liderança

Liderança de equipes: saiba como ser um líder de verdade

Para qualquer negócio prosperar no mercado, uma liderança de pessoas eficiente é extremamente necessária. 

Afinal, toda empresa precisa de colaboradores competentes, focados, motivados e, sobretudo, satisfeitos no dia a dia. 

Mas para que isso aconteça, é preciso que as organizações tenham líderes exemplares. 

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar como ser um líder de verdade e respeitado por todos os seus colaboradores. Que tal aprender um pouco mais?

  • Cuide da sua maneira de se vestir

Não é só porque você exerce um cargo de liderança na empresa que trabalha, que pode se vestir com qualquer roupa, certo? 

A nossa aparência diz muito a nosso respeito. Por isso, se você tem o costume de ir trabalhar numa Sala de treinamento na Barra da Tijuca com roupas extravagantes ou ousadas demais, tome cuidado, pois essa atitude não é bem-vista. 

O ideal é que o seu traje seja o mais sóbrio possível. 

Um líder de verdade precisa ter bom senso na hora de escolher a roupa para ir ao trabalho. Fazer um curso de hipnose pode alavancar a sua carreira profissional. 

  • Mantenha o mesmo tom de voz sempre

Um líder que vive aos berros com os outros e não tem nenhuma paciência com os integrantes da sua equipe, está fadado ao fracasso. 

Mesmo diante de situações estressantes ou discussões acaloradas, um bom líder sempre deve manter o mesmo tom de voz. 

Isso demonstra calma e maturidade para lidar com os conflitos do dia a dia. Falar alto demais ou gritar com os subordinados demonstra falta de profissionalismo e educação. 

  • Saiba escutar a sua equipe

Se você é daqueles que acha que somente a sua opinião é a certa e não gosta ou não sabe escutar ninguém, é melhor repensar esse conceito, principalmente se estiver ocupando um cargo de liderança em uma organização. 

Um líder de verdade sabe escutar a sua equipe e dá espaço para opiniões e sugestões alheias. 

Sempre existe algo que pode ser aprendido e, muitas vezes, boas ideias podem surgir de onde menos se espera. Dessa forma, escute e mantenha um relacionamento saudável com toda a sua equipe! 

Dê feedbacks constantes

Um bom líder sempre deve dar feedbacks constantes para os membros da sua equipe de trabalho. 

Isso é fundamental para os colaboradores ficarem cientes sobre o seu desempenho, bem como os pontos que precisam de ajustes. 

O líder também precisa ter bastante bom senso na hora de dar feedbacks negativos, para não ofender o colaborador. 

Lembre-se: somos humanos e passíveis de erros a todos os momentos, por isso, tenha o máximo de cuidado na hora de atribuir críticas. Saiba o que é comunicação horizontal

  • Seja imparcial

Discussões e desentendimentos no ambiente de trabalho são perfeitamente naturais, já que a convivência humana nem sempre é fácil. 

E na hora da resolução dos conflitos pessoais, um líder de verdade jamais deve tomar partido de alguém. 

Ser imparcial é o mais sensato a se fazer.

A imparcialidade do líder passa a impressão de maturidade profissional para resolver um conflito em prol dos objetivos da empresa. 

Dessa forma, independente do problema de ordem pessoal a ser resolvido, seja imparcial. 

  • Saiba aproveitar os talentos de cada um

Um líder nato e respeitado também precisa ser um bom observador dos talentos de cada integrante da sua equipe. 

Todo colaborador sempre tem algo positivo que pode contribuir positivamente para o negócio, seja com alguma habilidade técnica ou comportamental.

Por isso, você deve identificar as qualidades de cada funcionário e aproveitá-las da melhor forma possível em prol do alcance dos objetivos da empresa. 

Aquele ditado que diz: “A união faz a força” se encaixa muito bem aqui. 

  • Não fuja dos problemas

Se você está ocupando um cargo de liderança, mas vive fugindo dos problemas do dia a dia, certamente nunca será um líder de verdade. 

Uma liderança de equipes eficiente exige enfrentar os problemas de frente e encontrar alternativas viáveis para os mesmos. 

Fugir dos problemas e deixá-los nas mãos da sua equipe, pode fazer uma situação, que já era delicada, virar uma bola de neve gigantesca. 

Toda dificuldade precisa de uma solução simples, rápida e prática.  

E o líder é a pessoa ideal para isso. Conheça a história do Burger King.

  • Seja um exemplo 

Todo líder de equipe precisa dar um bom exemplo para a mesma. 

Isso é indiscutível. Se você é daqueles que só ficam na teoria mas, na prática, faz justamente o oposto do que ensina, como vai querer que os outros façam o que você deseja? 

Os seus subordinados precisam de alguém para se espelharem. 

E essa pessoa é o líder. Se você é um líder, mas segue à risca o ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, as chances do seu negócio não prosperar podem ser grandes. 

Em suma, seja um exemplo para seus colaboradores.

  • Procure ser uma pessoa positiva

Não existe nada mais desagradável do que ter um líder que exala negativismo e é uma pessoa extremamente pessimista no dia a dia. 

O clima no ambiente de trabalho fica pesado e pouco amistoso. Na verdade, um líder nato precisa ser uma pessoa alto astral, otimista e positiva, mesmo diante de situações desfavoráveis. 

Deixar o pessimismo fazer parte da sua vida, pode fazer você se tornar uma pessoa intolerante e ter uma péssima convivência com todos da sua equipe. 

Mesmo que seja complicado manter o sorriso no rosto e o pensamento positivo, procure agir sempre dessa forma.

Uma dose de otimismo é sempre bem-vinda. Vale a pena estudar sobre psicologia positiva. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *