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Logística para e-commerce: Como se planejar?

A logística consiste no processo de armazenamento de recursos e trajeto até seu destino final.

É o gerenciamento da cadeia de suprimentos que é crucial para o sucesso do seu comércio eletrônico, seja ele do ramo de materiais esportivos ou de porta de aço.

O setor pode ser muito mais complexo do que em uma loja física, onde as mercadorias são retiradas do armazém e, simplesmente, entregues ao cliente no momento da compra. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Preparando o processo logístico para um e-commerce

Vamos começar com o básico, definindo suas necessidades de armazenamento. Normalmente, quando um cliente conclui a compra em seu site, seu software de inventário será acionado e ajustado automaticamente. 

Com o pagamento confirmado, é hora de organizar o envio do produto. Existem diferentes maneiras de fazê-lo, dependendo do tamanho da sua operação. Se tudo estiver no mesmo espaço os passos são os seguintes:

Caso a operação for grande o suficiente para exigir a terceirização de um centro de distribuição, assim que a compra for confirmada, o parceiro será acionado para embalar e enviar.

Empacotando seus produtos

Estamos vivendo uma era em que a embalagem é uma parte importante da experiência de compra do seu cliente é uma ferramenta inteligente para diferenciar seu e-commerce dos outros.

Basta dar uma olhada no feed do Instagram e encontrará, facilmente, um ou dois vídeos de produtos sendo desembalados (os famosos unboxing). 

A experiência e a personalização estão nos detalhes de cada ponto de contato que tem com seu cliente e o recebimento do produto é, definitivamente, o mais esperado, tornando o ‘pacote’ algo que salta aos olhos.

Opções de envio

Escolher uma estratégia de envio também é um passo importante na operação do seu negócio, pois diferentes preços e métodos têm o poder de elevar suas taxas de conversão, pois reduz o abandono do carrinho de compras. 

Mas, como alguém tem que pagar por essa remessa, você deve levar em consideração todas as opções antes de decidir qual delas faz mais sentido. Portanto, sente-se com seus sócios e avalie as possibilidades, antes de inseri-la na cultura empresarial.

Oferecer frete grátis está se tornando cada vez mais popular, mas como dito acima alguém terá que pagá-lo e você pode aumentar o preço do seu produto para cobrir os custos (fazer o cliente pagar) tirando o frete de sua margem de lucro (seu negócio paga por isso).

Ou sua empresa  de bomba centrífuga pode dividir o valor entre vocês dois, o que significa aumentar parcialmente os valores e tirar a outra metade da sua margem de lucro.

No último caso, pode ser uma estratégia de grande valia e pode aumentar e muito o número de leads e novos clientes. Essa mediação é pouco usual, mas compreensível, principalmente num período de instabilidade como o atual.

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