escola

Serviços para a formação cultural na escola

Os procedimentos para abrir uma escola são complexos, pois este é um espaço que é responsável por crianças e adolescentes em sua formação intelectual e cultural.

Por isso, é necessário definir elementos como:

  • Associação da empresa;
  • Contabilidade e regime jurídico;
  • Administração;
  • Parte pedagógica;
  • Local da escola;
  • Equipe e quadro docente;
  • Registro em conselho.

Além destes detalhes, a escola precisa contar com o uso de uma camisa de empresa bordada ou da uniformização dos alunos e colaboradores. Para além destes processos, existem outras dicas importantes.

A definição do público-alvo

Um aspecto essencial dentro de um ambiente escolar é investir na escolha do público-alvo. Isso é importante pois influencia no processo de adaptação dos espaços, na contratação dos profissionais, na compra de móveis e até mesmo na escolha da linha pedagógica.

Muitas escolinhas funcionam como creche e bercario 2, trabalhando com crianças de 6 meses a 3 anos de idade. Neste tipo de escola é necessário realizar diversas adaptações do local com a inserção de berços, tapetes de borracha, cadeirinhas e assentos para a alimentação e banheiras de bebês para o banho.

No caso de crianças entre 3 a 5 anos, é iniciado o ensino maternal, realizando mudanças nas salas dependendo do tamanho e do crescimento das crianças.

Por exemplo, no ensino fundamental, que pode atingir crianças entre 9 a 14 anos, as salas já são adaptadas com cadeiras e mesas de assento, assim como quadros. Isso vale também para o ensino médio, com salas mais adaptadas a um ambiente de estudo intenso.

As áreas de lazer e espaços externos também sofrem variação dependendo do público, e por isso é essencial saber a faixa etária abordada pela empresa.

Serviços que podem complementar o ensino

Além da necessidade de escolher um público-alvo para adaptar o local de acordo com as necessidades, as escolas podem ir além e obter um diferencial diante da concorrência. Um dos diferenciais que a escola pode oferecer é a modalidade do ensino integral.

Muitas famílias têm optado por este tipo de escola, exatamente pelo fato do horário de trabalho da maioria ser comercial, ou seja, das oito da manhã até as cinco horas da tarde.

Neste caso, em muitas ocasiões, a criança não tem onde ficar. Por isso, se a escola oferecer um serviço integral, a criança ou adolescente pode ter contato com o ensino base em um dos turnos e no outro, investir em seu desenvolvimento.

Dessa forma, é possível realizar práticas como:

  • Esportes e exercícios físicos;
  • Idiomas;
  • Artes e pinturas;
  • Música;
  • Informática ou robótica.

Estes serviços são essenciais para que a criança e o adolescente consigam ter uma formação complementar, além do básico oferecido nas salas de aula.

Por exemplo, ensinar sobre música ou um instrumento musical com aula de teclado para iniciantes gospel, ou bateria e violão, são importantes para a criança expandir seu conhecimento cultural e intelectual, além de desenvolver habilidades motoras por meio do aprendizado com os instrumentos.

Diante disso, é importante contar com profissionais especializados em música para compartilhar os seus conhecimentos com as crianças e adolescentes.

Para ter aulas de teclado musical ou de outro instrumento musical, o aluno poderá desenvolver habilidades como:

  • Conhecimento sobre cultura e origem do instrumento;
  • Descobrir novas habilidades, como vocal;
  • Melhora a capacidade de memorizar elementos;
  • Autoconfiança para aluno;
  • Traz maior disciplina em relação ao processo de aprendizado.

Para o processo de expansão de conhecimentos, a escola pode investir em uma aula de escaleta, que é um instrumento musical diferenciado, conhecido por ter um som mais melódico e sua semelhança estética com um teclado, só que de porte pequeno.

Este instrumento conta ainda com uma harmonização que é feita na boca, desenvolvendo ainda mais habilidades para os alunos.

Por fim, para complementar o processo de aprendizagem e inovação, a escola pode investir em salas de robótica, informática e tecnologia para que os alunos desenvolvam interesse pela ciência.

Levando em conta que na escola somos formados em diferentes pontos e aspectos, quanto maior for o contato das crianças com este tipo de conhecimento, maior o interesse pela educação e ciência.

Para isso, é importante que a escola preza por bons profissionais, conforto nos laboratórios e espaços, assim como na manutenção por meio da contratação de uma assistencia tecnica de informatica computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *