liderança

Liderança de equipes: saiba como ser um líder de verdade

Para qualquer negócio prosperar no mercado, uma liderança de pessoas eficiente é extremamente necessária. 

Afinal, toda empresa precisa de colaboradores competentes, focados, motivados e, sobretudo, satisfeitos no dia a dia. 

Mas para que isso aconteça, é preciso que as organizações tenham líderes exemplares. 

Por isso, elaboramos esse post que vai te mostrar como ser um líder de verdade e respeitado por todos os seus colaboradores. Que tal aprender um pouco mais?

Cuide da sua maneira de se vestir

Não é só porque você exerce um cargo de liderança na empresa que trabalha, que pode se vestir com qualquer roupa, certo? 

A nossa aparência diz muito a nosso respeito. Por isso, se você tem o costume de ir trabalhar numa Sala de treinamento na Barra da Tijuca com roupas extravagantes ou ousadas demais, tome cuidado, pois essa atitude não é bem-vista. 

O ideal é que o seu traje seja o mais sóbrio possível. 

Um líder de verdade precisa ter bom senso na hora de escolher a roupa para ir ao trabalho. Fazer um curso de hipnose pode alavancar a sua carreira profissional. 

Mantenha o mesmo tom de voz sempre

Um líder que vive aos berros com os outros e não tem nenhuma paciência com os integrantes da sua equipe, está fadado ao fracasso. 

Mesmo diante de situações estressantes ou discussões acaloradas, um bom líder sempre deve manter o mesmo tom de voz. 

Isso demonstra calma e maturidade para lidar com os conflitos do dia a dia. Falar alto demais ou gritar com os subordinados demonstra falta de profissionalismo e educação. 

Liderança e saber escutar a sua equipe

Se você é daqueles que acha que somente a sua opinião é a certa e não gosta ou não sabe escutar ninguém, é melhor repensar esse conceito, principalmente se estiver ocupando um cargo de liderança em uma organização. 

Um líder de verdade sabe escutar a sua equipe e dá espaço para opiniões e sugestões alheias. 

Sempre existe algo que pode ser aprendido e, muitas vezes, boas ideias podem surgir de onde menos se espera. Dessa forma, escute e mantenha um relacionamento saudável com toda a sua equipe! 

A liderança precisa dar feedbacks constantes

Um bom líder sempre deve dar feedbacks constantes para os membros da sua equipe de trabalho. 

Isso é fundamental para os colaboradores ficarem cientes sobre o seu desempenho, bem como os pontos que precisam de ajustes. 

O líder também precisa ter bastante bom senso na hora de dar feedbacks negativos, para não ofender o colaborador. 

Lembre-se: somos humanos e passíveis de erros a todos os momentos, por isso, tenha o máximo de cuidado na hora de atribuir críticas. Saiba o que é comunicação horizontal

Seja imparcial

Discussões e desentendimentos no ambiente de trabalho são perfeitamente naturais, já que a convivência humana nem sempre é fácil. 

E na hora da resolução dos conflitos pessoais, um líder de verdade jamais deve tomar partido de alguém. 

Ser imparcial é o mais sensato a se fazer.

A imparcialidade do líder passa a impressão de maturidade profissional para resolver um conflito em prol dos objetivos da empresa. 

Dessa forma, independente do problema de ordem pessoal a ser resolvido, seja imparcial. 

Saiba aproveitar os talentos de cada um

Um líder nato e respeitado também precisa ser um bom observador dos talentos de cada integrante da sua equipe. 

Todo colaborador sempre tem algo positivo que pode contribuir positivamente para o negócio, seja com alguma habilidade técnica ou comportamental.

Por isso, você deve identificar as qualidades de cada funcionário e aproveitá-las da melhor forma possível em prol do alcance dos objetivos da empresa. 

Aquele ditado que diz: “A união faz a força” se encaixa muito bem aqui. 

A liderança não foge dos problemas

Se você está ocupando um cargo de liderança, mas vive fugindo dos problemas do dia a dia, certamente nunca será um líder de verdade. 

Uma liderança de equipes eficiente exige enfrentar os problemas de frente e encontrar alternativas viáveis para os mesmos. 

Fugir dos problemas e deixá-los nas mãos da sua equipe, pode fazer uma situação, que já era delicada, virar uma bola de neve gigantesca. 

Toda dificuldade precisa de uma solução simples, rápida e prática.  

E o líder é a pessoa ideal para isso. Conheça a história do Burger King.

Seja um exemplo 

Todo líder de equipe precisa dar um bom exemplo para a mesma. 

Isso é indiscutível. Se você é daqueles que só ficam na teoria mas, na prática, faz justamente o oposto do que ensina, como vai querer que os outros façam o que você deseja? 

Os seus subordinados precisam de alguém para se espelharem. 

E essa pessoa é o líder. Se você é um líder, mas segue à risca o ditado “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, as chances do seu negócio não prosperar podem ser grandes. 

Em suma, seja um exemplo para seus colaboradores.

Procure ser uma pessoa positiva

Não existe nada mais desagradável do que ter um líder que exala negativismo e é uma pessoa extremamente pessimista no dia a dia. 

O clima no ambiente de trabalho fica pesado e pouco amistoso. Na verdade, um líder nato precisa ser uma pessoa alto astral, otimista e positiva, mesmo diante de situações desfavoráveis. 

Deixar o pessimismo fazer parte da sua vida, pode fazer você se tornar uma pessoa intolerante e ter uma péssima convivência com todos da sua equipe. 

Mesmo que seja complicado manter o sorriso no rosto e o pensamento positivo, procure agir sempre dessa forma.

Uma dose de otimismo é sempre bem-vinda. Vale a pena estudar sobre psicologia positiva. Boa sorte! 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!