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O Desafio de consolidar marcas online

Com os avanços tecnológicos as grandes marcas em todo o mundo aumentam a cada dia, as novidades surgem muito rapidamente, mas podem perder o prestígio na mesma velocidade.

Trazendo para o âmbito do empreendedorismo, isso significa que toda empresa, de qualquer segmento de atuação, enfrenta uma ampla concorrência, o que torna a disputa pelos clientes cada vez mais acirrada.

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, existem 6,4 milhões de pequenos negócios devidamente registrados no Brasil. 

Só no ano de 2020, foram abertas 626.883 micros e pequenas empresas em todo o país. Desse total, 535.126 eram microempresas (85%) e 91.757 (15%) eram empresas, por exemplo de pequeno porte.

Por conta disso, é muito comum os empreendedores buscarem estratégias que ajudem a consolidar sua empresa no mercado, já que a competitividade do mercado cresceu de maneira significativa. 

Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, discurso, valores da empresa, pessoas que irão representar, tudo isso ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor.

Através de percepções e sensações, ou seja, a marca é um grupo de elementos – textuais e visuais – pelo qual uma empresa ou um produto será vista pelos seus consumidores.

Segundo Philip Kotler, considerado o pai do marketing e defensor do conceito dos 4 Ps do Marketing (produto, preço, praça e promoção), o posicionamento consiste em desenhar a oferta comercial de forma a ocupar um lugar precioso na mente dos consumidores. 

O posicionamento de marca é um projeto totalmente estratégico e está relacionado ao nível de vendas, a participação no mercado, a frequência de uso dos produtos e/ou serviços e com a avaliação positiva dos usuários.

Uma estratégia de posicionamento de marca deve ser valorizada como um projeto extraordinário, que requer planejamento, análise, implementação e ferramentas certas.

Com expertise sobre negócios e gestão financeira, a WSI Consultoria, agência de Marketing Digital, aponta três dicas básicas para consolidar uma marca no mercado:

  1. Definição de público-alvo: Um erro comum entre os empreendedores é querer atingir inúmeras pessoas, sem ao menos ter definido quem realmente é o público-alvo da empresa. Com esse ponto definindo, consolidar sua empresa no mercado ficará mais simples, pois será possível saber exatamente como e com quem falar nas ações de marketing da companhia.
  2. Conexões com o usuário: É muito importante criar conexões humanas e reais com o público, para manter o relacionamento deles com a empresa de maneira prolongada. Ações que geram empatia no público e mostram que a empresa não é apenas uma estrutura corporativa, mas também uma organização formada por pessoas que sentem e pensam como qualquer outra.
  3. Estar presente onde o cliente está: é fundamental que a marca esteja presente onde esses consumidores estão. Páginas empresariais, nas redes sociais, com conteúdo relevante para interagir com os clientes. Um site otimizado, com layout atraente e adaptável aos diferentes dispositivos móveis; e ações de links patrocinados, blog e SEO, que são essenciais para que a marca consiga conversar diretamente com o público-alvo.

A consolidação é uma estratégia de gerenciamento da marca, que envolve todas as ações com objetivo torná-la mais forte e mais presente no mercado, tornando a empresa reconhecida pelo público e desejada pelos serviços e produtos que oferece.

Caio Cunha, CEO da Master WSI no Brasil informa: “É interessante que esses serviços sigam um planejamento de marketing adequado para o perfil de cada empresa. 

A contratação de agências especializadas em marketing é cada vez mais comum entre as organizações, afinal a agência de Marketing Digital irá planejar e acompanhar todas as ações voltadas para consolidar uma marca no mercado.”