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Estratégias para retenção de talentos

A retenção de talentos vem se tornando um fator determinante para qualquer negócio, já que a configuração atual do mercado de trabalho gera um alto índice de turnover pela competição entre as empresas, que cada vez mais optam por atrair e reter seus melhores profissionais.

Mas o que podemos definir como talentos? Nesse contexto, o talento abarca aquele profissional que apresenta alta produtividade e identificação com o perfil da empresa onde trabalha.

Colaboradores assim são valiosíssimos e é função da instituição criar estratégias para reter profissionais desse calibre. Portanto, no artigo de hoje, traremos algumas sugestões de estratégias para a retenção de talentos na sua empresa.

Importância de investir na retenção de talentos

Não é nenhuma novidade que muitos empresários consideram seus colaboradores como o ativo mais valioso da organização.

Afinal eles são os responsáveis pelo andamento das atividades do negócio. 

O primeiro contato da empresa com o consumidor é feito pelos colaboradores, sendo estes a vitrine da instituição, dando uma amostra de como ela se relaciona com clientes, fornecedores, parceiros e afins.

Com o mercado cada vez mais acirrado, uma empresa contar com profissionais que fazem da sua equipe um time de alta performance com certeza confere uma posição de destaque na sua área de atuação.

Mas, justamente pela competição do mercado, apenas contratar colaboradores de excelência já não é o suficiente.

É necessário motivar os trabalhadores a permanecerem na empresa, engajados com o negócio e alinhados com suas ideias.

A qualidade de vida e a saúde emocional são fatores que influenciam a decisão de um colaborador em permanecer na empresa, além do salário.

Focar no bem-estar, promovendo ações que tragam harmonia ao cotidiano do ambiente, tornando-o mais produtivo e criativo, são questões que beneficiam não apenas o empreendimento, mas o crescimento pessoal dos profissionais.

Quando sua equipe tem um talento acima da média, torna-se perfeitamente possível superar a concorrência e entregar aos clientes o que eles desejam: a satisfação no serviço ofertado.

A retenção de talentos é imprescindível para as empresas que desejam tomar frente aos concorrentes, pois aperfeiçoa os processos internos e melhora os resultados.

Isso resulta em uma equipe engajada com os propósitos da organização.

Dessa forma, investir em estratégias que mantenham os talentos na sua empresa é importante e necessário.

Estratégias que auxiliam na retenção de talentos

São dois os principais fatores que uma empresa precisa se preocupar quando busca reter e motivar seus colaboradores. O primeiro é aumentar o engajamento, já o segundo é investir em ações que deem suporte para o sucesso dos funcionários.

Colaboradores eficientes e habilidosos são um ativo muito valioso, especialmente em pequenas ou médias empresas.

A perda desses colaboradores causa um impacto negativo muito maior nessas instituições do que em uma empresa de grande porte.

Por ser um grande desafio para as empresas manterem os talentos que possuem, selecionamos algumas estratégias que auxiliam nessa questão.

Estruture um programa de engajamento

Programas de incentivo e engajamento auxiliam os funcionários a reconhecerem a evolução do outro, divulgando a empresa e alguns casos incluem até premiações e bonificações por desempenho superior ao esperado.

Mas, para atingir níveis altos de engajamento, é preciso investir em incentivos não monetários com medidas que façam uma correlação entre desempenho e premiação.

Promover o conhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades por meio de treinamentos e programas de capacitação, também pode ser uma estratégia para incentivar a produtividade através de um sistema de recompensas.

Quando a mão de obra e a evolução do trabalho são valorizadas, os colaboradores tendem a recusar outras oportunidades de trabalho.

Explore as aptidões dos colaboradores 

Uma equipe produtiva e satisfeita com seu trabalho também passa pelas funções ocupadas na empresa.

Então, alocar as pessoas corretas em posições em que suas potencialidades e aptidões são mais bem aproveitadas é uma ação que ajuda a elevar o engajamento, melhorando a produtividade e, claro, auxiliando a reter talentos.

Aqui é uma estratégia ligada à boa comunicação. Os processos que o colaborador executa na empresa precisam ser claros e fazerem sentido para ele e todos os membros da equipe.

Estruturas de incentivo à aprendizagem do funcionário também permite que ele esteja sempre se atualizando, trazendo melhorias no desenvolvimento das suas demandas e na sua evolução profissional.

Estimule a cultura do feedback

A cultura de feedback auxilia para que as estratégias apresentadas até agora não gerem frustrações, pois o colaborador vai trabalhar esperando que consiga evoluir no plano de carreira.

Contudo, quando isso não ocorre, ele precisa saber quais pontos deve melhorar para evoluir continuamente.

A prática do feedback é importante, abrangendo postura, produtividade e a abertura para ouvir opiniões por parte da empresa.

Ao mesmo tempo em que é preciso relatar o comportamento do colaborador também é importante como ele se sente sobre a organização como um todo, pois isso propicia uma avaliação das próprias condutas do negócio para mudar o que for necessário visando a retenção de talentos.

Propicie um ambiente de trabalho agradável

Não é só o salário que deve ser o único fator para reter talentos preciosos em seu negócio.

Afinal, depender de aumentos salariais para isso é arriscado, efeitos desta prática são curtos e frágeis.

Para proteger sua empresa dos altos índices de turnover, garantindo a competitividade perante a concorrência, recomendamos investir em um ambiente de trabalho tranquilo, com um clima organizacional agradável.

São ações simples como confraternizações periódicas, atividades recreativas, refeições surpresa para comemoração da conquista de metas, rodas de conversa.

Essas e outras ideias conferem detalhes que culminam numa rotina de trabalho alegre e saudável.

Seja flexível e abra espaço para diálogo 

Abertura para o diálogo é importante para ouvir as reivindicações dos colaboradores. Essas informações podem ser a chave para mantê-los na empresa.

Ter flexibilidade com os talentos da sua organização, colocando-os numa posição de liberdade para dialogar, garante que essas pessoas continuem crescendo junto com o negócio.

Isso também diminui significativamente a chance de perder esse talento para a concorrência.

Qualidade de vida passa pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Quando o profissional sente que perdeu o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, diminui muito sua qualidade de vida.

Aqui a empresa precisa mostrar que se importa com os problemas físicos e emocionais que um funcionário pode desenvolver pelo estresse do dia-a-dia de trabalho, além de tomar medidas para que esse tipo de situação não seja recorrente.

O gestor deve demonstrar interesse pelo bem-estar e carreira do colaborador – já que ajuda inclusive a identificar pontos de melhoria na empresa. É importante buscar esse equilíbrio entre o pessoal e o profissional.

Expresse o reconhecimento aos seus colaboradores

A motivação dos profissionais passa invariavelmente pelo reconhecimento, então não hesite em parabenizar seus funcionários pelo sucesso e pela execução de um trabalho bem feito. 

Um feedback positivo pode fazer toda a diferença para o funcionário, que percebe que o seu trabalho está sendo bem feito e seus superiores percebem seus esforços e valorizam-no.

Além do sentimento de que está sendo visto e lembrado pelos gestores, atitudes assim fazem também com que o colaborador sinta-se valorizado pelos colegas de trabalho, ajudando na construção de um ambiente de trabalho saudável e estimulador.

Plano de carreira atrativo

A oportunidade de uma carreira longa e de sucesso em uma companhia é o sonho de muitas pessoas.

Então a empresa pode apresentar um plano de carreira bem estabelecido, pois isso aumenta as chances de retenção dos seus melhores talentos, já que o desejo por maiores salários, ou frustração com o plano de carreira são pontos que mais fazem talentos se desligarem de uma empresa.

Invista em desenvolver ações de educação corporativa que contem com planos de carreira de longo prazo e investimentos definidos nos talentos para que a retenção se torne possível. 

Funcionários que não veem evolução na sua profissão tendem a ter altos níveis de insatisfação.

Reter talentos eleva o nível da sua instituição!

A retenção de talentos não tem uma fórmula exata. Para que ela ocorra, faz-se preciso unir uma série de ações que atuando em conjunto fazem com que a empresa se transforme num local em que os melhores profissionais querem trabalhar.

No entanto, para que as estratégias de retenção tenham o desenvolvimento esperado, é imprescindível que a gestão de pessoas se aperfeiçoe constantemente no assunto e coloque em prática as ações mencionadas neste conteúdo, buscando alinhá-las às particularidades do negócio.

Ou seja, o primeiro passo da empresa é aperfeiçoar as práticas de retenção de talentos para, em seguida, contratar os melhores candidatos que irão se beneficiar da política organizacional da companhia, participando de  atividades que os engajem e estimulem o senso de pertencimento à instituição.

Isso culmina em colaboradores que desempenham suas atividades de maneira excepcional, atraindo os consumidores, gerando maior conversão de clientes e, consequentemente, o aumento da lucratividade e rentabilidade da empresa.

Para finalizar, a empresa precisa mostrar aos seus colaboradores que realmente se preocupa com eles – não apenas por discursos motivacionais, mas sim com ações.