Guia básico para criar uma apresentação de plano de negócios para investidores

Criar uma apresentação incrível de plano de negócios é um desafio muito grande para qualquer startup que busca investidores. A verdade é que, quando a sua ideia de negócio está em sua cabeça, ela é perfeita. Mas o choque de realidade surge assim que você tenta traduzi-lo em uma apresentação. 

Nós entendemos isso. Todos nós já passamos por isso. 

Mas, isso não deve impedi-lo de criar a apresentação do plano de negócios perfeita com a qual você sempre sonhou. Afinal, sonhos se tornam realidade só quando há persistência. E, para ajudar que o seu sonho de conseguir investidores para a sua startup seja uma realidade, criamos este guia para você. 

Abordaremos tudo o que você tem em mente, incluindo quantos slides sua apresentação de ideia de negócio precisa, o que se passa nesses slides e como criar uma apresentação de plano de negócios incrível, seja em apresentações tradicionais ou em apresentações em vídeos animados corporativos. 

Vamos começar!

O que é uma apresentação de plano de negócios?

Conhecemos um plano de negócios como um documento formal que inclui seus objetivos de negócios, missão, estratégia e o resto do plano de começar um negócio. 

Uma apresentação de plano de negócios para investidores é tudo isso e mais um pouco, já que você precisa transmitir todas as informações em slides ou animações – de forma clara e concisa. 

Dito de outra forma, você não tem documentos extensos para transmitir suas ideias. Em vez disso, você precisa ser claro sobre como vender sua ideia aos investidores, compartilhando todos os detalhes importantes de uma maneira envolvente e sucinta. 

De quantos slides sua apresentação de negócios precisa?

Não se alongue demais e, por isso, entre 10-12 slides são suficientes para transmitir sua ideia. Ao planejar o conteúdo da apresentação e os slides necessários para acomodá-la, lembre-se das duas regras a seguir.

Em primeiro lugar, a regra Guy Kawasaki 10 20 30, ou seja, manter a atenção do começo ao fim. 

  • 10 slides (ou 12 slides, se necessário) 
  • 20 minutos (quanto mais longa for a sua apresentação, maior será o risco de perder a atenção do público)
  • Tamanho da fonte máxima de 30 

Em segundo lugar, a regra dos nove minutos . Embora seja para vendedores, também ajuda os apresentadores. Mensagens curtas e poderosas deixam uma impressão muito mais profunda do que uma apresentação longa e confusa. 

Portanto, certifique-se de entregar 2-3 slides por minuto ou tente uma versão mais próxima.

Mas, espere. 

E se você precisar de mais slides? Digamos, mais de 15 slides. 

Mais de 15 slides é uma zona proibida. Você pode ir para 13 no máximo, se não acaba sufocando o público com um monte de informações. Portanto, reduza.

O básico de uma criação de uma apresentação de plano de negócios

Com a recapitulação do caminho, vamos falar sobre os fundamentos da preparação de uma apresentação de negócios para investidores que você precisa manter à frente e no centro conforme o planejado.

Sua mensagem precisa ser clara e concisa.

Este é o ponto de qualquer apresentação de sucesso – aquela que a torna vencedora. Para garantir que sua mensagem seja transmitida de forma coerente, explique sua ideia de negócio para si mesmo.

Quanto mais forte for o controle sobre sua ideia, melhor você será capaz de explicá-la em algumas frases ou, no máximo, parágrafos. 

Em outras palavras, certifique-se de resumir seus planos em um argumento de venda. Além disso, não se esqueça, use uma linguagem simples – uma criança pode entender sua ideia de negócio? Nesse caso, você está na direção certa. 

Os slides da apresentação devem ser fáceis de ler e compreender.

Se uma mensagem clara é o coração de uma apresentação premiada, boa legibilidade e facilidade de compreensão são os pulmões, trabalhando para manter sua apresentação viva e respirando. 

Como fazer isso? Aqui estão algumas dicas que podem ajudar.

Escolha uma ou duas fontes fáceis de ler.

Garamond, Helvetica e Gill Sans são algumas das melhores fontes de para apresentações criativas para empresas. Selecione um tamanho de fonte legível, com no máximo de tamanho 30, que é uma boa referência para se ter em mente.

A alteração do tamanho da fonte também cria um fluxo visual que direciona a atenção do visualizador. Veja um exemplo na apresentação desta startup de Marketing Médico. 

Escolha um contraste de cor que seja agradável aos olhos.

Conhece aquelas cores brilhantes que machucam os olhos e são difíceis de ver? Fique longe deles. Uma combinação sutil de cores funciona melhor e não agride. Use de duas a três cores no máximo, mesmo que seu branding seja colorido. 

Use o mínimo de texto.

Para fazer isso, leia cada palavra com atenção e pergunte-se: posso ficar claro sem essa palavra? Se você estiver respondendo afirmativamente a esta pergunta, remova a palavra. Faça com que cada palavra mereça sua manutenção e utilize apenas as necessárias para transmitir a mensagem.

Preste atenção aos elementos visuais em cada slide.

O objetivo é simples: você precisa usar os elementos de design de maneira inteligente, sem exageros. Claro, você ouviu que uma imagem vale mais que mil palavras, mas acertar os componentes visuais em sua apresentação exige algum esforço. 

Não se trata de jogar um monte de imagens em miniatura e ícones para cada slide e encerrar o dia. Em vez disso, trata-se de adicioná-los cuidadosamente para que tenham impacto, em vez de uma bagagem extra. 

Confira aqui este branding de consultório médico, por exemplo. 

Conclusão: 

Este guia básico serve para que você entenda de uma vez que não adianta inventar a roda e encher sua apresentação de informações desnecessárias. Seja minimalista no design, simples na apresentação e claro na sua mensagem. É isto que encanta investidores. 

Texto escrito pela equipe da KOP Animado