Indicadores de Desempenho Logístico: Conheça os principais

Logística é uma questão que toda empresa de transportes se preocupa, por isso, os Indicadores de Desempenho Logístico se fazem tão importantes.

Isto porque, eles ajudam na busca de medidas para melhorias e avaliação de desempenho de processos da empresa.

Ou seja, ajuda a corporação a pensar na questão como um todo, desde a logística interna, até a entrega e satisfação do cliente.

Para entender melhor como funcionam estes indicadores de desempenho, continue acompanhando o artigo.

O que são Indicadores de Desempenho Logístico?

Indicadores de Desempenho Logístico, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicator) são métricas para avaliar resultados específicos.

Assim como também medir o desempenho de processos internos que podem ser melhorados.

Os mesmos variam de empresa para empresa, pois tudo depende da estratégia adotada por cada organização.

Ou seja, para uma o tempo de entrega é o indicador principal, mas para outra a qualidade é muito mais importante.

Importância dos Indicadores de Desempenho Logístico

Os Indicadores de Desempenho Logístico, como visto, são necessários para avaliação e melhorias contínuas em uma corporação.

Eles se fazem necessários em empresas que querem uma logística mais qualificada e organizada.

Além disso, os KPIs logísticos são importantes para:

  • Recursos de qualidade identificados;
  • Melhoria dos resultados e serviços logísticos;
  • Tomada de decisões com maior apoio;
  • Maior satisfação dos clientes;
  • Segurança em evidência;
  • Empresa mais capaz para atender os clientes.

Como definir os Indicadores de Desempenho Logístico?

A definição de Indicadores está ligada diretamente às características e estratégias do negócio.

Ou seja, enquanto um indicador pode ser fundamental para uma empresa, para outra pode não ser tão interessante.

Porém, geralmente, os pontos necessários para a definição dos indicadores são o estoque, o transporte e a segurança da carga.

Isto porque, estes são os principais módulos de uma transportadora e sua junção ajuda na definição dos KPIs, de forma eficiente.

O importante é ter em mente que os Indicadores de Desempenho Logístico precisam ser relevantes ao negócio, além de simples e de fácil entendimento.

Principais Indicadores de Desempenho Logístico

Agora que os Indicadores de Desempenho foram explanados e sua importância relatada, conheça os principais KPIs Logísticos, a seguir:

OTIF – On Time & In Full

Este KPI é um dos mais importantes para a logística, isto, devido ao monitoramento de toda a operação de entrega e prazos, pelo próprio consumidor.

Sendo que, On Time representa o cumprimento do prazo e In Full a eficiência nos processos de atendimento.

Ou seja, significa que a mercadoria foi entregue ao cliente de forma eficiente, no local correto, completo e sem erros.

Para a mensuração do OTIF é preciso os seguintes requisitos:

– Data e hora que o pedido foi processado;

– Previsão de entrega ao consumidor;

– Manter o registro do indicador em dia.

Para ter o índice, basta fazer o seguinte cálculo:

OTIF = número de entregas / total de entregas x 100

OTD – On Time Delivery

Este KPI é utilizado para medir o percentual de pedidos entregues no prazo, independente se as especificações foram atendidas corretamente ou não.

Para mensurar o OTD é preciso:

– Medi-lo diariamente;

– Mantê-lo sempre acima de 90%.

Para este indicador, basta fazer o seguinte cálculo:

OTD = Total de entregas feitas no prazo / total de entregas x 100

OFR – Order Fill Rate

Este KPI representa o tempo interno para processamento do pedido, ou seja, o tempo médio gasto para realização do mesmo.

É avaliado desde a solicitação de pedido até a expedição para a transportadora ou qualquer outro meio de entrega que tenha sido escolhido.

Este é um dos indicadores mais buscados pelas empresas que trabalham com estoque, pois, suas etapas são mais fáceis de avaliar, entregando maior controle ao gestor.

Para mensurar este indicador, é fundamental ter uma frequência de mediação diária ou semanal de todos os aspectos envolvidos.

E para o seu cálculo, basta saber a média de tempo de processamento de cada pedido.

Acuracidade de Inventário

A Acuracidade de Inventário está relacionada com toda a organização do estoque da empresa.

Este KPI é utilizado para medir em porcentagem a quantidade de produtos que estão no estoque físico, em relação ao que contém no sistema.

Quanto mais próximo de 100% melhor, caso esteja abaixo é preciso ficar atento para não haver problemas de organização do controle de estoque.

Nível Médio do Estoque

Quando se trabalha com estoque, é preciso ter algumas questões resolvidas e bem organizadas, como a armazenagem dos itens sem excessos e faltas.

Ou seja, este indicador serve para avaliar por quanto tempo a empresa consegue trabalhar com o estoque atual.

Para encontrar o nível médio real, é preciso fazer um acompanhamento da demanda, análises de prazos dos fornecedores, disponibilidade de itens e índice de produtividade.

Portanto, monitoramento é o principal fator nesse KPI, para que assim as quantidades de produtos não ultrapassem e nem faltem no estoque.

Pois, estoque que excede a quantidade, eleva o custo operacional e estoque em falta, contribui com más experiências ao cliente.

Além de todos estes Indicadores de Desempenho Logístico, há muitos outros KPIs que podem ser definidos para um negócio, como:

  • Custo de Manutenção de estoque;
  • Tempo de trânsito;
  • Lead time do pedido;
  • Custos logísticos;
  • Tempo de carga e descarga; etc.

Para saber quais os melhores KPIs logísticos para seu tipo de negócio, basta acompanhar e entender os processos do mesmo.

Dessa forma, se entende o que é necessário para se ter um melhor controle de estoque e logística.

Invista em uma gestão de estoque e logística

Uma gestão completa e otimizada faz com que qualquer empresa tenha processos simplificados e qualificados.

Por isso, é muito importante conhecer boas ferramentas e saber quais são as mais interessantes para seu tipo de negócio.

E não é diferente com a gestão de estoque e logística, que são questões importantíssimas em uma empresa.

Portanto, adquira um software que possibilite um controle de qualidade e organizado, como os da Soften Sistemas, acesse o site e conheça todos os produtos e serviços oferecidos.

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