Kit de primeiros socorros: tudo que você precisa saber

Seja em casa ou no trabalho, alguns acidentes acontecem e, mesmo em casos de ferimentos leves, é preciso o uso de utensílios básicos para tratamento, como um kit de primeiros socorros.

Por isso, o kit de primeiros socorros se torna um item indispensável para qualquer lugar, pois permite levar somente o necessário para emergências. 

Em caso de acidentes domésticos, a falta de um tratamento imediato pode retardar a recuperação e aumentar o desconforto. Situações como ferimentos superficiais e queimaduras de primeiro grau, por exemplo, podem ser tratadas de maneira rápida com o auxílio de um kit bem equipado. 

O mesmo cuidado também deve ser oferecido nas empresas. Por isso, o Ministério do Trabalho obriga as companhias a possuírem materiais para aplicar os primeiros socorros aos funcionários, de acordo com o segmento de cada instituição, por meio da norma regulamentadora, NR 7.5.1. Assim, há prevenção de danos maiores aos seus colaboradores. 

Portanto, é de extrema importância conhecer quais sãos os principais itens que compõem o kit de primeiros socorros e como manuseá-los da forma correta, estando sempre atento, às condições dos materiais e ao prazo de validade dos produtos.  

O que compõem um kit de primeiros socorros básico?

Como vimos, um kit básico pode não ser o suficiente para as empresas, mas, em casa, ter, ao menos, a versão simples é essencial. Existem farmácias que oferecem conjunto de produtos de primeiros socorros para venda ou, se preferir, você pode montar um para seu uso doméstico. Os principais itens que compõem um estojo de primeiros socorros são:

  • Caixa para armazenamento dos produtos: nas empresas, é obrigatório a utilização de uma caixa para armazenar devidamente o kit. Em casa, ela pode facilitar a localização do conjunto e o uso. 
  • Antisséptico: faz a higienização do ferimento e não permite a proliferação dos micro-organismos;
  • Atadura de crepe: imobiliza e enfaixa a área lesionada;
  • Algodão: auxilia na limpeza e na esterilização de ferimentos;
  • Bolsa térmica: permite realizar compressas quentes ou frias, dependendo da necessidade da área afetada;
  • Curativos adesivos: prático para pequenas lesões e cortes;
  • Esparadrapo: permite fixar os curativos, evitando que eles saiam do ferimento;
  • Gaze: além de fazer a limpeza, também pode ser aplicada para compor o curativo;
  • Hastes flexíveis: usadas para uma limpeza mais específica no local afetado;
  • Luvas cirúrgicas: evita o contato direto com o ferimento, prevenindo infecções;
  • Pinça: auxilia na remoção de resíduos superficiais que possam estar alojados no local;
  • Soro fisiológico: realiza a limpeza do ferimento.

Pode inserir medicamentos em um kit de primeiros socorros?

Para o tratamento de terceiros, principalmente, no ambiente corporativo, o artigo 25 do Decreto 20.931 de 11/01/32, orienta que a prescrição de medicamentos, sem conhecimento e regulamentação técnica, é crime.

Medicar uma pessoa para  encontrar o diagnóstico, sem qualificação, pode causar sérios danos como alergias, propagação dos sintomas ou, em alguns casos, levar a óbito. 

Por isso, ao utilizar seu kit de primeiros socorros, realize os cuidados básicos e procure sempre o médico em caso de dúvidas ou casos graves. O especialista irá  conseguir avaliar o quadro clínico com mais eficiência e medicar o paciente corretamente. 

Cuidados na utilização  e armazenamento do kit 

Para conservar seu kit de primeiros socorros em boas condições, o ideal é mantê-lo em temperatura ambiente e longe do acesso de crianças. Se você tem a intenção de deixá-lo no carro, por exemplo, se possível, leve-o com você assim que sair do veículo, para que o calor e a exposição não danifiquem os produtos. 

E ao usar o estojo, é sempre importante verificar o estado e a validade de cada item para que, assim, seja possível prestar socorro com ferramentas aptas para serem utilizadas. 

Texto: Gear Seo