planejamento

Quais os principais erros ao montar um planejamento logístico?

Não há como negar que um dos grandes problemas das empresas nos dias de hoje é a falta de planejamento logístico.

Afinal de contas, vivemos em uma época muito imediatista, onde se quer ver resultados o quanto antes for possível.

No entanto, se não houver uma base sólida, as chances de um negócio ruir é bem grande. Por isso, é necessário saber quais os principais erros ao montar um planejamento logístico.

Até mesmo porque, quando não se tem esse cuidado, a empresa acaba se tornando suscetível a problemas como falha de cumprimento de prazos, perda de encomenda, falta de materiais etc.

É preciso bastante organização para poder evitar esse tipo de erro e fazer com que a sua sempre caminhe para o sucesso.

Então, para os que querem saber quais os principais erros ao montar um planejamento logístico, é só continuar a leitura nos parágrafos seguintes.

Quais os principais erros ao montar um planejamento logístico?

Existem diversos problemas que podem surgir ao montar um plano logístico. No entanto, entre os principais, podemos citar os seguintes:

1. Falta de um planejamento logístico eficiente

Um dos grandes problemas dos gestores é que, quando o desempenho de uma empresa está bom, eles acabam deixando de se preocupar com os resultados.

No entanto, esse tipo de atitude pode levar a diversos problemas, uma vez que o mercado oscila com bastante frequência, por mais que não tenha direta ligação com o seu negócio.

Fato é que todo processo logístico detém várias etapas, sendo que algumas delas são mais complexas do que outras.

Dentro do transporte, por exemplo, é preciso pensar sobre como:

  • Transportar as mercadorias no container
  • Processo de armazenagem;
  • Planejamento de rotas;
  • Entre outros.

Mas, quando não se tem um bom planejamento, isso pode acabar resultando em resultados ineficientes e custos muito elevados.

Quanto a esse respeito, devemos informar que todo bom planejamento precisa ter bom indicadores de performance e métricas claras.

Assim, torna-se possível monitorar o desempenho do negócio, produtividade, vendas e também a qualidade de todos os produtos e serviços.

2. Baixo preparo da equipe

Outro grande problema é ter uma equipe com baixo preparo para realizar algumas ações, algo que pode ser bastante prejudicial.

A equipe de logística também deve estar bem preparada para poder lidar com os clientes, de modo a oferecer uma excelente experiência de compra.

O ideal é que todos os colaboradores estejam aptos a aplicar boas práticas de gestão de estoque e entendam sobre o ciclo de pedidos.

Assim, é possível garantir que tudo aconteça de acordo com o planejamento da empresa.

Tenha em mente de que haverá repercussões negativas caso o produto em questão chegue com qualquer tipo de avaria ou mesmo atraso.

Mas, quando se tem uma equipe que entende e domina todas as operações do fluxo de cadeia, acaba se tornando um processo muito mais eficaz.

3. Descumprimento de prazos com falta de pontualidade

Na verdade, esse é um erro que tem direta ligação com todos os demais descritos até o presente momento.

Não ser pontual com seus prazos é uma falha gigantesca em todo o seu planejamento gerencial, tornando-se um ponto crítico dentro das empresas.

Essa é a razão pela qual os gestores de empresa devem enxergar esse fator como sendo a maior prioridade.

Caso se negligencie esse aspecto, acaba colocando toda a empresa em risco, haja vista que fere a sua relação com os clientes e a reputação no mercado.

4. Não investir em tecnologia e automatização

Hoje em dia, os avanços tecnológicos têm sido excelentes para manter a organização empresarial. Por isso, não investir em tecnologia de ponta e automação é sim um grande erro.

Quando se tem um sistema como esse, acaba sendo possível minimizar erros, o que diminui as chances de inconsistências, extravios, desperdícios etc.

As tecnologias mais avançadas ainda permitem se antever a possíveis problemas com a sua frota, de modo a trocar as peças para caminhões em momentos corretos, para evitar acidentes ou algo pior.

Podemos afirmar ainda que a tecnologia oferece a todos os gestores a possibilidade de fazer os ajustes necessários que garantem a execução correta dos processos.

Um outro grande benefício da tecnologia é o fato de oferecer ainda mais segurança, haja vista que permite monitorar cargas e ainda consultar envios e coletas em tempo real.

5. Problemas de comunicação entre departamentos

Se fosse para pontuar um dos maiores erros capazes de gerar prejuízos, então, com certeza esse estaria no topo.

Afinal de contas, quando se tem ruídos na comunicação entre setores distintos de uma empresa, acaba existindo a chance de uma atividade interferir de forma negativa em outra.

Isso quer dizer que é essencial a existência de uma sinergia entre todos os setores. Assim, cada um contribui para a fluidez do outro.

Essa é uma das razões pelas quais o gestor deve se preocupar em integrar todas as equipes, de modo a criar uma comunicação mais direta.

Outra boa atitude por parte dos gestores é incentivar com que todos os colaboradores possam expor as suas opiniões e compartilhar suas ideias.

Resumindo, uma boa comunicação evita qualquer tipo de mau entendimento ou falta de registro das informações.

6. Ter altos custos com atividades operacionais

Existem tarefas que é preciso fazer todos os dias, mas que consome muito tempo de um profissional capacitado para fazer tarefas mais específicas.

Se isso estiver acontecendo na empresa, uma boa dica é recorrer à terceirização.

Afinal de contas, ter apoio de outros parceiros é uma maneira de facilitar a execução de todos os processos, permitindo criar outros que sejam mais transparentes e padronizados.

7. Falha na previsão de demandas

Um dos grandes erros se refere à má gestão de armazém. O ideal é que todas as empresas sejam capazes de prever todas as demandas de forma assertiva.

Assim, é possível evitar custos que são desnecessários para estoque, tanto para excesso quanto para o escasso.

Quanto a isso, é preciso entender melhor sobre como o mercado funciona, em especial no que tange à sazonalidade.

A gestão de estoque é essencial para a logística, uma vez que pode impactar o valor do produto, seja ele um produto perecível como cestas básicas, ou perenes, como peças, além de impactar também a lucratividade do seu negócio.

Nesse sentido, a melhor coisa a se fazer é manter um bom controle de entrada e saída de forma bem estruturada.

Mas, para que isso se torne possível, é preciso estudar todo o seu relatório de vendas, de modo a identificar os produtos ou serviços com maior e menor giro.