O que o website da Rádio deve ter

Sua Rádio já marca presença na internet? Ou ainda não tem um website? Pois bem, cada dia que passa, mais dentro da era digital estamos. 

Para o âmbito da comunicação não seria diferente. Uma das práticas mais comuns dessa evolução é a transformação digital das rádios. 

Ou seja, as rádios cada vez mais utilizam plataformas digitais para chegarem até seus ouvintes, seja através do site da rádio com o canal de streaming de áudio e vídeo ou a utilização de aplicativos.

Pensando sobre esse assunto, bem como na velocidade em que estão se modernizando, vários desafios são identificados, sendo um deles a criação de um website.

Aqui serão apresentadas algumas informações relevantes sobre o que um website para rádio deve ter. Continue a leitura!

Por que ter um website para rádio?

Uma vez que os ouvintes estão presentes em massa na internet, logo a web se torna o melhor lugar para divulgar sua rádio. Assim, não precisará se preocupar com divulgações offline, por exemplo.

Além disso, atualmente as pessoas preferem a comodidade de escutar a rádio por meio de um site ou do aplicativo da rádio do que sintonizar na antena. 

Sem contar que muitas pessoas procuram algo para o ouvir o tempo todo, seja durante o expediente de trabalho, na academia ou durante o trajeto de carro.

Percebe-se, assim, que estar acessível na internet é a melhor forma de atingir o seu público. Mas não será necessário abandonar o estúdio para fazer isso. 

Quanto mais ouvintes você tiver, mais lucro terá, já que muitos anunciantes vão querer estar contigo nessa.

Sendo que, além de anunciantes, também poderá utilizar o Google Adsense para “alugar” um espaço em seu site para exibição de anúncios publicitários em troca de remuneração.

Enfim, confira o que é necessário ter no website da sua rádio para atrair mais ouvintes e alavancar sua audiência.

1 – Website responsivo

De nada adianta ter um website lindo, cheio de conteúdo interessante e um streaming de qualidade, se ele não se adequar aos diferentes dispositivos que o ouvinte pode utilizar para escutar sua rádio. 

Isto é, ele precisa ser responsivo para ser acessado seja pelo celular, tablet ou computador, uma vez que isso ajuda até na aparência do seu website. 

Imagine só, o ouvinte ao acessar o site da rádio pelo smartphone não consegue clicar no botão de “play” do streaming porque o site não é responsivo em celulares. 

Com certeza, esse ouvinte vai desistir de ouvir sua rádio e vai procurar outra em que ele consiga acessar com comodidade pelo telefone móvel. Não é algo que você queira que aconteça, certo?

Dessa forma, é necessário que haja investimento na responsividade do website para atrair ainda mais os ouvintes.

2 – Streaming de qualidade

O seu website precisa ter um streaming que funcione plenamente, sem quedas ou alto delay. Seja streaming de áudio ou streaming de vídeo, é recomendado que dê preferência à empresas fornecedoras desse tipo de plataforma, cujo servidor esteja no Brasil

Pois, assim, garante maior estabilidade e o menor delay possível para o sinal da sua rádio. 

Afinal, qual ouvinte vai querer escutar uma rádio que o sinal cai a todo momento ou o streaming trava durante uma notícia importante ou música que ele esteja ouvindo?

3 – Menos é mais

Essa máxima tem tudo a ver quando o assunto é ter um website. Quanto mais clean (limpo) for seu site visualmente, mais fácil será o carregamento da página e mais engajado o ouvinte ficará.

Afinal, será mais fácil achar botões, localizar todos os itens que compõe a estrutura do site, enfim, a interação se tornará simplificada.

4 – Suporte técnico

É imprescindível investir em uma equipe que auxilie na criação e manutenção do website. Por mais que pareça ser fácil criar um site do zero, problemas podem surgir.

Por isso, ter uma equipe à disposição para mexer nas configurações do site é primordial, ainda mais quando se trata de uma página que possui o play de streaming integrado.

Uma dica é procurar por sites administráveis, que já possuem uma estrutura pré-pronta.

Inclusive, em alguns já existem até as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) aplicadas, o que ajudará o website da sua Rádio ranquear melhor nos mecanismos de busca.

Páginas importantes para ter no website

Ao organizar o seu website, algumas páginas são fundamentais. Veja abaixo algumas sugestões de quais implementar e qual conteúdo colocar: 

1 – Página inicial

Também chamada de home page, é a primeira página do seu site, aquela que o usuário verá primeiro. 

Insira todas as informações que o ouvinte precisa saber nessa primeira página, como play do streaming de áudio, streaming de vídeo, notícias e informações sobre as redes sociais e WhatsApp, por exemplo. 

Invista também em uma boa aparência, como dito anteriormente: quanto mais clean, melhor.

2 – Sobre a Rádio

Crie uma página contando a história da rádio. Utilize recursos de texto e imagem para falar sobre como a rádio surgiu, quem são os locutores, quais as programações diárias e de quais projetos sua rádio participa ou implementou.

Também poderá fornecer informações sobre a formação de cada integrante da equipe, bem como apresentá-los por meio de fotos.

Além passar mais credibilidade para o ouvinte, gera engajamento, uma vez que as pessoas são curiosas para saber de quem é aquela voz que tanto ouvem no dia-a-dia.

3 – Contato

Importante ter uma página destinada aos dados de contato, para caso o ouvinte ou anunciante queira falar com sua rádio eles consigam, sem precisar se esforçar para obter um número de telefone ou e-mail. 

Pois, isso pode contribuir para futuras parcerias, dúvidas, receber algum feedback ou participar de promoções da sua rádio. 

Opte por inserir um formulário, mesmo que simples, em que o usuário consiga preencher com seus próprios dados e que ao clicar em “enviar” chegue diretamente no e-mail da rádio.

4 – Notícias e anunciantes

Se na sua rádio vocês anunciam notícias, sejam estas regionais ou globais, crie uma página destinada a manter as principais notícias narradas durante a programação. 

Além de ser um canal para o ouvinte se manter atualizado, junto às buscas geradas nos mecanismos de pesquisa, poderá trazer mais tráfego para o seu website. 

Aliás, invista em uma página e em espaços dentro da página principal para divulgar seus anunciantes

Afinal, sua rádio poderá lucrar tanto com os anúncios feitos dentro do programa, como com aqueles aplicados dentro do website. É mais uma forma de conseguir mais investidores para sua rádio.

Utilize técnicas para gerar conversão 

Para que uma estratégia de conversão seja efetiva, é necessário que você conheça bem o seu público. Uma vez que os públicos variam de empresa para empresa, ou melhor, de rádio para rádio.

Acompanhe as estatísticas do seu site através de relatórios inteligentes, verifique dados como a localização em que seu ouvinte mora, qual faixa etária, escolaridade. Inclusive, observe os acessos ao streaming transmitido pelo seu website.

Veja qual o horário de pico da audiência, quais músicas são mais pedidas, qual momento da programação gera mais engajamento, seja por telefone para pedidos de música ou participação em promoções.

1 – Landing pages no website 

Aposte no uso de landing pages em seu website para ter mais conversões. A landing page nada mais é que uma página destinada à captação de e-mail ou telefone, entre outras informações sobre seu ouvinte.

Para criar uma landing page, primeiro defina qual será o objetivo dela. Pode ser o preenchimento de um formulário para pedir música ou para que o ouvinte mande um abraço para um amigo ou familiar, até mesmo para participar de alguma ação promocional. 

Como também pode ser uma forma da sua rádio disponibilizar algum arquivo para o ouvinte baixar.

2 – Utilize o PUSH no aplicativo 

O PUSH são mensagens enviadas diretamente para o celular dos usuários que fizeram o download do aplicativo da sua rádio. 

Para entender melhor, é como se fosse um SMS. Age da mesma forma, enviando mensagens para os ouvintes que baixaram o app, mesmo que o aplicativo esteja desligado, a mensagem chegará da mesma forma.

Assim, você consegue se comunicar efetivamente com seus ouvintes, criar interação, levar notícias e consegue até divulgar promoções próprias da sua rádio como também dos seus anunciantes. 

Imagine poder levar, por exemplo, o seu ouvinte a preencher a landing page do seu site apenas por ter enviado um PUSH. Bem prático, concorda?

Espera-se que com essas dicas você possa criar seu website e alavancar seus resultados, além de aumentar exponencialmente sua audiência. 

Lembre-se que é errando que você conseguirá entender como um website funciona e quais as estratégias mais indicadas para aplicar na sua rádio.Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Stream.

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