mercado imobiliário

Veja a importância dos imóveis no processo de locação

É bastante comum que proprietários e inquilinos se questionem sobre a necessidade de realizar transações com um corretor de imóveis. No entanto, algumas informações sobre as funções e vantagens das operações imobiliárias são suficientes para que ambos os sujeitos promovam a escolha da empresa especializada, em detrimento da locação direta entre proprietários e inquilinos.

Qual o papel dos agentes imobiliários no processo de locação?

A função da agência imobiliária é proporcionar segurança e comodidade no processo de locação, compra e venda de imóveis de qualquer natureza, com a função de mediar as relações e assegurar os direitos e deveres dos dois ministérios. Para tanto, é imprescindível a apresentação de um contrato de locação entre o locatário e o locador.

O contrato antecipa e prevê todas as possibilidades de situações relacionadas ao arrendamento, desde a aquisição do imóvel até o término do arrendamento. Os termos, como em todos os aspectos do arrendamento de imóveis urbanos, estão sujeitos à lei do arrendamento.

Quando uma pessoa tem interesse em alugar um imóvel, seja para uso residencial ou comercial, ou para instalar uma fabricante de papelão, o corretor identifica prédios com características que atendam às suas necessidades.

Para isso, aspectos como localização preferencial, número de quartos necessários, valor do aluguel e contas são incluídos na análise. Questões sobre segurança, possíveis regras ou restrições para condomínios, entre outras, também são levadas em consideração.

Elemento fundamental de uma locação, o inventário é um relatório destinado a descrever a condição real em que o imóvel foi recebido pelo locatário, antes da instalação e montagem de um projeto de estoque de cozinha. Documentação que comprove o estado da estrutura, acabamentos e outros elementos podem ser incluídos, como móveis, no caso de aluguel mobiliado.

Uma vistoria é um grande diferencial no trabalho dos corretores de imóveis, pois ajuda a evitar mal-entendidos e assegura o interesse de ambas as partes quanto a possíveis desgastes do imóvel e elementos que possam precisar de reparos no momento da devolução.

Como regra geral, os contratos com corretores imobiliários são mais longos, ficando os inquilinos mais tempo no imóvel. Isso cria menos inconvenientes para os proprietários, com menos problemas de rotação de inquilinos.

Por exemplo, ao alugar um imóvel para uma loja de jardinagem, algumas imobiliárias também disponibilizam uma equipe de manutenção, que está disponível para realizar reparos e diversos serviços que possam ser necessários nas estruturas dos imóveis.

Os próprios edifícios muitas vezes possuem uma série de elementos estruturais que exigem verificações contínuas para evitar problemas, como é o caso de alguns serviços de instalação elétrica, por exemplo.

Nesses casos, os agentes imobiliários ajudam os proprietários a preservar melhor o imóvel, mesmo com os inquilinos.

Ao renovar um contrato de locação, as imobiliárias realizam uma reavaliação do imóvel, a fim de ajustar o aluguel. Dessa forma, o inquilino continua pagando um preço justo pelo uso do imóvel, por meio de negociações visando a permanência do inquilino e ao mesmo tempo valorizando o imóvel.

Por fim, o imobiliário ajuda inquilinos e proprietários a encerrarem suas relações de forma harmoniosa, sem conflitos, e evidenciando direitos e obrigações. Um exemplo comum é pintar o interior de um imóvel usado para comercializar um fornecedor de janelas de alumínio, por exemplo, além de reparar qualquer dano na estrutura.

Quais as vantagens de alugar com imobiliária?

As imobiliárias contam com estruturas e especialistas especializados para evitar situações injustas ou conflitantes ao longo de todo o processo de locação. A maioria dos conflitos que surgem nessa relação são decorrentes, principalmente, da falta de informação, da falta de comunicação e da falta de compreensão das disposições relativas ao contrato de locação.

Assim, ir a uma imobiliária especializada em aluguel de imóveis evita dores de cabeça para proprietários e inquilinos, pois atua como intermediário entre eles. Os corretores se esforçam para agilizar e facilitar os processos envolvidos, e podem ser considerados bem-sucedidos quando todas as partes estão satisfeitas.

No entanto, é bastante comum alugar sozinho, diretamente com o senhorio. Embora possa parecer mais barato à primeira vista, essa opção pode trazer problemas e custos adicionais, pois envolve processos de locação que muitas vezes são realizados sem respaldo legal. Não há ferramentas adequadas e nem condições ideais de negociação.

No entanto, entre as vantagens de utilizar uma agência de administração de imóveis para o arrendamento de imóveis, destacam-se as seguintes:

Divulgação e prestação de serviços

Quando o imóvel é entregue ao síndico, o imóvel também é responsável pela sua divulgação a terceiros. Os potenciais interessados, com recursos próprios, costumam fazê-lo por meio de sites, aplicativos, redes sociais e parcerias.

Além disso, muitas vezes os imóveis recebem uma placa de disponibilidade e um telefone de contato, o que ajuda a ampliar as oportunidades de negócios.

Em termos de atendimento ao cliente, os agentes imobiliários dispõem de equipas dedicadas. Eles se concentram em tirar dúvidas, acompanhar visitas, encaminhar sugestões, manter, solucionar divergências, entre outras funções.

As diferenças entre as empresas muitas vezes se devem à atuação dos agentes imobiliários, que dão tratamento especial aos proprietários e inquilinos.

Eles concentram seus esforços em encontrar o imóvel ideal para os inquilinos montarem uma fábrica de cabos elétricos, ou qualquer outro negócio, e muitas vezes têm uma longa lista de contatos, compatível com sua experiência.

Análise do Cadastro

Ao alugar diretamente com o locador, muitas vezes pode ser difícil ter uma sessão de informação, reduzindo a segurança de todo o processo de aluguel. Por outro lado, ao entrar em contato com agentes imobiliários, os candidatos devem se apresentar e apresentar uma análise cadastral.

A análise destina-se a avaliar a legitimidade dos documentos apresentados pelo candidato a inquilino e, não havendo restrições legais, pode ser celebrado um arrendamento, com base na legislação aplicável.

As imobiliárias mais estruturadas e melhores costumam ter ferramentas para análise de crédito e autenticidade de documentos. Isso ajuda a evitar problemas como inadimplência de pagamento, além de conseguir um contrato sem furos para problemas futuros.

Vistoria de Imóveis

Vistoria é uma vantagem ao alugar imóveis com imobiliárias. As empresas também oferecem testes diferenciados realizados por especialistas. O conhecimento e a experiência neste campo garantem que este passo extremamente importante seja dado de forma correta, tanto no início da locação quanto no final da locação.

A comprovação do estado do imóvel é utilizada principalmente na entrega, onde o inquilino pode ter que pagar por eventuais danos ou indícios de uso indevido, contratando serviço de pintura eletrostática, entre outros serviços. Caso o inquilino se recuse a arcar com os custos, o inquilino pode ser processado.

Controles financeiros

Na locação de veículos, o proprietário é obrigado a exercer o controle financeiro, com recebimentos, recebimentos, transferências, reajustes e todas as partes envolvidas no processo. O controle financeiro não é apenas muito chato, mas também pode ser um desperdício se não for bem feito.

Através de agentes imobiliários, proprietários e inquilinos são informados das responsabilidades de cada um e cobrados em conformidade, evitando qualquer incumprimento. O proprietário é o único responsável por verificar se os fundos foram recebidos, o que facilita muito o processo de aluguel.

Assessoria durante toda a locação

Durante o prazo da locação, o agente imobiliário atua como um hub de suporte para ambas as partes, respondendo a dúvidas e solucionando possíveis problemas. Desta forma, problemas causados ​​por serviços de reparação mal executados na empresa de manutenção eletrica predial, por exemplo, nomeando os especialistas mais adequados para cada situação.

A conclusão é que o trabalho dos corretores de imóveis é fundamental para o bom andamento do processo de locação para locadores e inquilinos. O desempenho das empresas ajuda a equilibrar relacionamentos, evitar conflitos e entregar soluções que funcionam melhor para todos.

No entanto, é essencial recorrer a uma empresa especializada de confiança, com um bom histórico de mercado e boas referências. Pedir referências de familiares e amigos pode ajudá-lo a escolher a imobiliária certa para o processo de aluguel de imóveis.

Dessa forma, é possível garantir as vantagens de uma locação bem estabelecida, que afeta a experiência do locatário e locador e torna as transações ainda mais rentáveis.