Franquias de Serviços oferecem menos riscos para o empreendedor

O sucesso do Franchising no Brasil já uma realidade há algumas décadas e vem atraindo empresas de outros segmentos, interessadas em expandir suas marcas sem investir na instalação e na administração direta de novas lojas.

As Franquias de Serviços estão experimentando este sucesso e com um baixo risco, quando comparamos com as franquias de outros segmentos. Vamos falar um pouco deste setor e de suas probabilidades de sucesso e com mais segurança.

O setor de Serviços, em um sentido mais amplo do termo, é representado no Franchising por:

  • Serviços Automotivos;
  • Serviços de Limpeza e Conservação;
  • Serviços Educacionais;
  • Serviços Empresarias: consultorias de gestão, agências e assessorias.

Vamos focar neste artigo nos Serviços Empresariais, que tem mostrado um leque grande de nichos para atuar e atraído um perfil de empreendedor com o qual você se identificará.

 

Franquias de Serviços Empresarias: os resultados impressionam

Conforme o relatório Desempenho do Franchising 2017 publicado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de Serviços e Outros Negócios – onde estão as franquias de Serviços Empresariais – teve um crescimento de faturamento de 9,2% em 2017 – R$ 22.9 bilhões – quando comparado com o ano de 2016.

É um resultado expressivo, só inferior aos setores de Saúde e Hotelaria e superando segmentos tradicionais como Alimentação e Moda. E o resultado do primeiro semestre de 2018 é também impressionante: 8,8% de crescimento em relação ao mesmo período de 2017.

Como podemos ver, considerando que Serviços Empresariais é um dos segmentos mais novos do Franchising, ainda há muito espaço a conquistar – e trabalhando em um segmento com baixo risco e mais qualidade de vida.

 

As Franquias de Serviços Empresariais são aliadas das mudanças organizacionais das empresas

Duas importantes mudanças que vêm acontecendo nas empresas nas últimas décadas impulsionam as Franquias de Serviços Empresariais:

Terceirizar para Empresas de Serviços Compartilhados

Empresas que querem investir tempo, recursos e pessoal nas estratégias ligadas ao core business, delegando algumas de suas operações administrativas para empresas especializadas – que conseguem atuar com as boas práticas, processos atualizados e pessoal qualificado.

O custo também é menor, pois as empresas especializadas – ligadas à controladoria, financeiro, planejamento tributário e outros – atuam com mais foco, eficiência e um custo menor, já que atendem vários clientes.

Estabelecer parcerias com Consultorias de Gestão

Muitas empresas, crescendo sem uma sustentação administrativa adequada ou com problemas de gestão, estabelecem parcerias com consultorias especializadas – com a finalidade de:

  • Rever seus processos;
  • Otimizar suas estruturas;
  • Reduzir custos.

Importante ressaltar:

  • As operações continuam dentro das empresas e as Franquias de Consultoria desenvolvem projetos de longa duração para remodelar essas operações e atingir os objetivos acima.
  • As Franquias de Consultoria também exercem um papel importante no processo de terceirização, avaliando as áreas e a solução ideal para cada uma.

 

Franquias de Consultoria: as vantagens mostram o baixo risco

Algumas características se tornam as maiores vantagens competitivas das Franquias de Consultoria e também contribuem para o baixo risco do investimento nelas.

1- Baixo custo de investimento e de operação

O investimento é baixo quando comparamos com a maioria dos segmentos do Franchising, principalmente as franquias de comércio de produtos e de serviços técnicos.

As Franquias de Consultoria não exigem uma grande área, podendo ser instaladas em uma sala comercial e com os equipamentos básicos – mobiliário, notebook, multifuncional, programas de uso diário e o sistema uso na aplicação da metodologia.

2- Baixa sazonalidade

Para as empresas, não há o momento de redefinir os rumos de seus processos, da gestão e principalmente dos custos. 

Por vários motivos, desde o momento de emergência com vendas baixas e custos altos até um planejamento estruturado com base nos históricos ruins de gestão, as Franquias de Consultoria podem ter clientes durante o ano todo.

É bom salientar que, além desta regularidade, é possível ter uma concentração nos últimos meses do ano – fruto da tentativa de muitas empresas de salvar os resultados do exercício e preparar a organização para um novo modelo no ano seguinte.

3- Mercado ainda em expansão

Existe um grande mercado a explorar de empresas que precisam de uma consultoria de gestão.

  • Empresas com problemas estruturais que precisam ser revertidos para não prejudicar (ainda mais) seus resultados;
  • Investidores de médio e grande porte que querem começar as operações com um modelo organizacional adequado.

4 – A experiência profissional é o diferencial

As Franquias de Consultoria são ótimos empreendimentos para executivos com experiência corporativa em empresas de todo porte. 

Eles conseguem entender rapidamente a linguagem que é usada com os clientes e isso aumenta a motivação. Além disso, o relacionamento com os clientes flui melhor pela afinidade de temas e de poder partilhar experiências idênticas, o que facilita o entendimento da metodologia e as soluções que serão aplicadas.

Podemos dizer que é o único segmento onde a própria experiência profissional é o maior insumo para a credibilidade perante os clientes e para o resultado satisfatório.

5 – O networking será o maior aliado

Toda rede de relacionamento construída por anos na vida profissional poderá ser usada para certificar a sua credibilidade, recomendar o seu trabalho e até mesmo se tornar seus clientes – quantas empresas com quem você se relacionou podem precisar da sua consultoria?

O resultado: depoimentos consistentes e uma imagem positiva no mercado.

 

Franquias de Consultoria: qual o perfil ideal?

O perfil do profissional para as Franquias de Consultoria é também um grande cartão de visitas e as suas qualidades e competências são a base para o sucesso dos projetos.

Visão sistêmica

Esta é uma competência essencial no trabalho com os projetos das Franquias de Consultoria: a capacidade de visualizar o todo a partir das análises de cada parte que o compõe.

Na prática, é poder avaliar os impactos e correlações que as áreas de uma empresa têm dentro de um determinado processo. Isto ajuda a antever soluções e fatores críticos no projeto – estruturais, comportamentais e financeiros.

Capacidade de planejamento

Cada trabalho de consultoria é um projeto, com durações variadas mas com responsáveis, datas e prazos definidos. Estabelecer toda a estrutura do projeto, acompanhar e cumprir os prazos – reportando o que estiver fora do alcance – são fundamentais para o sucesso e para a imagem do seu negócio.

Como podemos ver, o empreendedor em uma Franquia de Consultoria pode dispor de várias competências que adquiriu ao longo da carreira para oferecer resultados mais consistentes e perenes aos seus clientes.

Franquias de Consultoria: trabalhar em casa?

Sim. E este pode ser um ganho de qualidade considerável.

A estrutura ideal para uma Franquia de Consultoria cabe em um home office – um escritório ou um espaço escolhido para este fim. Algumas condições simples precisam existir:

  • Ser um espaço exclusivo e com privacidade, sem interferências durante o expediente.
  • Equipar completamente para não precisar usar recursos de outro ambiente.
  • Ter uma estrutura básica para reuniões virtuais.

Você poderá ganhar qualidade de vida:

  • Sem os deslocamentos para outro local;
  • Reduzir ou eliminar custos operacionais – aluguel de sala, estacionamento, segurança, contas, refeições na rua.
  • Trabalhar em horário alternativo, se desejar.
  • Dedicar mais tempo para questões pessoais e a vida familiar.

As Franquias de Consultoria, por tudo que vimos, são um modelo de baixo custo, de alta motivação profissional e oferecem menos riscos para o empreendedor.

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