conseguir mais backlinks

Guest post: como conseguir mais backlinks para seu site!

Já não é novidade que conseguir backlinks na internet é a melhor estratégia para fazer um site ranquear bem nas páginas de resultado dos mecanismos de busca, sobretudo do Google. 

Mas, como você pode conseguir mais backlink’s para o seu site de maneira autêntica?

Se, por um lado, conseguir mais backlinks para um site é uma tarefa árdua e que deve ser muito bem pensada, por outro, basta ter uma boa estratégia e dedicar tempo para atingir os resultados almejados.

Para isso, o Guest Post provou-se ser um dos melhores métodos para conseguir backlinks de qualidade para o seu site e para fazer uma rede de links externos robusta para dar mais autoridade para a sua página.

Com o método Guest Post de prospecção de links externos, você pode construir uma rede sólida de autoridade no seu nicho de assunto, o que é mais conhecido como link building.

Por isso, conheça a seguir os detalhes sobre o que é backlinks e saiba como você pode utilizar a estratégia Guest Post para conseguir atrair mais usuários para a sua página. 

Saiba também a diferença entre backlink e link building e descubra como fazer Guest Post de qualidade para alcançar o topo do Google sem precisar pagar por campanhas!

O que é e como conseguir mais backlinks?

Para entender o que é backlink, basta ter em mente que nenhuma página “sobrevive” na internet “sozinha”. Dessa forma, o backlink se trata de todo link externo, ou seja, que não aponta para o próprio site onde é usado.

Quando você lê um texto de blog e acessa um link, o qual te leva para outro site, isso quer dizer que você usou um backlink.

Agora como conseguir mais backlinks é que é mais difícil, pois é necessário entrar em contato com webmasters de outros sites e blogs para que eles cedam o backlink para que seja usado em seu post.

Visto que o backlink é valioso para construir a autoridade de um site, é óbvio que ninguém vai ceder links à toa. Por isso o Guest Post, como você verá mais adiante, é uma das formas mais inteligentes de como conseguir mais backlinks.

Qual é a importância dos backlinks?

O backlink é importante por uma questão: visibilidade. Mesmo ao falarmos de autoridade, é impossível chegar até esse objetivo sem antes conquistar a visibilidade. De fato, esta precede aquela.

Suponhamos que um blog de beleza faça um post com um backlink de outro de mesmo tema. O que acontece na prática? Ambos os blogs ganham novos públicos e adicionam em sua rede de links externos.

O algoritmo do Google, de acordo com suas diretrizes, verifica a quantidade de backlinks de um site, e quanto mais backlinks, maior é a autoridade deste site. A consequência disso é um bom posicionamento nas páginas de resultados das buscas.

O que faz um posicionamento nas páginas de resultado? Simplesmente torna um site ou blog visível aos leitores que buscam pelo assunto tratado. Em última análise: sem backlink o leitor não encontra o seu blog.

Diferença entre backlinks e link building

O backlink e o link building estão intimamente relacionados, mas possuem suas diferenças. Por estar contido no link building, o backlink não é maior que ele.

Quando nos referimos a link building, falamos de uma rede de links que podem apontar para outros sites (links externos) ou para o próprio site onde é usado (links internos).

 É importante ter tanto um tipo de link quanto o outro para fazer um link building robusto, de forma que o seu site seja bem ranqueado. Porém, por motivos óbvios, a linkagem externa tem mais peso nessa rede.

O que é o Guest Post?

Se saber como conseguir mais backlinks para ter um link building sólido é o objetivo de todo webmaster, o Guest Post pode ser entendido como o meio para esse fim. 

Trata-se de um post de blog, como outro qualquer, com um detalhe que muda tudo: é feito em parceria com outro blog.

Na prática, funciona quando um blog abre espaço, isto é, uma página, para que outro webmaster possa colocar um post com seu próprio conteúdo.

É uma relação na qual um blog convida o outro a postar. Geralmente, o que ocorre é que uma página de menor autoridade é convidada por uma mais influente para fazer o seu post.

Nessa relação, ambos ganham, pois, o blog de menos influência ganha um pouco mais de autoridade e o blog influente ganha um conteúdo de primeira mão, tendo a chance de ranquear um novo artigo na posição de “anfitrião”.

Dessa forma, o Guest Post é um método estratégico para a rede de linkbuilding do seu site.

Como fazer um Guest Post de qualidade?

Não é fácil chegar ao estágio de conseguir Guest Posts com outros sites e blogs para fortalecer seu link building. É preciso ter estratégia, como mostraremos a seguir.

Conteúdo autêntico e informativo

Por mais que seu objetivo seja atrair leitores para seu blog ou marca, é preciso chegar até lá “pelas beiradas”, de forma sutil. Pois além de saber como conseguir mais backlinks, é necessário entregar informação.

O objetivo do Google se alinha com o dos leitores do blog no que diz respeito ao acesso irrestrito ao conteúdo de qualidade, que seja genuinamente informativo.

O poder de um Guest Post está em demonstrar o seu conhecimento a um público desconhecido, portanto, jamais negligencie a experiência desses leitores.

Utilização de padrões semelhantes do texto com o site

Observe o padrão dos post do blog que permitirá seu Guest Post. Fonte, cores, imagens, estrutura do texto, citações, tópicos, exemplos: tudo isso deve ser imitado. 

O texto pode ser seu, inegavelmente, mas lembre-se que ele estará hospedado em outro lugar, com suas próprias regras. Quanto mais o Guest Post estiver adequado aos moldes do blog que o recebe, melhor.

Utilização de links para aprofundar o conhecimento abordado

O que um leitor de blog mais está acostumado a fazer é abrir os links que os textos oferecem, pois eles representam um conhecimento aprofundado dos tópicos expostos e do assunto em geral.

Um bom Guest Post deve ter links que apontem para novos conteúdos, o que reforça a sua autoridade no assunto e ainda por cima serve para criar topic clusters, que também agem como fatores de ranqueamento no Google.

Guest Post como estratégia para conseguir backlinks de qualidade

Com o Guest Post, você pode criar uma rede de sites parceiros na qual há troca de backlinks. Ou seja, você recebe e entrega backlinks, em um fluxo constante, mas é preciso ter toda atenção aqui.

A relação de troca de links só vale se você tiver sites confiáveis em sua rede, que sejam tão compromissados com o valor do conteúdo quanto você mesmo. Também devem ser sites que compartilhem temas e assuntos em comum com o seu.

Guest Blogging

O Guest Blogging é outro nome para post convidado, que é feito entre blogs parceiros. Todas as regras para construir boas parcerias e bons posts com objetivo de conseguir mais backlinks também são válidos aqui.

Cuidados com construção de Guest Post

Após mencionar sobre a importância do Guest Post para conseguir backlinks e o teor das parcerias entre webmasters, fica claro que essa prática pode conter uma série de armadilhas que devem ser evitadas a todo custo.

Produção ou parceria em escala

Visto que construir uma rede de parcerias não é algo que se faça repentinamente e sem planejamento, fazer parcerias em larga escala — ou seja, com um volume enorme de sites — pode ser um erro tremendo.

A rede de Guest Posts precisa de conteúdo para se manter viva, e isso leva tempo para conseguir.

Simplesmente atrair qualquer site para a sua rede poderá render muitos backlinks? Sim, mas o problema é que, hoje em dia, o Google é avançado o bastante para detectar sites que não tem intenção nenhuma de dividir conteúdo, mas apenas de conseguir links. 

No fim das contas isso acarretará punições que põem todos os seus esforços a perder.

Links não naturais ou que fogem do conceito do determinado blog

Esse segundo erro é uma consequência direta da parceria em larga escala, mencionada acima. Um link não natural simplesmente não faz sentido, não se torna menos discrepante para o usuário do blog do que para o algoritmo do Google.

Links de blogs ou sites que não dividem — com o seu — o mesmo campo semântico e universo de temas também não são bons e podem levar a punições.

Além disso, ao fazer Guest Post para páginas fora do seu nicho, muito provavelmente os leitores da página de destino não vão se interessar pelo conteúdo que você produziu e o resultado da campanha não vai surtir tanto efeito como o desejado.

Portanto, aproveite a oportunidade do espaço para Guest Post para explorar um novo debate dentro de um nicho comum em ambas as páginas. 

Assim, você agregará valor para o anfitrião ao entregar um conteúdo inédito e para o público ao fornecer uma discussão de alto nível que nunca foi levantada antes.

Como realizar pesquisa de backlinks competitivos?

Através de ferramentas como o Site Explorer ou o Link Explorer, disponibilizada no Ahrefs, você pode colocar a URL de qualquer site e descobrir o nível de autoridade de seus backlinks.

Assim, você descobre de antemão se vale a pena, ou não, fazer parceria com um determinado blog.

Saber como conseguir mais backlinks é uma questão de paciência e técnica. Use as ferramentas, descubra lacunas que você pode preencher com os Guest Posts em outros blogs e use isso para construir uma rede de links externos para o seu site.