equipamentos

Investimento em equipamentos ajuda mercado gastronômico

O mercado de alimentação é um setor que não sofre grandes impactos, mesmo quando a economia mundial não ajuda. Adaptando-se a produtos sazonais, restaurantes e lanchonetes se reinventam, de tempos em tempos, mas sempre oferecendo uma comida diferenciada e um tempero especial.

Afinal, todas as pessoas precisam se alimentar e muitas não têm tempo hábil para preparar todos os almoços e jantares do dia a dia.

Gastronomia precisa de equipamentos

Durante o dia, muitos restaurantes que estão em áreas urbanas, próximos a centros comerciais, recebem milhares de pessoas que deixam os escritórios e comércios, para almoçar.

Por mais que a oferta seja alta, a procura é muito maior. Mesmo nos centros de compras, as pessoas dedicam um tempo, entre experimentar um sapato e outro, comprar roupas e equipamentos eletrônicos, para fazer a refeição tão necessária.

Para atender a todo esses públicos, os empresários da área gastronômica precisam investir na cozinha, com equipamentos como panelas, talheres especiais, fogões, geladeiras e tudo mais que envolve este mundo tão fascinante.

Desde uma simples barra de aço inox, que serve como suporte para deixar panelas penduradas e guardar de forma higiênica os copos e pratos em que serão servidas as refeições, até treinamento dos funcionários, que deverão atender os clientes de forma educada e com zelo, tudo deve ter o seu lugar, de forma organizada e limpa.

Isso deve ocorrer, principalmente porque funcionários da vigilância sanitária costumam visitar as cozinhas para verificar a situação de limpeza do local. Mais ainda, o corpo de bombeiros precisa liberar o alvará, pois o local está exposto ao gás de cozinha.

Assim, todas as instalações devem ser feitas com materiais de primeira qualidade, para evitar qualquer risco de incêndio. Até mesmo os móveis utilizados nestes espaços precisam ser resistentes ao calor, para que não espalhe o fogo com produtos inflamáveis.

Por isso, é indicado o uso de uma prateleira de aço, que fica disponível na dispensa, com os alimentos que serão utilizados no cozimento e fritura dos pratos oferecidos, tanto pela lanchonete, quanto pelos restaurantes.

Este tipo de material é resistente, não deforma com facilidade e tem uma vida útil muito longa. Até mesmo a ferrugem não afeta a prateleira, pois ela é coberta com um material que protege ainda mais, aumentando a resistência contra as ações do tempo.

A área em que fica instalada a pia de aço inox deve ter também um balcão para que os materiais lavados sejam dispostos para secagem, na falta de uma lava louças.

Neste anexo, diferentes produtos são produzidos, como o corte de ingredientes e a extensão de massas, quando é preciso.

Por ser um suporte para muitos equipamentos, este espaço é utilizado de várias maneiras, mostrando a versatilidade que é preciso encontrar dentro de uma cozinha.

Os arquitetos e cozinheiros preferem utilizar este tipo de pia inox na instalação de uma cozinha, porque a limpeza pode ser realizada de forma rápida e a gordura não fica presa com facilidade.

Aliás, tudo que puder ser de inox, dentro de uma cozinha, assim o será. Afinal, esse é um material versátil, que leva a beleza de forma rústica para um espaço que demanda muita atenção e limpeza.

Até mesmo as panelas e utensílios, quando possível, devem ser de aço inox, seguindo uma tendência internacional de segurança e praticidade.

Outros benefícios que este tipo de material proporciona dentro de uma cozinha são:

  • Resistência ao calor é muito alta;
  • Ajuda no cozimento dos alimentos;
  • Tem uma vida útil muito grande;
  • Não deformam com facilidade.

Como o inox não precisa de pintura, não existe a possibilidade de contaminação dos alimentos. A retirada de excesso de sujeira pode ser realizada com uma esponja de cozinha simples, com água e detergente apropriado para o espaço.

Cozinha requer equipamento especial

Para as cozinhas que requerem um tratamento especial, com cardápios diferenciados, é preciso que o cozinheiro invista em equipamentos especiais, como um forno para pizza profissional. Este tipo de equipamento permite assar uma variedade diversificada de massas de pizzas, em tamanhos variados, com sabores diferentes, sem uma sobrepor à outra.

As cozinhas especializadas em um tipo de carne, por exemplo, ou dedicadas apenas em servir massas, precisam contar com equipamentos especiais, que são desenvolvidos especialmente a estas cozinhas.

Esse é o caso do fogão industrial, que tem bocas mais largas, com acesso ao fogo de forma automática e um forno que permite assar diferentes pratos, para atender todos os clientes de forma satisfatória.

Fonte:

https://www.folhavitoria.com.br/economia/publieditorial/02/2019/as-vantagens-do-uso-do-aco-inox-na-cozinha