equipamentos segurança

Elementos de combate a incêndio para empresas

A segurança é um elemento muito importante para a sociedade, por isso, ela é uma exigência constante que as empresas precisam atender para que os clientes confiem e sintam-se protegidos ao optar pela escolha dos produtos ou serviços de uma determinada marca.

Além disso, a segurança promove o sentimento de confiança e conforto, fazendo com que os colaboradores trabalhem com mais efetividade e qualidade.

Com inúmeros benefícios e alto grau de responsabilidade, a segurança é um requisito obrigatório para que o processo de abertura de indústrias e empresas aconteça de forma regular e de acordo com lei.

Assim, há uma vistoria após a construção desses ambiente, realizada pelo órgão competente, o corpo de bombeiros, no qual são inspecionadas todas as estruturas e seus equipamentos de combate a incêndio.

Para evitar acidente com sérias consequências à empresa, seus colaboradores e comunidade ao entorno, é necessário saber quais são esses equipamentos e suas aplicações, fazendo com que a empresa seja segura, regularizada legalmente e confiável.

Equipamentos

Os equipamentos são os agentes que compõem os sistemas de combate a incêndio em cada espaço da empresa, sendo que quanto maior for o espaço físico mais detalhado e específico precisa ser o sistema e a distribuição correta dos equipamentos.

De um modo geral, o sistema é composto por:

  • Alarmes sonoros;
  • Extintores;
  • Saídas de emergência;
  • Luzes de emergência;
  • Sinalizações.

O sistema pode ser acionado sempre que necessário, ou quando for identificada qualquer alteração nos padrões de temperatura e fumaça em uma determinada região. Um dos principais equipamentos contra incêndio são os extintores.

Aplicados para minimizar e até mesmo acabar com os focos de incêndios que podem acontecer nas empresas, os extintores possuem categorias para serem aplicados de forma eficiente e correta em cada situação.

Isso ocorre porque é possível ter várias causas de origem e há modelos que são mais apropriados para determinada situação, agregando mais eficiência no combate ao fogo.

A classificação dos extintores ocorre pelo material de combustão, sendo classificados por classes.

A classe A são de materiais sólidos que queimam e deixam resíduos como a madeira e o papel. A classe B é para os materiais líquidos inflamáveis, como o álcool e a gasolina.

Já aclasse C é composta por equipamentos elétricos e a classe D são os metais inflamáveis, como o alumínio  e o zinco. Por fim, a classe K é destinada para a gordura e fogo em cozinhas.

Os extintores são adquiridos de acordo com as suas características e as do ambiente, além disso, eles podem ser fixados nas paredes ou no chão, por meio do suporte para extintor de chão.

É importante ressaltar que os extintores, assim como os demais equipamentos de combate a incêndio, precisam ser instalados em locais que sejam fáceis de serem localizados e utilizados.

No interior dos extintores, os produtos utilizados também são distintos, sendo eles:

  • Pó químico;
  • Gás Carbônico;
  • Gás Novec;
  • Água;
  • Espuma.

Cada componente é indicado para alguma das classes de combustão. Sendo que o modelo de água é único que só pode ser usado para os de classe A.

O gas novec é uma das soluções mais modernas e é utilizado em locais que há um alto fluxo humano ou grande número de máquinas e equipamentos de alto valor e custo à empresa, caso sejam danificadas.

Manutenções

As manutenções são processos essenciais para que a segurança e qualidade dos processos sejam realizadas e a conservação do local também.

Assim, todo os equipamentos e sistemas precisam ser considerados pela equipe de manutenção, desde os mais simples aos mais complexos e importantes.

A recarga extintor abc 4 kg preço precisa estar presente no calendário da manutenção. Neste sentido, é essencial contar com os técnicos de segurança do trabalho, pois os extintores são equipamentos com produtos válidos por tempo determinado e precisam ser acompanhados e trocados sempre que passam da data de consumo ou quando são utilizados para garantir a segurança de todos.

Por serem essenciais e obrigatórios, há uma tabela de preços de recarga de extintores que são compostas por valores que variam de acordo com o tipo de produto e o tamanho dos recipientes.

A padronização dos preços permite que todas as empresas tenham acesso aos produtos e impede que ocorra uma supervalorização e má fé na comercialização do produto.

Outra parte que precisa de manutenção periódica é o sistema de detecção e alarme de incêndio, para garantir que irão funcionar nos momentos emergenciais. Isso porque eles são compostos por sensores e alarmes e são responsáveis por comunicar as pessoas de que algo está acontecendo – não podendo falhar.

Implantando todos os equipamentos necessários, o sistema de combate a incêndio será completo, tornado o ambiente mais estável e seguro a todos, refletindo na produtividade e qualidade da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *