8 vantagens de comprar um imóvel novo em São Paulo

A hora de escolher se é melhor comprar um imóvel novo ou usado sempre gera um pouco de tensão. Afinal, essa é uma decisão que reflete diretamente na vida financeira do comprador.

Dessa maneira, quem pretende investir na compra de um apartamento em São Paulo, por exemplo, deve ficar de olho no custo final desse investimento para evitar dores de cabeça no futuro.

Como percebemos que muitas pessoas têm essa dúvida, resolvemos explicar quais são as vantagens de comprar um imóvel novo. Continue lendo para conhecê-las. 

O que vale mais a pena: imóvel novo ou usado?

Para responder a essa pergunta, é necessário compreender as diferenças do financiamento desses imóveis e os interesses do comprador. 

Por exemplo, se o comprador quer um imóvel maior, em um determinado bairro e tiver dinheiro para investir em reformas se for necessário. Então, do ponto de vista do perfil do comprador, um imóvel usado pode ser uma ótima opção.

Porém, se ele precisar de facilidade de crédito, não ter gastos com reformas nem preocupação com documentação, neste caso, o imóvel novo é melhor.

Como pode perceber, a decisão do que vale mais a pena dependerá unicamente dos seus interesses e da sua disponibilidade financeira.

Quais as vantagens de comprar um imóvel novo?

Pois bem, depois de saber todos esses detalhes, agora chegou o momento de conferir a lista das vantagens de comprar uma casa ou um apartamento novo. Sendo assim, entre os principais pontos estão:

1- Facilidade de financiamento

Comprar um imóvel na planta pode ter muitos benefícios para quem deseja ter a sua casa própria. Em primeiro lugar, a entrada pode ser parcelada direto com a construtora. É o que tem facilitado muito a vida de quem deseja adquirir um imóvel.

Em segundo lugar, você pode conseguir o financiamento utilizando alguns dos métodos a seguir, como o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que permite usar o FGTS e o financiamento não ultrapassa 80% do valor do imóvel.

Outra opção é o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que abrange todos os financiamentos que o SFH não favorece, por exemplo imóveis acima de R$ 1,5 milhão. Por fim, existe a opção de financiar direto com a construtora.

2- Despreocupação com reformas

Como comentado acima, um imóvel novo te isenta de ter gastos com reformas, sem contar que as grandes construtoras costumam dar garantias de cinco anos, conforme descrito no memorial descritivo do imóvel e no manual do proprietário.

3- Valorização do imóvel

Um imóvel novo ainda tem oportunidade de ser valorizado, ao passo que um imóvel usado, devido ao desgaste pelo uso, pode estar em depreciação.

Além disso, um imóvel novo tem muito mais recursos tecnológicos que um usado, tornando a vida dos seus moradores muito mais simples e prática. E isso contribui para a valorização do imóvel que você está interessado.

4- Economia com a manutenção

A infraestrutura de um imóvel novo pode te economizar muito dinheiro. Inclusive, gastos com manutenção é a causa de muitas pessoas desejarem vender os seus imóveis antigos.

Pensando no que foi dito, se você morar, por exemplo, em um prédio desses, terá problemas constantes com escadas e elevadores ultrapassados, encanamentos e sistema eletrônico.

Isso porque em muitos lugares as taxas de condomínio não cobrem as despesas de manutenção por diversos motivos, incluindo atrasos no pagamento.

5- A compra de um imóvel novo é menos burocrática

Você pode adquirir uma propriedade nova direto com a construtora, e eles têm toda a documentação em ordem, é uma questão de ir ao banco e assinar.

O que pode não funcionar tão bem na aquisição de um imóvel usado. A pessoa tem intenção de vender, mas, muitas vezes, pode ter problemas com impostos atrasados, registros desorganizados ou, até mesmo, inventários. 

6- Possibilidade de personalizar o imóvel

 As plantas dos imóveis de hoje em dia são mais dinâmicas e funcionais, ou seja, você consegue pedir para fazer alterações que se ajustem às suas necessidades enquanto o imóvel está sendo construído.

Essa é uma enorme vantagem para ter o seu canto do jeito que desejar, sem pagar a mais por isso.

7- Condomínio com áreas sociais e de lazer

Os novos empreendimentos têm se ocupado em oferecer aos moradores de um condomínio diversos recursos, por exemplo, os seguintes:

  • Academia;
  • Local para dar banho em pet;
  • Serviços de conveniências no próprio prédio;
  • Local para correr;
  • Local para descansar;
  • Churrasqueiras;
  • Salão de festas;
  • Entre outros. 

Dessa maneira, tudo isso torna a vida do morador mais simples e econômica.

8- Mais segurança

Os sistemas de segurança da atualidade são infinitas vezes melhores que dos prédios de antigamente. O que antes era feito apenas por diversos profissionais de segurança, hoje é feito por câmeras e alarmes de segurança, aumentando a eficácia desse tipo de serviço.

Essas são as oito vantagens de comprar um imóvel novo em São Paulo. Como pôde ver, a sua única preocupação será com os custos do financiamento e o pagamento das parcelas. Se ficou alguma dúvida, deixe abaixo o seu comentário.

Autor: Apto