O que são stakeholders e qual a importância para uma microempresa?

Esse é um dos termos mais usados nas empresas atualmente, mas nem todos conhecem seu significado e importância.

Qual a relação dos stakeholders e o microempresário

As empresas atualmente possuem muitos termos estrangeiros no cotidiano. Alguns deles podem até confundir a cabeça. Se “stakeholders” for um deles, não precisa mais se preocupar. Neste texto, todas as dúvidas sobre ela serão sanadas. 

Em uma tradução livre, stakeholders significa “parte interessada”. Mas o que isso tem a ver com uma empresa? De acordo com Robert Freeman, o inventor do termo, as companhias não devem prestar atenção apenas no lucro ou prejuízo. É essencial que se preocupe com as pessoas envolvidas no projeto também, como investidores, acionistas, funcionários e comunidade. 

Freeman pensou esse termo nos anos 60, antes de investidores e clientes serem tão ativos em relação a uma marca. Se antes era apenas uma teoria, os stakeholders são fundamentais para todos os tipos de companhia. Desde grandes corporações, até mesmo para microempresas. 

Para este artigo, o foco será nos microempreendedores. Empresas que ainda não possuem um capital grande e uma comunidade pequena. Para esse tipo de projeto, os stakeholders são ainda mais importantes, pois eles estão bem próximos. Situação diferente de uma grande empresa, como a CVC, que tem acionistas nos quatro cantos do Brasil. 

Foram selecionados os principais tipos de stakeholders de um microempreendedor. Saiba como lidar e qual a importância de cada um deles no projeto.

Quais os stakeholders de uma microempresa? 

Investidor

O principal stakeholder que o microempreendedor deve se preocupar é o investidor. É aquela pessoa que vai ajudar financeiramente no começo do projeto. Nestes casos, é quase sempre um amigo, parente ou um sócio. 

Como o negócio ainda é pequeno, ele não quer saber apenas se está lucrando ou quando ele terá o retorno do dinheiro investido. O microempreendedor deve dar satisfação sobre os processos que estão sendo feitos e como esse dinheiro está sendo investido. 

O investidor é parte interessada no projeto, então, deixe ele sempre a parte do que está acontecendo. Afinal, empresa não vai ter futuro sem o capital do investidor. 

Cliente 

Antigamente, havia poucos canais de comunicação para tecer críticas em relação a um produto. O site Reclame Aqui, que foi criado no começo dos anos 2000, era um dos poucos lugares onde clientes poderiam comentar sobre a experiência com o produto. 

A situação é completamente diferente nos dias de hoje. O cliente não hesita em fazer comentários sobre uma empresa numa rede social. As empresas até contratam influenciadores para falar bem do produto no Instagram. 

O cliente é um dos principais stakeholders. Mesmo o projeto sendo o mais revolucionário, sem uma clientela, não vai para frente. Sendo um microempreendedor, é preciso investir na jornada do usuário, que vai desde o primeiro contato com a sua marca até o atendimento depois que o serviço for executado. 

Uma das maneiras de aproximar o cliente a sua marca é sempre oferecer um canal de comunicação. Exemplo de empresa que faz isso é a PagSeguro, oferecendo muitas opções para as pessoas falarem com a empresa

Colaboradores 

Um microempreendedor não tem uma quantidade muito grande de colaboradores. Mas os poucos que ele tiver, são stakeholders fundamentais. 

Desde o início do projeto, é muito importante oferecer uma infraestrutura para a execução do trabalho. Um computador com boa qualidade, softwares para organização do serviço e um espaço confortável para tudo isso ser feito. 

Assim como é feito com os investidores, deixe os colaboradores sempre informados do que está acontecendo com o projeto. 

Concorrentes 

Isso mesmo. Até os concorrentes são stakeholders para uma empresa. No caso de um microempreendedor, será necessário fazer análise do que eles estão fazendo. Algumas coisas terá que fazer igual a eles. Mas a pesquisa também será fundamental para encontrar as diferenças. 

Desde os clientes até os investidores, todos têm um valor elevado para um negócio, principalmente se ele é pequeno. Dê o valor necessário para cada um dos stakeholders para o projeto decolar.