nota: 7,3

Duração: 2h02

Também baseado em fatos reais, o filme dirigido por Marco Kreuzpaintner, conta a história do jovem Casper Leinen (Elyas M’Barek) que é contratado para defender Fabrizio Collini (Franco Nero), um trabalhador acusado de um assassinato num quarto de hotel.

Durante a investigação, Leinen acaba por revelar um dos maiores escândalos judiciais da Alemanha.

Marshall (2017)

Nota: 7,2

Duração: 1h58

Antes de se tornar o primeiro juiz afro-descendente da Corte Suprema Americana, Thurgood Marshall, interpretado por Chadwick Boseman, é responsável por defender Josepho Spell (Sterling K. Brown), acusado de agredir Eleanor Strubing (Kate Hudson), uma socialite branca.

O filme dirigido por Reginald Hudlin, também é baseado em fatos reais e apresenta um dos maiores ativistas dos direitos civis nos Estados Unidos em um dos casos mais importantes da sua carreira.

Quanto vale? (2021) 

Nota: 6,8

Duração: 1h58

Dirigido por Sara Colangelo (conhecida pela direção do filme A Professora do Jardim de Infância), o filme relata a luta do advogado Kenneth Feinberg (Michael Keaton) para ajudar as vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001.

Roman J. Israel, Esq. (2017)

Nota: 6,5

Duração: 2h09

Responsável pela indicação de Denzel Washington ao Oscar de Melhor Ator, em 2018, o filme dirigido por Dan Gilroy conta a história de um advogado de direitos civis que se vê obrigado a mudar de firma após a morte de seu sócio.

Além disso, ele se vê em uma crise moral ao precisar defender Langston Bailey, um homem acusado de homicídio.

Melhores filmes de advogado no Amazon Prime Video

O serviço de streaming disponível para os assinantes do famoso plano da Amazon talvez seja o serviço com o maior número de filmes de advogado atualmente. Confira os 8 melhores a seguir:

As Duas Faces de um Crime (1996)

Nota: 7,7

Duração: 2h10

Com Edward Norton e Richard Gere no elenco, o filme conta a história de um advogado que se oferece para defender um jovem acusado pelo violento assassinato de um arcebispo, em Chicago.

Dirigido por Gregory Hoblit, o filme que já é considerado um clássico entre os filmes de advogado, rendeu até um Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Edward Norton.

O Preço da Verdade (2019)

Nota: 7,6

Duração: 2h06

Robert Bilott (Mark Ruffalo), um advogado de defesa corporativo, torna-se responsável por levar a julgamento uma das maiores empresas do mundo ao descobrir que ela está por trás de um número crescente de mortes inexplicáveis dos animais em uma área.

Dirigido por Todd Haynes, o filme chegou a ser indicado ao Satellite Awards de 2020 nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator em Filme de Drama.

Advogado do Diabo (1998)

Nota: 7,5

Duração: 2h24

Provavelmente o mais conhecido dentre os filmes de advogado, ele gira em torno de Kevin Lomax (Keanu Reeves), um jovem advogado que nunca perdeu um caso em sua cidade no interior da Flórida e é contratado por John Milton (Al Pacino), dono do maior escritório de advocacia de Nova Iorque.

Enquanto Kevin Lomax está empenhado em defender seu cliente, sua esposa (interpretada por Charlize Theron) começa a sentir saudade da antiga casa do casal e testemunhar aparições demoníacas.

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)

Nota: 7,4

Duração: 2h11

Responsável por render à Julia Roberts o prêmio de melhor atriz no Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e Screen Actors Guild.

Pois bem, o filme conta a história de Erin, uma mãe de três filhos que trabalha como assistente legal e acaba por se envolver em um dos maiores casos jurídicos dos Estados Unidos, contra a empresa Pacific Gas and Electric, empresa acusada de envenenar a água de uma região norte-americana.

Dirigido pelo premiado Steven Soderbergh, o filme que também foi um dos maiores sucessos de bilheteria foi inspirado na história real de Erin.

O poder e a lei (2011)

Nota: 7,3

Duração: 2h

Neste filme dirigido por Brad Furman, Matthew McConaughey interpreta Mick Haller, um carismático advogado criminalista que trabalha no banco de trás de seu carro e é contratado para defender o milionário Louis Roulet (Ryan Phillippe).

O milionário está sendo acusado de assassinato, porém, o que parecia ser um caso fácil se transforma em uma história obscura que passa a colocar sua vida em risco.

Conduta de Risco (2007)

Nota: 7,2

Duração: 1h59

Michael Clayton (George Clooney) é um advogado endividado pelo vício em jogos de azar que faz o trabalho sujo para limpar o nome dos clientes de um dos maiores escritórios de advocacia de Nova Iorque.

Michael Clayton passa a discordar das próprias atitudes após Arthur Evans (Tom Wilkinson), o principal advogado da empresa, sabotar os casos de um dos clientes do escritório.

Suprema (2018) 

Nota: 7,1

Duração: 2h

Formada em Direito por Harvard e Columbia – duas das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos -, Ruth Bader Ginsburg (Felicity Jones) precisou lutar contra o machismo nas décadas de 50 e 60 antes de ser nomeada para o Supremo Tribunal.

Dirigido por Mimi Leder, o filme retrata a vida de uma das mulheres mais importantes na luta pela igualdade de gênero.

Código de Honra (2011) 

Nota: 6,8

Duração: 1h40

Finalizando nossa lista de filmes de advogados no Amazon Prime Video, Código de Honra começa após Vicky (Vinessa Shaw) contrair AIDS ao ser acidentalmente contaminada por uma seringa com o vírus HIV e desenvolver algo que pode ajudar a prevenir outros acidentes como esse.

Após as recusas em comprar a patente de seu produto, Vicky procura ajuda dos advogados Mike Weiss (Chris Evans) e Paul Danzinger (Mark Kassen) para ajudá-la no caso contra uma das maiores companhias médicas dos Estados Unidos.

Melhores filmes de advogado no HBO MAX

O serviço de streaming da HBO tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, por isso não podemos deixar de mencionar os excelentes filmes que estão disponíveis por lá. Confira os que separamos:

Questão de honra (1992)

Nota: 7,7

Duração: 2h18

Começando com um clássico do cinema indicado em 4 categorias no Oscar e  5 no Globo de Ouro.

O filme dirigido por Rob Reiner conta a história de um jovem advogado (Tom Cruise) que tenta descobrir a verdade por trás da morte de um soldado em uma base militar após surgir a suspeita de que ele havia sido morto por conta de um “alerta vermelho”, uma punição extraoficial ordenada por um oficial superior.

Luta por Justiça (2019)

Nota: 7,6

Duração: 2h16

O advogado idealista Bryan Stevenson (Michael B. Jordan), após se formar em Harvard, se muda para o Alabama, abandonando uma carreira lucrativa para defender prisioneiros desamparados pelas políticas públicas.

Desse modo, ele assume a causa de Walter McMillian (Jamie Foxx), um prisioneiro negro condenado injustamente por assassinato apesar das evidências que comprovam sua inocência.

O Caso Richard Jewell (2019) 

Nota: 7,5

Duração: 2h09

Baseado em uma história real, o filme dirigido pelo lendário Clint Eastwood conta história de Richard Jewell (Paul Walter Hauser), um segurança que se tornou um dos principais suspeitos de bombardear as Olimpíadas de Atlanta, em 1996, depois de ajudar inocentes a fugirem do local e avisar da existência de um dos explosivos.

O Juiz (2014) 

Nota: 7,4

Duração: 2h21

O arrogante e bem-sucedido advogado Hank Palmer (Robert Downey Jr.) retorna para sua cidade natal para o velório de sua mãe, quando descobre que seu pai, o juiz Joseph Palmer (Robert Duvall), está sendo acusado pelo assassinato de um antigo réu. 

Hank Palmer se vê obrigado a superar as desavenças com o pai e assumir a do caso.

Segredos Oficiais (2019)

Nota: 7,2

Duração: 1h52

Fechando nossa lista de filmes de advogado no HBO Max, o filme de Gavin Hood gira em torno de Katharine Gun (Keira Knightley).

Ela é uma espiã do governo britânico que fica famosa ao expor informações confidenciais da Agência de Segurança Nacional, que revelavam a pressão feita para que seis países votassem a favor da invasão dos Estados Unidos no Iraque, em 2003.

Melhores filmes de advogado no Globoplay

O serviço de streaming da maior rede televisiva do Brasil também conta com ótimos filmes de advogados no seu catálogo. Confira nossa seleção:

Leviatã (2014) 

Nota: 7,6

Duração: 2h21

Eleito o Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro de 2015, o filme russo dirigido por Andrey Zvyagintsev conta a história de um pai de família numa península na costa da Rússia que precisa recorrer a um amigo advogado em Moscou para enfrentar um governo local corrupto e evitar que sua casa seja demolida.

Carandiru (2003)

Nota: 7,5

Duração: 2h25

Único representante brasileiro na nossa lista, o filme dirigido por Héctor Babenco acompanha um médico sanitarista (Luiz Carlos Vasconcelos) que se oferece para realizar um trabalho no Carandiru, o maior presídio da América Latina.

Onde ele presencia a violência agravada pela superlotação, a precariedade dos serviços prestados e a animalização dos presos, mas também o sistema de organização interna e o lado frágil, romântico e sonhador dos homens cumprindo pena.

Carandiru é hoje um clássico do cinema nacional e provoca reflexões profundas sobre o funcionamento do sistema carcerário no Brasil.

Tempo de Matar (1996)

Nota: 7,5

Duração: 2h29

Nesse filme clássico de Joel Schumacher, Carl Lee Hailey (Samuel L. Jackson) é preso após assassinar, na frente de diversas testemunhas, dois réus que estavam sendo levados ao tribunal por estuprarem sua filha de dez anos. 

Além dos dois estupradores, um policial também ficou seriamente ferido. A cidade de Canton, no Mississipi, torna-se então um barril de pólvora com grupos racistas locais, como a Ku Klux Klan, iniciando revoltas violentas.

Além de Samuel L. Jackson, o filme conta com outras estrelas de Hollywood, como Matthew McConaughey, Sandra Bullock, Kevin Spacey, Oliver Platt, Donald Sutherland e Kiefer Sutherland.

O Mauritano (2021)

Nota: 7,4

Duração: 2h09

Fechando nosso post com os melhores filmes de advogado, o filme dirigido por Kevin Macdonald e que rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante no cinema para Jodie Foster conta a história real de Mohamedou Ould Slahi (Tahar Rahim).

Ele é capturado pelo governo dos Estados Unidos e passa mais de uma década na prisão de Guantánamo, até conhecer uma advogada disposta a enfrentar os obstáculos necessários para fazer justiça.

E aí, o que achou da nossa lista com os melhores filmes de advogado disponíveis nos serviços de streaming? Tem algum outro que deveria ser mencionado?

Caso você queira mais conteúdos para advogados, como esse, não deixe de acessar o blog da 3MIND, a maior agência de Marketing Jurídico do Brasil, que conta com uma equipe composta por experts em Marketing Digital nas mais inúmeras formações, de Advogados à Publicitários.