O que é Cultura organizacional e como fortalecê-la

Toda organização tem sua forma de trabalhar, suas próprias regras, linguagem, fatores, dinâmicas e objetivos. Todo esse conjunto é baseado não somente na visão da empresa, mas também é relacionado a como as pessoas que se encontram nela visam e projetam o seu sucesso.

A cultura organizacional é a forma como as organizações selecionam padrões e regras para alcançarem tais objetivos.  

A cultura organizacional é um fator determinante para a definição de um padrão de comportamento e engajamento das expectativas dos colaboradores com a empresa.

Atualmente, o maior desafio do RH tem sido criar e manter um padrão de cultura que coincida com o objetivo da organização. Nesse artigo, explicaremos mais a fundo como aplicar e fortalecê-la. Vamos lá?

O que é cultura organizacional?

Como dito, a cultura organizacional é um fator determinante para a definição dos padrões de comportamento e engajamento dos colaboradores.

A cultura pode ser definida pelo conjunto de valores, regras, padrões e características compartilhadas pelos membros da organização. Esse sistema dá fundamento para todas as atividades de uma organização, tornando-a exclusiva.

A cultura é baseada em decisões conscientes e inconscientes feitas principalmente pelos líderes da organização. O mercado em que a empresa está inserida, ou seja, a ética e moral seguidas dentro dos padrões, influenciam na determinação da cultura.

Por exemplo: se vivem um momento em que se há muita concorrência, é necessário que a cultura seja de resiliência, no qual os colaboradores tenham a visão de sempre estarem aptos a correrem atrás do seu lugar no mercado. 

Ao observar os colaboradores da sua empresa é possível identificar particularidades que ajudam a fortalecer a cultura, como por exemplo, o comportamento das pessoas, como reagem a riscos, detalhes, qual o nível de consideração por novas propostas, como se relacionam com os objetivos e como organizam seu trabalho em equipe e o desenvolvimento individual. 

 

Ao criar uma cultura para sua empresa, será idealizado a maneira como os colaboradores devem se portar no dia a dia, criando uma identidade exclusiva da organização. 

Tal prática é um processo que deve considerar como será interpretada por todos ou como impactará nos processos de trabalho, comunicação e relação. 

 

Qual o impacto da Cultura organizacional na sua empresa?

Ao entender qual o comportamento e o engajamento dos colaboradores dentro da organização, é possível alinhar pontos de mudanças e melhorias a serem feitas.

Gerenciar todas essas informações pode ser uma tarefa difícil, mas é de extrema importância para que as mudanças e projetos da cultura sejam viáveis. 

Sem uma cultura clara, os colaboradores não terão um caminho claro do objetivo da empresa. É importante deixar claro os valores que a empresa preza para que seus funcionários tenham essa referência de para onde devem seguir.

Quando uma pessoa se engaja com os valores da empresa, terá um aumento de produtividade.

Além disso, ter uma cultura bem definida, provoca um fortalecimento de relações entre funcionários e da marca perante a concorrência.

Outro grande impacto positivo é a retenção de talentos. Com uma cultura bem definida é possível extrair o máximo de seus colaboradores e valorizar o trabalho humano, dessa forma, quando os valores são compatíveis, é possível trabalhar com a retenção desses funcionários. 

Entender a importância da cultura organizacional nas contratações de novos talentos é saber que nos processos seletivos, o recrutador deve saber identificar os talentos mais adequados às características da empresa.

Quando o candidato se encaixa no perfil dos funcionários e na filosofia da empresa, será possível ter uma equipe de alta performance. 

Como implementar a Cultura organizacional na minha empresa?

O ponto inicial para desenvolver a cultura organizacional em sua empresa é entender quais valores que você gostaria de passar para seus clientes, ou seja, como você quer que sua empresa seja vista internamente e externamente e quais palavras você gostaria que fossem usadas para defini-la.

Ao ter as respostas para essas perguntas e ter tudo concreto e definido, será possível seguir os próximos passos. Partimos então para a definição dos valores e características que você acredita corresponder com sua empresa.

Após definido, é hora de trabalhar com a propagação desses valores, junto com frases características que fortaleça a sua marca.

Lembre-se sempre que a ação deve ser muito bem vista para que essa atitude sustente o desenvolvimento da cultura.  

Foque no fortalecimento da sua cultura, não tente incluir todo mundo, alguns colaboradores podem não se sentir incluídos, mas ao longo do tempo, os talentos que se identificarem com os valores aparecerão e ajudaram a moldar a cultura. 

Escute a liderança, a opinião deles deve ser valorizada. Normalmente, funcionários em cargos de lideranças costumam se identificar mais com a cultura da empresa.

Então, peça ajuda a eles na criação e implantação da cultura. Com a ajuda dos líderes, será possível criar rituais para reforça-la no cotidiano. Realizar eventos, palestras, conversas que condizem com o que você quer passar, ajudará muito na credibilidade da implantação. 

Como último ponto de implantação, é sempre importante lembrar de contratar pessoas compatíveis com a cultura.

Um currículo muito bom não deve ser o único foco na hora de contratar pois a pessoa pode ser contratada pelas competências técnicas mas demitida pelo comportamento, caso a mesma não se identifique com os mesmos valores.

Ou seja, para que sua empresa não corra o risco de ter uma rotatividade alta, é necessário contratar pessoas que estejam de acordo com os costumes e dinâmicas da organização. 

O processo de implantação da cultura organizacional pode não ser fácil, por isso é considerado um dos maiores desafios do RH.

Mas quando o processo é implementado, o RH terá diversos benefícios e resultados que poderão demonstrar como o RH consegue trazer indicadores de extrema importância para a empresa.

Ajudando dessa forma, a reduzir a rotatividade, aumentar a produtividade da empresa e muito mais.

Tenha atenção para manter os valores vivos e que o fortalecimento da cultura aconteça diariamente entre todos que estão presentes dentro da organização. 

Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Nesse artigo iremos tratar um pouco mais sobre clima organizacional e como ele impacta na cultura da sua empresa. Clique aqui para continuar lendo. 

Este conteúdo foi produzido originalmente por Renata Araújo, analista de marketing da Sólides.