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Marketing Digital: Como vender mais no E-Commerce?

Você tem uma loja virtual e não sabe por onde começar para aumentar as suas vendas? A solução talvez seja o marketing digital para e-commerce, um conjunto de técnicas totalmente voltadas para as vendas online.

O marketing digital para loja virtual é comprovadamente a melhor opção. Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das empresas já escolheram o conjunto de técnicas digitais como estratégia de crescimento.

Porém, como funcionam as ações de marketing para e-commerce? Prossiga com a leitura e veja como aplicar a estratégia no seu empreendimento!

Como vender mais através do marketing digital para e-commerce?

“Apenas 5,5% das empresas entrevistadas divulgam as suas marcas apenas por ações publicitárias tradicionais e eventos.” (fonte: Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil)

O marketing digital se trata do conjunto de estratégias virtuais voltadas para a promoção de produtos, serviços e empresas no ambiente online. As estratégias de marketing digital são aplicadas em todos os canais virtuais com o objetivo de:

  1. Fortalecer o relacionamento com os clientes e parceiros
  2. Consolidar a marca no imaginário popular
  3. Produzir novas oportunidades para vendas na loja virtual

Para alcançar esses objetivos, o marketing digital tenta entender e solucionar as dores, desejos e necessidades do público-alvo. Para conseguir isso, o marketing online adota uma comunicação direta e personalizada.

Explicado tudo isso, podemos partir para a próxima dúvida: como montar o marketing digital para a sua loja virtual?

1. Comece montando o corpo do seu marketing online

De forma a montar as suas ações de marketing para e-commerce, é necessário abordar os 4 Ps do Marketing: praça, produto, preço e promoção.

  • A praça se trata dos canais de distribuição da empresa;
  • Para encontrar o produto, você precisa analisar a demanda do mercado e encontrar características que podem ser o seu diferencial;
  • Para montar o preço, você precisa adotar uma boa estratégia de precificação;
  • E na promoção, você deve propor benefícios que façam os consumidores escolherem o seu negócio.

2. Realize a segmentação do seu público

No marketing digital para empreendedores, a segmentação é essencial, pois apenas ela permite a comunicação mais direta e personalizada.

Você deve adaptar as suas ações de marketing para e-commerce de acordo com os diferentes tipos de segmentação:

  • Por geografia (localização do público-alvo);
  • Por demografia (idade, gênero, estado civil);
  • Por situação socioeconômica (renda e ocupação);
  • Por psicografia (estilo de vida);
  • Por comportamentos;
  • Entre outros tipos.

3. Defina um posicionamento

Para estruturar o seu posicionamento, é importante definir o seu branding. O branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca de sua empresa.

Para começar a defini-lo, faça perguntas básicas:

  • Quem é a sua marca?
  • O que ela oferece?
  • Quais são os seus diferenciais?
  • Quem é o seu público?

As respostas para essas perguntas básicas vão formar os seus principais argumentos de venda nas estratégias de marketing digital!

4. Escolha os seus canais de comunicação

Com os principais tópicos definidos, você só precisa escolher os canais de comunicação que mais se aproximam do seu público-alvo. É neles que ocorrerá grande parte do marketing digital para a loja virtual!

Quais são as técnicas de marketing digital para empreendedores online?

Até agora, o que você fez foi definir as bases para o seu plano de marketing. Para levar o plano em frente, você agora deve aplicar as principais técnicas de marketing digital para empreendedores virtuais. Quais são elas?

Inbound marketing

O inbound marketing, ou marketing de atração, se trata de um conjunto de estratégias voltadas para a atração, conversão, venda e conquista dos clientes.

A sua principal estratégia é o marketing de conteúdo, que cria conteúdos relevantes para as pessoas.

Basicamente, o conteúdo traz uma solução para as dúvidas, dores, necessidades e desejos dos consumidores.

Para ser construído, você leva em conta as personas que montou, que se tratam de representações semifictícias dos seus clientes ideais.

As soluções e a estrutura do conteúdo variam conforme a sua posição no funil de vendas, que é o caminho trilhado pelo consumidor até a compra. No topo do funil, o conteúdo é mais geral. No fundo, você é mais incisivo na apresentação do seu produto.

Mídia paga

O inbound marketing é, majoritariamente, uma estratégia de promoção orgânica. Para alavancar o seu e-commerce, é importante ter também uma estratégia de promoção paga, ou melhor dizendo, uma mídia paga.

Na mídia paga, você investe em ferramentas de divulgação das redes sociais e do Google para aparecer com mais destaque nos resultados. Ela acaba sendo bastante útil, já que é possível segmentar precisamente o público-alvo.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) se trata de um conjunto de práticas que visam otimizar os sites. Dessa forma, se espera alcançar a primeira página de resultados do Google, o que pode aumentar o número de visitantes da sua loja virtual.

Algumas técnicas que são aplicadas costumam ser:

  • Uso de palavras-chave estrategicamente localizadas na sua loja virtual;
  • URLs curtas, diretas e amigáveis;
  • Páginas com carregamento rápido e responsividade;
  • Produção de conteúdo relevante;
  • E por aí vai.

E-mail marketing

O e-mail marketing se trata de usar um e-mail corporativo para enviar conteúdos relevantes, notificações e promoções para uma lista de contatos segmentada. Ela é uma estratégia extremamente útil para nutrir o consumidor durante todo o funil de vendas.

Quais desafios você vai enfrentar para implementar o marketing para e-commerce?

O marketing para e-commerce enfrenta os seus desafios, principalmente se está começando agora a adotar as estratégias digitais. Os principais desafios que vai encarar são:

  • Como aumentar o número de visitantes no e-commerce;
  • Como transformar os visitantes em compradores;
  • Como se relacionar com os clientes e potenciais clientes;
  • Como analisar os seus resultados.

Você não precisa encarar os desafios do marketing digital para e-commerce sozinho – nós da Agência Gentileza ofertamos soluções para quem deseja o marketing online. Consulte agora um de nossos especialistas!