quarentena

Estresse e home office: dicas de como trabalhar com saúde durante a quarentena

Ficar o dia inteiro na frente da tela já era algo comum para a maioria das pessoas que trabalhavam e tem que trabalhar em escritórios e afins.

A diferença é que esses espaços contam com mobiliário e equipamentos otimizados para ergonomia. Consequentemente, eles ajudam a reduzir os efeitos no corpo no fim do dia. 

Com o novo normal de ter que trabalhar em casa, quem não possui escritório no lar teve que adaptar espaços confortáveis, como cozinha, sala e quarto, em locais de trabalho. Ou seja, muitos têm, literalmente, se virando como pôde. 

Considerando que o ambiente caseiro nem sempre é propício para trabalhar — seja pela atmosfera em si ou pelas pessoas que nele habitam — será que é possível amenizar os efeitos do estresse durante esse período de reclusão obrigatória? A seguir, estão algumas dicas que podem ajudar quem mais precisa. 

Home office e saúde mental 

Não tem como falar de como trabalhar com saúde sem citar o principal item: a saúde mental. Empresas e funcionários já vinham desenvolvendo programas focados nesse aspecto nos últimos anos, mas o distanciamento social causado pelo coronavírus escancarou ainda mais essa questão. 

Grande parte das pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade, depressão e todos os sintomas envolvidos nesse espectro se viram sem muita saída para lidar com o paralelo de um mundo em desequilíbrio e a necessidade de manter uma certa produtividade. 

Especialistas recomendam a prática de exercícios físicos leves, como ioga, que ajudam a respiração e o relaxamento do corpo. Outras dicas são as atividades prazerosas, como ouvir música, evitar excesso de notícias e manter contato com os amigos, mesmo que por meio de videochamadas. 

Respiração e cuidados com a coluna 

Entre as principais reclamações de quem teve a sorte de não perder o emprego, mas foi obrigado a trabalhar em casa, está a aparição de dores musculares, causadas pelo estresse e pela má postura. 

Como dito anteriormente, boa parte das pessoas tiveram que adaptar espaços da casa para trabalharem. Muitas delas estão usando cadeiras e mesas que não são ergonômicas o suficiente para serem usadas por longas horas seguidas. 

Um modo de amenizar o problema é manter uma rotina de alongamentos, que podem ser feitos antes ou durante o expediente. Alongar pescoço, braços e costas — partes do corpo que mais sofrem com os longos períodos sentado — pode ajudar bastante. 

Se possível, procure fazer pequenas pausas ao longo do dia para respirar fundo, apreciar um café ou um chá e, até mesmo, tirar um breve cochilo pós-almoço. 

Gadgets à disposição 

Notebooks e smartphones têm sido as principais ferramentas de trabalho de quem adotou o sistema home office. Embora não pareça, eles também precisam de ajustes que diminuam os danos como dores e má postura causadas pelo uso prolongado.

Notebooks 

Quem trabalha usando o notebook por oito ou mais horas por dia, pode investir em suportes de mesa. Eles podem ser encontrados em diferentes lojas, em quase todo tipo de material: alumínio, aço, madeira e, inclusive, tecidos estruturados. 

Sua função é elevar o notebook até uma altura próxima aos olhos, permitindo que o usuário mantenha o pescoço e a coluna mais eretos durante o uso. Ele também auxilia a posição de digitação, melhorando a ergonomia, que ajuda a evitar inflamações como tendinite. 

Smartphones 

Cada vez mais potentes, o smartphone tem sido usado no lugar do computador por muitas pessoas para trabalhar, seja por questão de hábito ou mesmo necessidade, pois vários indivíduos estão usando equipamentos pessoais para as atividades profissionais durante a quarentena. 

Para quem usa esses pequenos multiusos, realizar pausas ao longo do dia e ajustar o brilho da tela em um nível confortável já pode fazer uma diferença. 

Agora, se o intuito é investir um pouco, existem teclados sem fio que podem ser usados com os smartphones, além de suportes de mesa que, assim como no notebook, auxiliam uma postura menos prejudicial ao longo do uso. 

Cadeiras e Mesas 

Por fim, mas não menos importante, as cadeiras e as mesas lideram a lista de itens improvisados para o trabalho home office. A vantagem é que, aqui, não é necessário gastar:

  • Utilize almofadas para apoiar suas costas, ficando em uma altura mais confortável e menos prejudicial para sua coluna e lombar;
  • Apoie seu notebook em livros, deixando-o numa altura mais confortável;
  • Mantenha sua mesa arrumada, dentro do possível. Isso ajuda a criar menos distrações e reduzir o estresse causado pela autocobrança de preservar a produtividade no mesmo nível que antes da pandemia. 

O fato é que cada pessoa vai ter que encontrar a sua melhor maneira de equilibrar o trabalho sendo feito dentro de casa, considerando seu ambiente e o que mais afeta a saúde de cada um. 

Texto: Gear Seo