Moletom e moletinho: diferenças e como montar looks com eles

Foi-se o tempo em que os looks confortáveis eram vistos como algo “desleixado” e que serviam apenas para ficar em casa. Felizmente, isso está mudando e, nas últimas temporadas, o moletom feminino vem ganhando força no street style, especialmente entre as mulheres mais descoladas e que não abrem mão do bem-estar. 

Fácil de usar, o traje é excelente para adicionar uma pitada cool e casual à composição e, inclusive, você pode escolher aquele modelo que melhor conversa com a sua personalidade colorido, neutro, com estampas e até bordado.

E, apesar de toda a fama do moletom, muitas pessoas podem ter dúvidas na hora de escolher sua peça favorita. Afinal, qual a diferença entre moletom e moletinho? É o que te explicaremos aqui. 

Moletom e moletinho: a diferença entre eles

Antes de tudo, vamos entender o que é o moletom. Ideal para os dias de outono/inverno, esse material consiste em uma malha composta por duas camadas de fios. Em geral, uma delas é feita em algodão, enquanto a outra possui o mesmo material ou variações. Entre os componentes mais comuns, destacamos a lã e o poliéster.

Dependendo da composição, ele pode apresentar uma textura mais fina ou grossa. Já seu aspecto possui um toque flanelado detalhe responsável por manter o corpo quentinho e garantir o máximo de conforto. 

E o moletinho?

Em contraponto, existe o moletinho um tecido que ganhou fama a partir de 2017. Basicamente, estamos falando de uma versão mais fina que o moletom clássico, composta por algodão (50%) e poliéster (50%). Em certas peças, o poliéster é substituído pela viscose. 

Também é interessante destacar que o moletinho foi criado após uma série de estudos climáticos e de comportamento. Depois de muita análise, os especialistas identificaram que, em certas regiões, o inverno não está sendo tão rigoroso como antigamente e, consequentemente, a população está abrindo mão das roupas quentes ou pesadas demais.

Por conta de sua versatilidade, esse tipo de moletom vem surgindo em vários trajes. Blusas, calças, bermudas e até vestidos estão nessa lista. Assim como o moletom, o material pode ser confeccionado em diferentes cores e estampas. Dentre as mais procuradas, destacamos o tie-dye, o animal print e até as padronagens camufladas.

Dicas para adicionar o moletom feminino aos looks do dia-a-dia

Se antes o moletom feminino era visto somente dentro de casa ou nos ambientes fitness, agora essa realidade mudou. Ultimamente, fashionistas e celebridades estão apostando no material para criar composições que sejam não apenas estilosas, mas capazes de transbordar autenticidade. 

Look all black com moletom feminino

Para começar, que tal ir pelo básico? Se você ainda está insegura para usar o moletom e o moletinho no dia-a-dia, considere criar uma combinação all black. Ou seja: toda composta por peças em preto. 

Nesse caso, vale investir em uma calça jeans com lavagem escura e adicionar um casaco de moletom preto por cima. Para finalizar, arremate a combinação com uma jaqueta de couro também preta e uma bela ankle boot ou coturno. Simples e moderno!

Moletom feminino com alfaiataria

Tanto o moletom como o moletinho podem ser tranquilamente coordenados com itens sofisticados e até formais. Entre eles, destacamos os trajes de alfaiataria. Sabe aquela sua calça social? No inverno, ela ficará linda quando usada com uma camisa de manga longa e, por cima, uma bela blusa de moletom. 

Para não ter erro, invista em cores neutras, como o preto, o cinza, o branco e o bege. Depois que estiver segura, você pode apostar em tons marcantes e utilizá-los como protagonistas do outfit. Esse é o caso de um moletom vermelho ou com estampas diversas.

Moletinho e moletom com saia 

Por serem super versáteis e democráticos, o moletom e o moletinho ficam excelentes quando usados com saias de diferentes comprimentos. Para um evento noturno, combine uma blusa com a minissaia de couro ou verniz. Agora, em ocasiões diurnas, a saia midi é a pedida perfeita.

“E nos pés? você deve perguntar. Isso fica a seu critério. Sandálias de salto alto, scarpins, botas de cano curto ou longo e até sneakers são bem-vindos. Use a criatividade!

Dica bônus 

Como falamos, o moletom feminino está presente em várias peças: sejam elas superiores ou inferiores. As calças, por exemplo, ficam excelentes quando usadas com blusas mais justinhas ou um body básico. Invista na produção que melhor reflete a sua personalidade e esteja de acordo com a ocasião.

Texto: Gear Seo