Empreender: Dicas para deixar a sua saúde mental sempre intacta

Para se alcançar o sucesso na hora de empreender, precisamos enfrentar desafios e obstáculos no dia a dia. 

Afinal, a gestão de uma empresa nem sempre é fácil e pode causar muito estresse para o empreendedor. 

Para que você mantenha a sua saúde mental sempre intacta, preparamos 10 dicas de ouro sobre esse assunto. 

Siga todas elas à risca e aumente as chances de prosperar no mercado. 

1 – Alimente-se de forma equilibrada

A manutenção da nossa saúde mental está diretamente ligada à nossa alimentação diária. 

Por isso, se você quiser manter a sua saúde mental intacta, consuma frutas, verduras, legumes, massas integrais, sementes oleaginosas, carnes brancas e beba água pura. 

Ter uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável faz muito bem para o corpo e para a mente. 

Saiba tudo sobre meta x objetivo para alavancar a sua carreira profissional.

2 – Exercite-se constantemente

Se você é uma pessoa sedentária e tem muita preguiça de suar a camisa todos os dias, a sua saúde mental pode ser seriamente prejudicada. 

Atividades físicas aeróbicas podem fazer muito bem para o nosso cérebro, já que, durante a prática esportiva, ele libera uma substância responsável por uma agradável sensação de prazer. 

E isso é extremamente benéfico para a nossa mente. 

3 – Não abra mão de dormir bem

Você sabia que uma boa noite de sono pode interferir positivamente em nossa saúde mental? 

É verdade! Dessa forma, se você tem o hábito de dormir poucas horas ou sofre de insônia, é melhor procurar ajuda profissional. 

Além disso, um sono reparador pode turbinar o nosso aprendizado e faz muito bem para as nossas funções cognitivas. Pensou em uma boa saúde mental? Dormir bem ajuda bastante.

4 – Passe mais tempo ao lado de pessoas queridas

Para deixar a sua saúde mental sempre intacta, procure passar mais tempo ao lado de pessoas que você gosta ou que te fazem bem. Isso é muito gratificante. 

Pessoas que agregam valor em nossa vida, que proporcionam uma convivência agradável e que nos fazem sentir especiais no dia a dia, fazem muito bem para a saúde mental de qualquer pessoa. 

Sentir bem-estar ao lado de boas companhias é a melhor coisa do mundo! 

5- Tenha um hobby 

Outra dica de ouro para deixar a sua saúde mental sempre em dia. Você precisa ter um hobby que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho e que lhe dê prazer. 

Não importa o que seja, desde que você não se sinta obrigado a nada, está valendo. 

O essencial é que momentos de prazer façam parte constante da sua rotina diária. Pode estar certo de que a sua saúde mental vai ser a principal beneficiada. Descubra o que é o arquétipo da cobra.

6 – Algumas técnicas podem ser úteis

Hipnose, yoga, meditação, coaching, PNL, entre outras metodologias, podem ser bastante úteis para deixar a sua saúde mental em dia. 

Essas técnicas trazem mais bem-estar, eliminam todas as nossas crenças limitantes, aprimoram a nossa comunicação e deixam a nossa mente mais relaxada. 

E podem ser aprendidas numa sala de treinamento na Barra da Tijuca, por exemplo. 

Quando o assunto é uma saúde mental blindada para empreender com assertividade, contar com um auxílio profissional pode ser bastante útil para seguirmos em frente. 

7 – Mantenha contato com a natureza

Você sabia que manter contato frequente com a natureza pode fazer muito bem para a nossa mente? 

Ouvir o canto dos pássaros, o barulho do vento batendo nas árvores ou da água correndo pelo riacho, além daquele silêncio sepulcral, pode ser reconfortante. 

Quando estamos em meio a natureza, podemos fazer uma boa reflexão e respirar o ar puro. 

É uma baita higiene mental que todos nós precisamos, vez ou outra na vida. Pode acreditar, é uma sensação extremamente agradável. 

8 – Saia da rotina

Sair da rotina de vez em quando também pode deixar a nossa saúde mental cada vez mais intacta. 

As obrigações do dia a dia podem ser extremamente desgastantes, do ponto de vista físico e emocional

Dessa forma, que tal inovar e sair da sua rotina? E não precisa ser uma caríssima viagem romântica para Veneza ou Paris. 

Muitas vezes, um programa diferente em família, um almoço na casa de um amigo ou até um passeio bacana com o cônjuge, é mais do que suficiente. A grande questão é: saia da rotina! 

9 – Conheça suas emoções

Quando conhecemos bem as nossas emoções, podemos evitar um bocado de sentimentos ruins e situações estressantes no cotidiano. 

E isso se traduz em uma melhor saúde mental. Muitas vezes, as nossas emoções falam mais alto em nossa vida e podem afetar em cheio a nossa mente. 

Por isso, sempre que for possível, procure evitar tudo aquilo que te chateia, irrita, ou estressa. 

Quando evitamos esses sentimentos prejudiciais, sentimos mais bem-estar e ficamos mais estáveis emocionalmente. Investir em um bom curso de hipnose pode deixar a sua saúde mental cada vez melhor. 

10 – Faça o bem ao próximo

Finalmente, a dica de ouro para deixar a nossa saúde mental sempre blindada. Fazer bem ao próximo pode ser extremamente gratificante e nos traz uma indescritível sensação. 

Ajudar a quem precisa, sem obrigação, pode fazer muito bem para a nossa mente. 

Por isso, que tal começar a fazer um trabalho voluntário em seu bairro ou doar algumas horas da sua semana para ensinar algo benéfico para pessoas carentes? 

Não importa o que seja, desde que você esteja fazendo o bem ao próximo, a sua saúde mental agradece! 

Siga todas as dicas acima e deixe a sua saúde mental sempre blindada e cada vez melhor! 

Venha para o IBND

Os cursos  do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!