imóveis

Investimentos em imóveis: como avaliar se vale a pena comprar para alugar ou para revender?

Uma das formas mais comuns de investimento é justamente dentro do setor imobiliário, seja comprando fundos imobiliários ou investindo diretamente na compra de imóveis.

Muitas pessoas utilizam a segunda opção principalmente para efetuar a locação do espaço e possuir uma renda fixa, mas será que essa é a única opção? 

Bom, por mais que muitos aprovem a questão da locação, por outro lado alguns preferem comprar e revender o imóvel. 

Isso porque, muitos compram terrenos com alto potencial de valorização ou até mesmo imóveis em leilões ou sob custo baixo,e na hora certa, eles acabam sendo vendidos por um preço maior daquele que foi adquirido.

Mas afinal, qual dos dois vale a pena? Qual investimento é mais viável?

Assim como ao abrir a sua pizzaria, cada detalhe importa – inclusive a caixa de pizza personalizada que você está fazendo para divulgar sua marca – ao investir em imóveis tudo também deve ser colocado na balança, é melhor comprar e alugar ou revender? 

Qual dos dois eu posso sair mais no lucro?

No texto de hoje, iremos abordar tudo sobre investimentos em imóveis e vamos te ajudar a fazer uma boa avaliação para que você entenda se vale a pena comprar para alugar ou para revender, bora conferir? Então vamos lá!

Investir em imóveis é realmente uma boa saída?

Como citamos lá no começo do nosso texto, muitas pessoas consideram investir dentro do ramo imobiliário com a compra de fundos, mas para aqueles que possuem um valor mais alto para investir, então sem dúvidas, a compra direta de imóveis é uma ótima opção. 

Vale ressaltar que esse é um investimento caro, com a inflação do Brasil sendo cada vez maior, as altas taxas e burocracias, ser dono de um imóvel está longe de ser uma tarefa simples.

Em contrapartida, essa pode ser uma ótima saída ou para ampliar seus ganhos ou como forma de renda fixa. 

A compra de um imóvel pode te garantir uma estabilidade que nenhum outro investimento garante, além de diversas opções e um dinheiro quase que garantido.

Sendo assim, essa é uma opção para quem quer ir pelo seguro, e ter a consciência de que esse é um investimento que dificilmente você vai perder dinheiro. 

Lembre-se, o investimento em imóveis pode ser variado, você pode adquirir tanto um apartamento ou uma casa residencial.

Até mesmo um local empresarial para que uma empresa execute seus serviços de caldeiraria como:

  • Confecção;
  • Manutenção;
  • Elaboração;
  • Reparos.

Mas tudo vai depender daquilo que você deseja, dos seus rendimentos e principalmente como você deseja utilizar o imóvel ao seu favor, como já falamos, temos duas formas principais: com a locação e a revenda, qual das duas é melhor? 

Como avaliar o que se enquadra de forma mais positiva na sua situação? Confira abaixo!

Rentabilidade e estabilidade: os benefícios da locação de imóveis

Comprar um imóvel para alugá-lo é uma das formas mais comuns de investimento que temos, muitas pessoas utilizam desse recurso justamente buscando conforto e estabilidade, por mais que o investimento seja alto, a locação traz um retorno fixo, estável, rentável e mensal. 

Ao alugar um imóvel, você tem a garantia de que sempre irá receber uma certa quantia dos locatários de forma mensal, trazendo uma renda extra alta e segura, com um pagamento facilitado e sem grandes esforços, porém vale ressaltar que também existem seus pontos negativos. 

Alugar um imóvel é uma tarefa relativamente simples e rápida se comparado a uma venda. 

Por exemplo, a chance de você concluir a locação é muito maior do que vender com agilidade, o grande contratempo fica por conta dos potenciais problemas, como a manutenção do imóvel, quebras de contrato, depredação do local, entre outros pontos. 

Também vale ressaltar que o valor para a locação deve ser de fato, atrativo para valer a pena. 

Para entender melhor sobre, basta fazer um cálculo simples:

Pegue o valor do aluguel mensal e divida pelo valor da compra, se for até 0,3%, significa que foi um péssimo negócio, já de 0,3% até 0,5% é considerado ruim, de 0,5% até 0,8% podemos considerar como bom e acima de 0,8% é um ótimo negócio. 

Coloque o valor da rentabilidade com os ganhos mensais, os potenciais gastos e até mesmo a duração do contrato na balança para conseguir definir se a locação é ou não positiva sob a sua ótica.

Valorização e dinheiro na mão: as vantagens da revenda

Quando você já possui um imóvel, vendê-lo sempre acaba sendo mais atrativo do que alugá-lo.

Afinal, você consegue ter o dinheiro completo na mão de maneira muito mais simples, com um valor mais alto para realizar um novo investimento como criar uma empresa de união rotativa, por exemplo. 

Porém, quando falamos em investir em um imóvel é preciso entender as vantagens da revenda, comprar um imóvel para depois vendê-lo pode parecer algo sem sentido, mas é extremamente atrativo ainda mais visando a valorização do imóvel. 

Comprar um terreno com potencial de desenvolvimento, ou uma casa que pode ser valorizada nos próximos anos, e até mesmo adquirir um imóvel abaixo do preço de mercado sempre é algo que pode te trazer um ótimo lucro de maneira simplificada. 

O grande porém costuma ser em relação ao tempo, comprar um imóvel e revendê-lo tende a demorar, ainda mais se você quer obter lucro em relação a ele.

Outro ponto negativo é a oscilação do mercado, por mais que a tendência seja a valorização, pode acontecer do imóvel acabar desvalorizando e causando um certo prejuízo. 

Em contrapartida, é um investimento simples e com um bom potencial de retorno, uma simples valorização pode render ganhos de até 20% ou mais, mesmo que demore, sem dúvidas é algo que vale a pena esperar. 

Afinal, o que vale mais a pena: comprar para alugar ou para revender?

Agora que você já entende melhor sobre a locação e a revenda dos imóveis, é hora de colocar na balança tudo aquilo que falamos e decidir qual vale mais a pena para o seu bolso, em termos gerais, tudo vai depender das suas intenções e dos seus desejos. 

Se você quer uma renda fixa, e um ganho rápido com uma boa rentabilidade, a locação aparece como a melhor opção, aparecendo como uma ferramenta crucial para que você possa desenvolver seu imóvel e adquirir uma boa renda extra. 

Já se você quer um dinheiro a longo prazo, com uma quantia de uma vez só maior do que foi investida, recomendamos o investimento para a revenda, como citamos, essa é uma opção para aqueles que visam o futuro e que tem tempo para esperar encontrar uma boa oferta.

O lado positivo é que o retorno é quase garantido e o dinheiro quando chegar vai ser bem maior, além disso, você não fica com os problemas comuns que vemos na locação como a necessidade de reformas e do uso do martelete demolidor para corrigir algumas falhas. 

Tudo é feito de forma otimizada, com uma burocracia menor e um valor muito mais alto, coloque os altos e baixos daquilo que falamos na balança, e decida o que é melhor para você e o seu bolso. 

Qual dos dois prefere, alugar ou revender? Conte para a gente nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.