Dicas sobre cozinha industrial que você precisa conhecer

Os comércios alimentícios são muito comuns e populares no Brasil. Muitas pessoas frequentam esses lugares e não fazem ideia de como eles funcionam, quais os equipamentos necessários e o que a cozinha precisa para funcionar.

Mas além da maioria dos clientes que não faz ideia disso, alguns proprietários novos no ramo também acabam se perdendo.

Mas é importante saber que além de ter os equipamentos necessários dentro de uma cozinha industrial, seja ela de um restaurante, lanchonete, pizzaria ou dentre outros.

Existem documento necessários que uma cozinha precisa ter para funcionar, a fim de assegurar a qualidade do produto oferecido e a segurança do ambiente.

Este artigo está trazendo algumas informações importantes sobre equipamentos e documentações importantes para o funcionamento legal de uma cozinha industrial.

Equipamentos para uma cozinha industrial

No Brasil, o costume de comer em restaurantes, lanchonetes, fast-foods, pizzarias, cafeteiras e diversos outros estabelecimentos alimentícios é muito comum.

Por conta disso, as possibilidades rentáveis desse tipo de comércio tem atraído cada vez mais pessoas que querem investir nesse ramo dos negócios.

No entanto, para estar de acordo com as normas vigentes e oferecer um produto de qualidade, a cozinha desses estabelecimentos precisa ter equipamentos profissionais.

Um deles é o forno combinado industrial. Esse tipo de forno industrial oferece duas possibilidades: preparar tanto pratos rápidos como pratos mais demorados.

Portanto, é um equipamento que proporciona diversos tipos de cocção em uma única câmara, além de oferecer funções de calor úmido, calor seco e o cozimento híbrido que une essas duas possibilidades.

Sua temperatura é controlada por sensores, além de manter a temperatura ideal para cada necessidade.

Outro item bastante presente nas cozinhas industriais é a cortina de PVC em tiras.

Essas cortinas são bastante comuns nas cozinhas e outros locais que necessitam de uma divisória de ambientes higiênica e que não necessite de contato humano.

O PVC garante essa possibilidade, tampando a entrada entre os ambientes de maneira prática e segura, oferecendo todo o cuidado necessário.

Além das cozinhas industriais, esse tipo de cortina também é utilizado em hospitais e fábricas alimentícias, pois oferecem:

  • Praticidade;
  • Higiene;
  • Facilidade de limpeza;
  • Versatilidade.

Mas, voltando aos equipamentos, você sabia que é importante manter a temperatura ideal para os funcionários da sua cozinha? Uma maneira de garantir isso é por meio do uso do chiller industrial.

Esse equipamento funciona como um refrigerador de água, pois conforme a água passa em seu interior, ele vai diminuindo a temperatura.

O chiller é utilizado para proporcionar um ambiente mais agradável tanto para os funcionários de uma cozinha industrial, quanto para o clientes do estabelecimento.

Além disso, ele evita que os equipamentos presentes em grandes cozinhas sejam danificados por conta do excesso de calor.

Mas não podemos nos esquecer do fogão industrial.

Indispensável em qualquer cozinha de estabelecimento comercial de comidas prontas, esse fogão possui uma capacidade superior aos fogões comuns e são feitos para trabalharem todos os dias durante muitas horas.

Mas além de pensar nos equipamentos, é importante pensar na estrutura da cozinha, garantindo higiene e praticidade, como no caso da pia inox.

O inox é um material resistente, que não enferruja e que possui uma durabilidade muito superior.

É uma exigência para as cozinhas industriais porque é uma pia muito mais fácil de usar e de limpar, garantindo a higiene necessária desses ambientes.

Resistência e durabilidade precisam ser as palavras de ordem para os itens que compõem uma cozinha industrial.

Por conta disso, não pode faltar uma boa prateleira de aço que aguente os itens e equipamentos da cozinha industrial, além de oferecer mais organização para o ambiente, tornando o dia a dia mais prático.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esses equipamentos, fique de olho na legislação que exige alguns cuidados das cozinhas industriais.

Documentos obrigatórios para uma cozinha industrial

A cozinha industrial precisa operar de maneira legal, obtendo os documentos necessários e sem correr riscos de sofrer uma penalização. Os documentos necessários para o funcionamento legal de uma cozinha industrial são:

  • Manual de boas práticas;
  • Procedimentos Operacionais Padronizados;
  • Relatório de acompanhamento técnico;
  • Relatório do responsável técnico;
  • Certificados de higienização;
  • Saúde e Inspeção Sanitária;
  • PCMSO NR17;
  • PPRA NR9;
  • Relatórios de segurança ambiental e riscos de incêndio;
  • Alvará de funcionamento.

Em posse desses documentos exigidos por lei, a cozinha pode funcionar tranquilamente, sem sofrer penalidades.

Ainda mais, o local irá oferecer uma alimentação de qualidade para o clientes, além de saborosa, o que trará mais sucesso para o estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *