agilidade

Motoboys são essenciais para a agilidade das entregas

A agilidade empregada no trânsito é fundamental para muitas empresas. Elas oferecem aos clientes a facilidade de compra pela internet e a chegada da mercadoria no conforto do lar em um tempo específico, dependendo do produto.

Para atender os empreendimentos comerciais, estão os motociclistas, ou como são amplamente conhecidos, os motoboys. Os profissionais que atuam nessa área estão preparados para enfrentar sol e chuva, noite e dia, qualquer que seja a situação de entrega.

Vale ressaltar que, eles utilizam veículos apropriados, adaptados para carregar produtos em tamanhos específicos, em baús instalados na garupa ou mochilas adequadas nas costas.

Para o caso de jornais e revistas, utilizam bolsas laterais que permitem o acesso sem colocar a vida em risco, ou prejudicar a segurança de terceiros.

Regularização formal de contrato de trabalho

Os profissionais que trabalham em empresas de motoboy possuem uma legislação própria, com competências, direitos e deveres devidamente especificados sob a Lei 12.009/2009, válido em âmbito nacional.

Esses empreendimentos reúnem profissionais que atendem os mais diversos clientes, com reconhecimento formal perante a legislação trabalhista. São direitos e deveres que devem ser cumpridos por ambas as partes, envolvendo tanto empresas quanto empregados.

Seguindo a legislação vigente, é preciso exigir dos profissionais idade superior a 21 anos, dois anos de carteira de habilitação na categoria A, motocicleta compatível com o serviço a ser realizado e vestimenta adequada para segurança, incluindo:

  • Capacetes;
  • Botas;
  • Luvas;
  • Colete refletivo.

Tudo isso deve estar especificado no contrato de prestação de serviços motoboy, com validade contínua enquanto prestador de serviço para a empresa em questão.

O veículo pode fazer parte da frota corporativa, ou ser de propriedade do motociclista. Todos os custos com abastecimento, manutenção mecânica e adaptações necessárias devem ser arcadas pela empresa contratante.

A disposição de baú ou mochila com a marca da empresa é uma forma de servir como divulgação, e pode ser aproveitada de maneira inteligente. Isso porque as motocicletas estão presentes em diferentes locais, alcançando os mais variados públicos.

Esse cuidado também é válido para que os profissionais sejam reconhecidos, evitando qualquer problema em uma fiscalização de trânsito.

Profissionais atendem diferentes setores

De clínicas médicas e laboratórios de exames até restaurantes e lanchonetes, os motoboys trabalham para uma ampla variedade de clientes, atendendo os mais diversos públicos consumidores.

As imobiliárias utilizam os serviços de motoboys para que façam entrega de documentos em cartórios ou mesmo para clientes. Escritórios de contabilidade enviam relatórios por meio de entrega rápida, assim como advogados contratam esse serviço para enviar processos para os tribunais.

As lojas de peças contam com os serviços de entrega atendendo mecânicos e oficinas, agilizando o processo de conserto de veículos.

São muitas variáveis em que os motoboys podem estar envolvidos e, por isso, sua importância é reconhecida dentro do setor de logística.

Produtos devem ser devidamente embalados

Quando uma empresa contrata um motoboy entrega junto ao quadro de colaboradores, a contratação deve estar relacionada à Lei 12.009/2009. Portanto, a vestimenta, o veículo e os acessórios devem ser apropriados para a realização do serviço, assim como a documentação profissional e da moto.

As embalagens dos produtos transportados devem ser adaptadas para que garantam a qualidade do início ao fim, ou seja, até a entrega para os clientes.

O profissional que conduz a moto entrega as mercadorias em perfeitas condições. Caso contrário, tanto a empresa contratada quanto o motoboy podem ser responsabilizados sobre uma quebra ou produtos diferentes dos apresentados em cardápios ou listas de compras.

Estabelecimentos e clientes contam com agilidade

Quando a fome aperta e a despensa está vazia, muitas vezes famílias recorrem aos estabelecimentos comerciais que oferecem serviço de entrega a domicílio.

Ampliando o raio de atendimento com esse tipo de facilidade, os empreendimentos do setor alimentício promovem facilidades quanto à entrega, com uma pequena taxa sendo adicionada ao preço final.

Dessa forma, devem contar com uma equipe preparada para atender regiões específicas, com o motoboy delivery preparado e equipado para levar os produtos de maneira adequada ao cliente.

O conhecimento quanto às ruas e avenidas é primordial para a realização dos serviços, e a simpatia deve ser um adendo, para garantir a caixinha que reforça o pagamento ao final do turno de trabalho.

São muitas as tarefas que podem ser realizadas pelos motoboys, atendendo as mais diferentes empresas e empreendimentos comerciais.

Cabe aos empreendedores e profissionais de logística adaptarem esse tipo de serviço aos negócios, agilizando as entregas e diminuindo a distância entre cliente e empresa.