coluna

5 dicas para aliviar a dor de coluna

Quem sofre com a coluna sabe quanto a dor pode sugar as energias de uma pessoa. Atividades simples se tornam exaustivas, e qualquer movimento brusco pode acabar em uma fisgada forte que resulta em dias com a região dolorida.

Existem algumas ações que podem evitar que as dores apareçam, como trabalhar na postura correta, fazer alongamentos ao acordar, praticar exercícios, manter-se num peso adequado e até usar um tênis confortável, por exemplo.

Mas e quando a dor surge? O que pode ser feito para amenizá-la? Continue a leitura e encontre cinco dicas para aliviar dores na coluna. 

Assim, até buscar um tratamento adequado (que é a única real solução para esse tipo de problema), você pode agir para melhorar seu bem-estar e conseguir realizar todas as suas atividades com um pouco menos de sofrimento. Vamos lá?

1- Sempre alongue seus músculos

As dores na coluna, muitas vezes, são causadas pela tensão excessiva na musculatura em volta dela. 

Alongar é uma excelente forma de prevenir e aliviar as dores ciáticas, cervicais ou lombares, pois aumenta a elasticidade, ao mesmo tempo que fortalece os músculos e articulações.

Alguns exemplos de alongamentos são:

  • Dobrar o corpo para frente, levando as mãos e cabeça em direção aos pés;
  • Sentar no chão e esticar as pernas, tentando apoiar as mãos nos pés;
  • Esticar o pescoço nas laterais, para frente e para trás;
  • Entre outras opções.

Ademais, também é possível sentar sobre os calcanhares, encostar as palmas da mão no chão e esticar os braços para frente com o queixo encostado no peito. É importante repetir esses movimentos em 3 sessões de 30 segundos para cada alongamento.

2- Faça compressa morna na região dolorida

Aplicar calor moderado na região dolorida ajuda a relaxar as estruturas musculares tensionadas e aumenta a circulação sanguínea, aliviando a dor e ajudando na desinflamação do lugar.

É fundamental que a compressa não seja muito quente para não queimar a pele nem aumentar demais o fluxo do sangue na região, fatores que intensificam as dores em vez de tratá-la. É recomendado de 3 a 5 sessões diárias de 15 minutos.

3- Cuidado com postura nas atividades de seu cotidiano

Alguns hábitos simples em seu dia a dia podem proteger sua coluna ou amenizar desvios posturais que causam dor na coluna. Com pequenas atitudes, você pode preservar a saúde de suas costas e escapar das dores. 

Confira as mais simples e muito efetivas: quando estiver sentado(a), seja no trabalho, em casa ou dentro do carro, certifique-se de que seus pés estejam encostados no chão, e suas costas, totalmente apoiadas no encosto do assento.

Caso precise pegar algo no chão, lembre-se de flexionar os joelhos em vez de dobrar o corpo com a cabeça em direção ao chão. Ao caminhar, mantenha o abdômen contraído para dar apoio e manter a coluna na postura correta.

Por fim, evite se manter inclinado(a) ou curvado(a) por muito tempo. Caso seja necessário ficar nessa posição, faça intervalos a cada dez minutos, no máximo, para esticar as pernas e aliviar a pressão nas vértebras.

4- A postura durante o sono também é muito importante! 

Quando vamos para cama muito cansados, é comum se deitar de qualquer jeito e dormir por horas com a coluna “torta”. Existem algumas coisas que podem ser feitas para evitar isso, independentemente da posição em que você costuma dormir. 

Por exemplo, use um travesseiro mediano sobre a cabeça e outro embaixo dos joelhos para dormir de barriga para cima. Se você dormir de lado, use um travesseiro que mantenha sua cabeça alinhada com a coluna, dobre as pernas em 45 graus e ponha um travesseiro entre elas.

Por fim, quem dorme de bruços deve utilizar somente um travesseiro fino em baixo da barriga. Não utilize nada sob a cabeça.

5- Sem repouso adequado não existe alívio para a dor

Respeite seus limites. Sua coluna é a principal estrutura do corpo e, muitas vezes, os danos não podem ser reparados, somente amenizados. Mesmo que esteja cheio(a) de coisas a fazer, você não conseguirá fazer nada se a dor piorar.

Portanto, se estiver com dor ao chegar em casa depois do trabalho, acomode-se numa posição confortável que favoreça uma postura adequada e se mantenha assim até sentir a pressão na região dolorida diminuir e a dor amenizar.

Lembre-se de que para manter tudo em ordem você precisa estar com a coluna boa, e não dar um descanso para ela pode resultar em problemas sérios e difíceis de serem resolvidos.

As dores na coluna normalmente têm origem em processos degenerativos, má postura, movimentos repetitivos, traumas, sedentarismo e excesso de peso. Esses fatores podem afetar as vértebras, discos, nervos e ligamentos.

Por isso, é muito importante que além de seguir as dicas passadas aqui, você também procure um especialista para identificar as causas do problema e iniciar o tratamento adequado a fim de reduzir os danos, curar sua coluna, protegê-la e recuperar seu bem-estar.

Texto: Gustavo Marques