ERP

O que um ERP pode fazer pela sua empresa

Um sistema de gestão ERP permite o maior controle, visão ampla e decisões cada vez mais assertivas por parte dos gestores, permitindo que a empresa eleve sua lucratividade e competitividade no mercado.

Só por essa introdução já dá para ter uma ideia do que um ERP pode fazer pela sua empresa, não é mesmo?

Agora, pense bem, qual empresa de sucesso não tem processos bem definidos, é desorganizada, não tem comunicação e automação? Não conheço nenhum negócio que prosperou sem ter rotinas claras e bem definidas.

Para aumentar a eficiência da gestão empresarial foram desenvolvidos os ERPs (Enterprise Resource Planning), um software que contempla todas as informações da empresa em um único lugar.

Uma empresa com ERP tem seus processos otimizados, além de melhor controle em todos os setores e maiores fundamentos na hora da tomada de decisão.

Assim, ao invés de utilizar vários softwares para cada função específica da empresa e ter os dados “perdidos” em locais diferentes, o ERP engloba todos os processos, garantindo a troca de informações mais eficientes.

Por meio de um sistema ERP é possível diminuir os custos operacionais, reduzir erros, aumentar a eficiência produtiva, otimizar o gerenciamento, entre outros. 

Se você ainda não está convencido do que um ERP pode fazer pela sua empresa ou quer mais detalhes, veja os principais benefícios de contar com um sistema de gestão no seu negócio.

Maior eficiência nos processos

Os sistemas ERP podem automatizar diversos processos empresariais diários. Ele abrange todas as áreas e setores da empresa, como cadastros, compras, gestão de estoque, vendas, cobranças, informações contábeis e fiscais.

Como tudo está interligado em um mesmo software, dados lançados em um setor automaticamente são computados nos outros, reduzindo erros e gerando mais tempo para que os funcionários foquem em atividades mais importantes e que gerem mais receita.

Lembre-se que processos ineficientes significam maiores custos e podem ser prejudiciais, especialmente para pequenas e médias empresas.

Melhor planejamento e gestão empresarial

O sistema ERP fornece dados atualizados, integrados e precisos da empresa, além de gerarem relatórios gerenciais que auxiliam no planejamento de atividades e nas tomadas de decisão.

Dessa forma, fica muito mais fácil visualizar e identificar processos que devem ser melhorados, onde pode cortar custos, o que gera mais resultado, etc.

Eliminação de processos manuais e automatização de tarefas

Não dá mais para acumular pilhas de papéis e utilizar de métodos manuais para o controle de processos. O uso de planilhas físicas está muito passível ao erro e informações desconexas que dificultam e atrasam as decisões.

Uma empresa com ERP elimina essas interfaces manuais e automatiza diversos processos trabalhosos e que levavam muito tempo.

Dessa forma, o trabalho é feito de forma muito mais ágil, sem desperdício de tempo e dinheiro. 

Como todos os processos são integrados, não há mais tempo perdido com inserção de dados e conferência de informações, permitindo que os funcionários se foquem em atividades mais importantes.

Melhor controle do financeiro

O ERP conta com ferramentas importantes para o controle eficiente do financeiro, como fluxo de caixa, contas a pagar, orçamentos, faturamento, ordem de serviço, boletos de cobrança.

Existe ainda a possibilidade de enviar esses dados facilmente para a contabilidade, além da elaboração de DRE e do balanço patrimonial.

Logística mais eficiente

Processos logísticos eficientes são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer negócio, já que esse setor desempenha influência diretamente em todas as outras áreas.

O ERP permite um controle maior para a compra de matéria-prima, estoque, distribuição, recebimento de mercadorias, emissão de nota fiscal, entre outros.

Controlando de perto essas tarefas, a empresa é capaz de produzir e vender mais, além de evitar desperdícios e mercadorias paradas, atrasos. Tudo isso influencia não só no financeiro, mas também na satisfação dos clientes.

Rápida identificação e solução de problemas 

Para uma empresa funcionar bem e gerar resultados satisfatórios, todos os setores devem caminhar juntos, de modo que uma falha em um processo pode comprometer todo o sistema.

Uma empresa com ERP consegue “enxergar” melhor todos os processos e identificar possíveis problemas com antecedência, evitando que isso se torne algo de mais difícil resolução.

Comunicação ágil 

Com a adoção de um EPR na empresa, os setores que antes ficavam “isolados”, passam a se comunicar com muito mais eficiência. Isso permite que cada núcleo concentre seus trabalhos em um mesmo objetivo geral.

Elimina as preocupações burocráticas

Problemas fiscais dão uma dor de cabeça para qualquer empresa. Por isso, é preciso ficar atento e em conformidade com os processos regulatórios.

A maioria dos sistemas ERP já está equipada com os princípios contábeis e são atualizados quando há mudanças.

Maior segurança nos dados

Além de proporcionar dados mais precisos do negócio, um sistema ERP mantém as informações da sua empresa em segurança.

O software faz o backup centralizado de todos os dados críticos e alguns sistemas de gestão os armazenam na nuvem, garantindo o acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Apesar de integrar todos os setores, o gestor pode limitar o acesso de cada colaborador criando perfis com acesso restrito a determinadas áreas predeterminadas. 

Portanto, os dados permanecem centralizados, mas cada setor só terá acesso ao que o gestor permitir.

Por que ter um ERP na empresa?

Se você está buscando por maior produtividade, redução de custos, organização, dados precisos, crescimento e maior lucratividade para a companhia, um ERP pode fazer isso pela sua empresa.

Essa ferramenta de gestão proporciona benefícios para todos os tipos de negócios, sejam eles físicos ou on-line, grandes ou pequenos, com centenas de funcionários ou individual.

Para se manter competitivo no mercado,  pode ser a sua principal aposta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da GestãoClick.