3 Vantagens de assinar documentos de maneira digital

Com o surgimento da Covid-19, muitas pessoas deixaram de trabalhar presencialmente, fazendo com que a tecnologia passasse a ser utilizada com muito mais intensidade.

Essa realidade afetou especialmente a assinatura de documentos, uma vez que fazer isso de modo presencial se tornou uma grande dificuldade devido ao risco de contaminação. 

Desse modo, a tecnologia permitiu a existência da assinatura digital, em que você não precisa assinar no papel com caneta como antigamente.

Essa mudança contribuiu positivamente para a maior parte das pessoas que visam agilidade no seu cotidiano.

A equipe Legalcloud desenvolveu esse texto com o objetivo de te mostrar os pontos positivos de assinar eletronicamente.

Por que utilizar assinatura eletrônica na advocacia?

Adotar a assinatura eletrônica facilita consideravelmente o dia-a-dia das partes que precisam assinar um contrato.

Isso porque é possível poupar tempo, uma vez que não é necessário marcar um dia e um horário para os que todos estejam presentes e nem transitar com documentos pela cidade.

Quais são as vantagens?

Elencamos 3 benefícios para você entender melhor o quanto a assinatura digital pode ser vantajosa.

Facilidade do dia a dia

A assinatura eletrônica permite que você verifique o documento assinado a qualquer momento, já que ele estará sempre disponível no seu celular. Então, se surgir qualquer dúvida em uma cláusula, por exemplo, você consegue acessá-lo pelo e-mail.

Isso não costuma acontecer nos contratos físicos, já que eles não estão disponíveis a qualquer hora. 

Economia de recursos

Sabemos que economizar financeiramente e tempo é um objetivo da maior parte dos profissionais do Direito, que já são naturalmente repletos de prazos processuais a cumprir.

Desse modo, assinar um documento via eletrônico resulta em um gasto menor de dinheiro e energia com papéis impressos, tinta, impressoras, transporte, taxas e cartório.

Outro ponto importante é que, além disso tudo, você também economiza seu tempo, já que não precisa se preocupar com a logística de entrega dos documentos. 

Menos fraudes no documento

Antes de tudo, é importante destacar que a assinatura eletrônica é reconhecida juridicamente, então não precisa se preocupar com isso.

Nesse sentido, é possível adicionar diversos tipos de verificação na assinatura do indivíduo, diminuindo consideravelmente as chances de fraude.

Você tem se atualizado quanto à assinatura digital?

Fazer uso da assinatura eletrônica vai além dessas 3 vantagens citadas, já que demonstra que você tem acompanhado as transformações digitais e tem mais controle nos processos do seu escritório, por exemplo.

É só pensar: se você já troca mensagens com seu cliente via e-mail e WhatsApp, por que ainda gasta seu tempo indo nos cartórios e entregando o contrato assinado pelos Correios?

Não perca mais seu tempo e nem seu dinheiro, assinar eletronicamente tem muitas vantagens, além de ser benéfico para o meio ambiente também. Hoje em dia existem várias plataformas que realizam esse tipo de assinatura.

Esse texto foi produzido pela equipe Legalcloud, criadora da Calculadora de Prazos Processuais, e visa ajudar profissionais do Direito a compreenderem de forma mais simples questões atuais do mundo jurídico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *