Dicas para planejar sua primeira viagem de férias

Quem gosta de viajar garante que o planejamento é parte essencial de qualquer passeio. É nessa etapa que você faz as reservas, pesquisa lugares para visitar e já começa a sentir o gostinho de como vai ser experiência quando chegar no destino.  

No entanto, viajantes inexperientes costumam cair em algumas ciladas, que podem ser evitadas com um bom planejamento. Vai viajar para o litoral brasileiro e é a primeira vez que você é responsável por tudo? Separamos algumas dicas de quem já é experiente para te ajudar.

Faça um roteiro

Ter um roteiro de atividades é a chave para o sucesso de uma viagem. Quanto mais detalhado ele for, melhor: coloque os passeios que pretende fazer, pontos turísticos imperdíveis e restaurantes que você quer conhecer.

Nem sempre será possível seguir tudo à risca,  mas ter um bom guia é uma ótima ideia para que você não fique “perdido” e deixe passar boas oportunidades. 

Essa etapa deve envolver uma boa pesquisa na internet para saber o que tem no local para onde você vai. É uma boa ideia ler as avaliações de quem já foi, pois, elas podem conter dicas valiosas ou até mesmo te fazer repensar alguma visita.

Se você não tem tempo ou não quer ter esse trabalho, pode ser uma boa ideia comprar um pacote ou escolher uma hospedagem, que ofereça esse serviço. Alguns locais têm programação completa para todos os dias, personalizada, de acordo com o seu perfil.

Converse com quem já foi

Se você tem algum amigo ou conhecido que já viajou para aquele destino, peça dicas. Elas podem ser mais valiosas que as informações que você encontrou na internet e você ainda evita passar pelos mesmos perrengues que essa pessoa pode ter passado.

Cheque as opções de transporte

Antes de escolher uma hospedagem, é importante saber como você vai chegar lá e também como vai se deslocar para os passeios fora daquela área. Essa dica é especialmente importante se você não tiver um carro à sua disposição durante a viagem. Nesse caso, vale checar as opções de transporte do próprio hotel.

Se você prefere os aplicativos ou o transporte público, é importante verificar quais são as opções disponíveis no destino e também as tarifas. Em alguns destinos, pode ser necessário levar algum dinheiro em espécie para não ficar a pé.

Veja a previsão do tempo

Quem nunca ouviu uma história de viagem para a praia frustrada porque só choveu? Para evitar que você seja o próximo personagem, é muito importante checar a previsão do tempo no destino antes de pegar a estrada.

Se você vai comprar a passagem com antecedência, vale pesquisar sobre como é o tempo na época em que está planejando visitar o lugar. Pode ser inteligente investir em bilhetes flexíveis, que possam ser trocados caso o tempo resolva fechar na véspera e a chuva inviabilize os programas que você programou.

Planeje junto

Essa é uma dica muito importante para quem vai viajar com grupos de amigos ou família. Muitas vezes uma só pessoa fica responsável pelo planejamento e depois terá que lidar com as reclamações e demandas de todo mundo. Isso pode ser evitado se as decisões forem tomadas de forma conjunta.

Dividir o planejamento com todo o grupo é uma boa ideia, mesmo que você vá bancar a viagem para toda a família. Afinal, a intenção é que todos se divirtam, incluindo as crianças e adolescentes.

Os grupos de mensagens são ótimos para trocar referências e colocar tudo em votação: desde a escolha do destino, até hospedagem e o que entra ou não no roteiro. Pode dar trabalho, mas evita muita dor de cabeça no momento em que você só quer relaxar.

Texto: Gear Seo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *