empresas

O processo de logística nas empresas

As empresas, para fazer com que sua produção chegue até o cliente, precisam se desprender de diversos métodos e processos para que o produto chegue ao seu destino sem que tenha avarias. Além do mais, ocorre também processos de gerenciamento de estoque e de mercadorias, tudo para que o investimento inicial e final não se perca.

O nome de todos esses processos são chamados de logística e, a logística nada mais é que um conjunto de operações integradas afim de tratar e cuidar dos suprimentos e das distribuições dos produtos de maneira organizada.

De forma geral, para que a logística ocorra da melhor forma é preciso:
  • Planejamento;
  • Coordenação;
  • Organização;
  • Execução.

Todas essas etapas visam o controle das atividades da empresa ou indústria, como a aquisição de matéria-prima até a produção, seja de contentor de lixo 1000 litros seja para qualquer outro tipo de produto.

Ter um gerenciamento de estoque e também de controle dos processos de produção garante a empresa um processo mais eficaz, adiantando-se aos problemas que podem ocorrer.

Assim, podemos reafirmar que a logística trata de movimentação de materiais, tanto externo como interno, desde a chegada de matérias-primas, gerenciamento de estoques e também as distribuições do produto e assim por diante.

Condomínios logísticos: o que são?

O condomínio logístico nada mais é que um lugar que serve de apoio para as indústrias. Isso é, para a facilitação dos suas operações, uma vez que elas se tornaram mais complexas.

Dessa maneira, o condomínio logístico visa colocar no mesmo local o recebimento e também o processamento de mercadorias.

Com isso, a ideia do local nada mais é que um lugar próximo as grandes cidades que ajudam no recebimento de centenas de cargas a serem distribuídas pelo país.

Um condomínio logístico pode ser usado apenas para a descarga de materiais e, em outros modelos, pode oferecer o serviço de descarga e também de armazenagem.

Assim, cada condomínio terá uma função que pode se enquadrar. Desse modo, esse condomínio nada mais é que um galpão para o manejo das mercadorias e das matérias-primas.

Tecnologias para a logística das empresas

Além dos condomínios logísticos presentes no dia a dia do profissional da logística, esse ramo da administração precisa todos os dias se atualizar.

Afinal, a logística é muito mais do que levar a cortina de PVC em tiras que veio da China para algum lugar do Brasil.

Afinal, ela envolve um conjunto de fatores de gerenciamento que possibilita que uma empresa seja mais eficiente que a outra.

De olho nesses processos logísticos que iremos falar sobre algumas tecnologias que tem como objetivo ajudar no aceleramento dos processos logísticos.

Isso porque a  tecnologia possibilitou que houvesse uma maior definição do planejamento estratégico, tomadas de decisão e também de controle gerencial.

Assim, muito mais do que um galpão para alugar ou um modal mais eficiente, a logística trabalha com tecnologias a fim de garantir que todo o processo acorra de maneira correta e eficiente.

São algumas dessa tecnologias:

1. WMS

O WMS nada mais é que uma ferramenta de controle de estoque que possibilita que a empresa identifique os produtos armazenados por meio de diversos processos e classificações, como armazenamento, separação e emissão de itens.

O WMS é um software que permite que haja um aumento de produtividade e redução de perdas.

2. TMS

O TMS também é um tipo de softwate que permite o gerenciamento de fretes, desempenhos de motoristas e, por último, o rastreamento de mercadoras.

Esse é um sistema que possibilita integrações em todos os níveis da logística, assim, tem uma cobertura maior.

Além disso, esse sistema também permite que haja emissão de nota fiscal, emissão de manifesto eletrônico de carga e emissão de RPA (recibo de pagamento autônomo).

A vantagem desse software é que ele permite o controle de custos e estoques, além de um planejamento de rotas mais eficientes e gerenciamento de documentos.

3. Embalagens flexíveis para empresas

Além de softwares de rastreio e controle, uma outra ação para garantir que o processo logístico funcione é o cuidado com as embalagens.

Usar embalagens flexíveis são de extrema importância pois garantem que a mercadoria seja íntegra, tornando-se um diferencial. Esse tipo de embalagem é bastante comum nos produtos de limpeza, higiene e alimentação.

Assim, vimos que a logística tem diversos processos que possibilitam que seus processos sejam eficientes e garantidos, tornando as empresas mais seguras e firmes.