Melhorando a segurança da sua empresa

Trabalhar em um ambiente que oferece conforto e segurança contribui para o aumento da produtividade dos funcionários e, consequentemente, isso só traz ganhos para a empresa.

As empresas que já conseguiram ter essa percepção de que os seus colaboradores produzem de acordo com as influências do bem-estar deles, já estão muito a frente.

E esse bem-estar e segurança vai desde a instalação de uma fechadura de segurança, por exemplo, até atividades de descontração, palestras, sessões de massagens, exercícios de alongamento, premiações, bonificações, festas, ações dentro da corporação, entre outros.

Todas essas iniciativas ajudam a melhorar o relacionamento entre os funcionários, assim como a relação entre empresa e o colaborador.

Trabalhar em uma corporação que possui instalação de ar condicionado preço acessível e compatível, que proporciona um ambiente muito mais agradável, é um ponto que deixa os colaboradores mais dispostos.

Os especialistas da área de recursos humanos chamam esse tipo de trabalho de endomarketing, ou seja, um marketing interno na empresa que visa, como centro da corporação, o ser humano colaborador.

Entre os motivos que fazem com que as organizações invistam mais nesse lado humano,  estão o de que um colaborador que se sente bem no ambiente de trabalho consegue produzir de forma muito mais satisfatória do que aquele que é infeliz naquele lugar.

Essa produtividade  envolve tanto aspectos qualitativos, como melhoria no relacionamento, melhor atendimento ao cliente, motivação, assim como aspectos quantitativos, que abrangem o aumento do número de vendas, diminui os desperdícios no ambiente de trabalho, evita acidente, entre outros.

A empresa que investe em um ambiente favorável para os seus funcionários consegue retê-los e até atrair outros novos talentos.

Isso porque as pessoas não buscam um emprego só visando o salário em si, mas também os benefícios que a empresa oferece, como é o ambiente de trabalho, a forma de relacionamento entre os colaboradores e se elas se sentirão seguras, confiantes e estimuladas nesse lugar.

A preocupação com a saúde dos colaboradores é outro ponto que deve ser levado em consideração, pois muitas empresas sofrem grandes impactos no fim do mês devido à quantidade de faltas de alguns colaboradores por motivos pessoais, doenças e acidentes.

Sendo assim, a melhor forma de se precaver de tudo isso é oferecendo um ambiente agradável para os funcionários.

A  instalação e manutenção recorrente dos equipamentos utilizados pelos colaboradores é fundamental para garantir segurança e eficiência do trabalho prestado.

Uma fechadura bem estruturada também torna o ambiente de trabalho mais seguro, além de proteger também a empresa, evitando assaltos, por exemplo.

Empresas de produtos químicos e segurança

Os equipamentos de proteção individual, mas conhecidos como EPI’s, são fundamentais para prevenir riscos e garantir a integridade física do colaborador durante o desempenho de seu trabalho.

Todas as empresas devem se preocupar com os direitos dos trabalhadores e se atentar às normas de segurança regulamentadas pelo Ministério do Trabalho.

Empresas que mexem com armazenamento, transporte ou manuseio de produtos químicos, por exemplo, precisam ter alguns equipamentos essenciais, que protegem o empregador de acidentes, ferimentos e até graves doenças que podem ser provocadas pelo contato direto com produtos químicos. Alguns dos itens indispensáveis são:

  • Respirador;
  • Luvas;
  • Óculos;
  • Capuz e protetor facial;
  • Creme protetor;
  • Avental;
  • Roupas apropriadas.

Para evitar a intoxicação por motivos de inalação de produtos químicos, o uso de respirador é fundamental.

As luvas evitam o contato direto das mãos com o produto manuseado, enquanto os óculos protegem os olhos de possíveis respingos dos produtos. O creme deve ser aplicado em todas as áreas do corpo que ficam expostas, protegendo contra queimaduras.

Relógio de ponto

relogio de ponto é um dispositivo que tem como principal objetivo fazer o controle da quantidade de horas trabalhadas pelo colaborador de uma empresa, por meio do controle do horário de entrada e saída dele, incluindo os intervalos.

Antigamente, o relógio de ponto funcionava por meio da inserção do cartão de ponto de cartolina que continha as informações de horários.

A partir dele, com a checagem da hora de entrada e saída, o departamento de recursos humanos consegue calcular quantas horas foram trabalhadas por dia.

Com o passar dos anos e avanço da tecnologia, os modelos mais antigos de relógio de ponto foram substituídos e modernizados.

Uma Empresa de Relógio de Ponto pode oferecer modelos como os de biometria, que garantem ainda mais segurança nesse controle.